O artigo abaixo foi enviado pela Tânia Almeida, uma portuguesa que seguiu as dicas do Brasil na Italia e nos escreveu para compartilhar sua deliciosa experiência:

 

Importa dizer que não vou falar da cidade onde vivo, mas sim da cidade onde adoraria viver! Sou uma Portuguesa deslumbrada com Florença!

Conhecer Florença sempre foi um sonho, desde muito pequena. Sempre ouvi amigos e familiares falarem de Roma e Veneza, mas eu sempre sonhei com Florença.

Este ano, 2011, reuniram-se todas as condições para realizar esse meu grande sonho!

Tania Almeida conta sua experiência em Florença

Florença é uma cidade 100 vezes mais bonita do que eu imaginava, muito mais apaixonante, interessante, cativante, do que alguém pode imaginar. Acredito que só quem já passou por lá e sentiu o ambiente que se vive naquela cidade pode imaginar do que falo.
Invejo um pouco quem tem o privilégio de viver nessa cidade (só pode ter feito algo de muito bom para ter essa oportunidade) e esse é o meu novo sonho: viver em Florença.

Tentar falar sobre esta cidade deixa-me um pouco desnorteada, sem saber por onde começar… Vou tocar apenas em alguns pontos que marcaram a minha viagem, mas há muito mais para dizer.

Antes de começar a falar sobre monumentos e locais turísticos, tenho de falar sobre a cidade em si: vale muito a pena andar pelas ruas da cidade, passear pelas várias praças ou simplesmente sentar num dos bancos da Praça do Duomo ou da Praça da República e ficar a apreciar o movimento de pessoas e bicicletas e sentir verdadeiramente o pulso da cidade. O melhor de tudo: podemos ficar neste deleite o tempo que quisermos e é grátis!

Não deixem também de visitar o Mercado Central, onde podem encontrar produtos locais e ver uma faceta completamente diferente da cidade. Foi no mercado que provei o verdadeiro Panino!

O mercado central de Florença: produtos locais e o verdadeiro “panino”

Quanto a locais imperdíveis: a imponente Catedral do Duomo (vale a pena pagar 15€ para visitar toda a Catedral e subir até à cúpula. Os tectos da Catedral são os mais bonitos que já vi), o Giardino de Boboli (uma aproximação ao que deve ser o Éden, o paraíso do nosso imaginário, com direito a estátua de Adão e Eva e tudo), não esquecendo uma passagem obrigatória pela Ponte Vecchio, para apreciar o local, a vista, o pôr-do-sol e, porque não, seguir a lenda e jurar amor eterno, juntando o vosso cadeado a todos os outros que podem encontrar por lá.

Giardino di Boboli

Tente entrar em todas as igrejas que conseguir, mesmo que tenha de pagar um pouco por isso.
Algumas das que visitei e que são de perder o fôlego: Igreja de Santa Maria Novella, Santa Croce e Igreja de São Marco. Para além destas, vi muitas outras e todas são deslumbrantes. Portugal tem igrejas lindíssimas, mas Itália não fica nada atrás!

Vista da cupola do Duomo, a catedral de Florença
A prova das juras de amor eterno: o cadeado do amor

Com certeza não estou a referir muitos outros pontos interessantes e turísticos (como a Galeria de Uffizi, que adorei), mas este texto não daria para falar de tudo.

O porcellino

Algumas dicas quanto a locais onde comer:

Pela experiência que tive, recomendo vivamente as pizzas da “Gusta Pizza”, que são óptimas, nada caras e o local tem um ambiente bastante jovem e divertido.

Os pratos da Trattoria Mario: baratos, caseiros, cozinhados com alimentos frescos e muito muito bons!

A comida do Restaurante Nerone, um pouco mais caro, mas com um ambiente muito romântico e até um pouco excêntrico. Vale a pena conhecer, especialmente para quem vai de viagem num clima mais romântico.

Num dos passeios pela periferia da cidade (onde vi umas casas lindas e em que adoraria morar), encontrei também um café/restaurante, onde se come muito bem e por pouco dinheiro: café deluxe. Um estilo mais americano do que Italiano, mas com um ambiente muito interessante.

Gelato: Claro que não poderia terminar esta partilha de experiências sem referir os deliciosos gelados italianos. Únicos mesmo!
Encontrei vários sítios com gelados deliciosos, mas alguns eram mesmo muito caros. Os melhores que encontrei, com um preço acessível e com imensas combinações possíveis, são os da geladaria Festival del Gelato. Quando forem a Florença, não deixem de procurar!

Sobre mim:

Tânia, Portuguesa de 28 anos, casada, Professora formada em Filosofia da Cultura e a trabalhar em Portugal. Apaixonada por Itália desde sempre e com o sonho de um dia continuar os estudos na Faculdade de Filosofia de Florença e viver por lá com o marido e a futura família.
Não custa sonhar…
Se algum dia vierem até Lisboa, Portugal, e precisarem de informações, podem sempre perguntar-me.

14 COMENTÁRIOS

  1. Italian ice cream is amazing 🙂 I taste it last year and since then I can't stop eating it. Even after I get back home I search such in our local markets unfortunately without any luck. Great stories you post

    Greetings rent holiday apartment london

  2. Todos os dias eu me apaixono mais por Firenze! Excelente o depoimento da Tania!

  3. Tania, sofremos do mesmo mal: paixão arrebatadora por Firenze! Coloca a famosa Venezia no bolso!

  4. Parabéns pelo post! Conseguiu transmitir tudo o que essa maravilhosa cidade proporciona e me fez recordar minha rápida passagem por lá! Parabéns Tânia e torço para que possa morar mesmo na cidade! Fernando Ferrari – São Paulo – Brasil

  5. Muito bacana esse post. Também sonho em conhecer não só Florença, mas muitas outras cidades encantadoras da Itália.

  6. Tania, obrigada pelo post. Eu e três amigas iremos para a Itália em Outubro/11. Florença é uma das cidades que iremos conhecer. Ficaremos 3dias espero que dê tempo para curtir e sentir todo este magnetismo que citaste. Pessoal se tiverem um roteirinho de visitas em Florença para 2 dias, pois em um dia chegaremos ao meio dia e daremos uma passadinha em Pisa!! Obrigadão, Viviane

  7. Gostaria de obter informações se é inviável ir para Florença na semana santa . Estou preocupada se irei encontrar muitas missas, peregrinações, etc. próprio deste período religioso?
    Você tem alguma dica para me dar?
    Obrigada

  8. Muito bom o registro sobre suas experiências em Florença,reafirmando as dicas do Brasil na Itália.

    Sobre Lisboa,você poderia me ajudar indicando restaurantes?
    Obrigada
    Jane

  9. Muito encantador cada detalhe fotografado neste seu passeio, fico na torcida que você se realize nesta cidade linda de Firenze! Um Abraço.

  10. Adorei ler este artigo. Estou me mudando em breve para Firenze e é muito bom conhecer um pouquinho de lá antes mesmo de ir.

  11. Olá Tania, pretendemos conhecer Firenze e tb passar por Lisboa em outubro.

    gostei de suas dicas. Alguma para Lisboa?

    Grato
    Leandro

  12. Realmente Firenze é maravilhosa! Não deixe de passar no restaurante Trattoria Sant’ Agostino que fica na Via Sant’ Agostino a um quarteirão da Piazza Santo Spirito. O restaurante tem um design super despojado e a comida é maravilhosa!!! Recomendo!!!

    Beijos a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here