Na próxima sexta-feira, 6 de maio, vai rolar um encontro da comunidade brasileira em Florença. O que significa? Que se você é brasileiro e mora em Florença deveria comparecer. Encaminho o texto do Thiago Moraes. Aproveito para pedir a todos que ajudem a compartilhar e divulgar o encontro. Vamos lá:

Encontro com a comunidade brasileira presente no territorio com a participaçao de Leila Daianis, que è a representante na Italia da Rede de Brasileiros na Europa. Serà uma debate, uma mesa redonda, da qual podem emergir perspectivas e propostas a serem apresentados na reuniao da Rede no proximo mes de setembro em Londres. A idéia è fortalecer os laços da comunidade brasileira aqui, discutir as principais criticidades, identificar profissionais e articular nossa identidade como brasileiros na Italia.

Embora numerosa, a comunidade brasileira na Toscana, na Italia em geral, è pouco visivel e pouco organizada. Precisamos sondar quais sao as demandas especificas da comunidade: o que precisamos, que tipo de ajuda, que tipo de apoio, quais sao os problemas que enfrentamos sendo brasileiros na Italia. Lingua, profissao, cultura, condiçao social, sao aspectos do nosso ser brasileiro que fazem parte de quem somos, da nossa identidade. E para cuidarmos de quem somos, da nossa identidade, è necessario resgatar nossa historia, definir nosso projeto migratorio, e re-estabelecer uma rede social que considere nossa nacionalidade em toda a sua complexidade.

O encontro serà obviamente em lingua portuguesa, è gratuito e aberto a toda a comunidade brasileira, dia 6 de maio de 2011, na Via Sant’Agostino, 19, Firenze (ex-sede do Quartiere 3), das 15.30 as 17.30.

Logo apos, as 18.30, na Associaçao IREOS ( Via de Serragli, 3 – cinco minutos a pè da sede onde se terà a mesa redonda), Leila Daianis irà apresentar o seu livro “La donna dell’angelo”.

E na mesma associaçao as 20.30 o Duo Voxarmonica (acordeonista brasileiro Braulio Vidile e mezzo sopranno austriaca Claudia Marie-Therese Hasslinger) irà se apresentar com um breve concerto de musica de camera brasileira, a SUITE AMAZONICA, com musicas do compositor brasileiro Waldemar Henrique e interludios de Alessandro Magini. A participaçao também è gratuita.

3 COMENTÁRIOS

  1. olá ! Que bom encontrar vocês por aqui.

    podem me ajudar a encontrar curso de italiano em Firenze ?

    Acomodação individual.

    8 semanas .

    escola de música ( sou professora de piano, tenho 53 anos).

    muito obrigada

  2. Olá barbara tudo ok!ja tive oportunidade de mora em florença essa cidade linda,como esta a situação da italia hoje!meu pai e italiano e ele tem uma vontade grande de retorna para italia;mas não tenho muita idea de como se encontra a situação atual da italia, sou italo brasileiro não temos problemas de docomento no pais!se pode me manda informações obg!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here