Se você é um tipo esportivo, que consegue caminhar 5km ou correr 12km, e estará em Florença no próximo dia 25 de setembro (domingo), aí vai uma dica de um evento super especial. Trata-se da 9ª edição de Corri La Vita, que este ano homenageira os 150 anos da União da Italia (150 anni dall’Unità d’Italia) com destaque especial para Giuseppe Garibaldi, o herói italiano que veste a camiseta verde, branca e vermelha com as cores da bandeira italiana (foto ao lado).

O que é Corri la Vita

Corri la Vita é um encontro que combina esporte, beneficência, cultura e participação social. Toda a renda acumulada é devolvida para projetos noprofit destinadas a cura do câncer de mama. As oito edições anteriores somam mais de 100.000 inscrições e 2.000.000 de euros destinados para o bem.

Várias estrelas italianas ajudam a promover o evento, como o técnico da seleção italiana Cesare Prandelli, o jogador Roberto Baggio, o cantor Jovanotti e também o ator americano Morgan Freeman.

Como participar

Existem dois percursos diferentes de acordo com a distância e dificuldade: uma corrida competitiva de 12 km e uma caminhada aberta a todos de cerca 5km passando pelos lugares de importância histórica e artística da cidade, alguns dos quais com uma importância simbólica que lembram os eventos que levaram a União da Italia, entre eles:

  • Piazza Mentana com o monumento “Caduti della battaglia di Mentana” onde perderam a vida muitos homens da tropa de Garibaldi durante a batalha com o “esercito pontificio”.
  • Palazzo Pitti, a residência do rei Vittorio Emanuele II desde 1865, o ano em que Florença se tornou a capital até 1871.
  • Piazza della Repubblica, que apresenta seu aspecto atual graças ao novo projeto urbanístico que veio depois que Florença se tornou a capital.
  • Palazzo Bartolommei, de Via Lambertesca, onde começou a “revolução” que levou ao fim do “Granducato di Toscana”

Os percursos foram definidos com a ajuda do técnico da Firenze Marathon e da Associazione Città Nascosta.

Além disso, os inscritos a Corri La Vita que vestirão a camiseta oficial do evento poderão visitar gratuitamente no fim da prova as mostras:

  • Denaro e bellezza. I banchieri, Botticelli e il rogo delle vanità a Palazzo Strozzi
  • Rodin e Dalì: omaggio a Dante Alighieri nell’auditorium di Santo Stefano a Ponte Vecchio.

Os participantes, em troca de uma ajuda mínima de 10 euros, receberão uma das 22.000 camisetas oficiais oferecidas por Salvatore Ferragamo com o peitoral da corrida, realizado pela Universo Sport.

Inscrições e acomodação

As inscrições foram abertas no dia 1º de setembro e você encontra todas as informações no site oficial www.corrilavita.it. Antes que você pergunte, é possível se inscrever online através do site Boxol ou diretamente em Florença nestes endereços:

Vi ricordiamo che sara’ possibile iscriversi esclusivamente alla PASSEGGIATA di circa 5 km presso::
FILE Via San Niccolo’, 1 – Firenze, tel. 055 2001212
Universo Sport via Sandro Pertini, 36/Viale Guidoni – Firenze
oppure online sul sito www.boxol.it e nei punti vendita accreditati del Circuito Box Office.

Sara’ possibile iscriversi alla CORSA COMPETITIVA ed alla PASSEGGIATA presso:
LILT Viale D. Giannotti, 23 – Firenze, tel. 055 576939
Firenze Marathon Viale Fanti, 2 – Firenze, tel. 055 5522957
L’Isolotto dello Sport Via dell’Argingrosso, 69 A/B – Firenze
Universo Sport Piazza Duomo, 6/r – Firenze

O ponto de encontro para o início da prova é na Piazza Signoria às 9:30 da manhã por isso você pode procurar um hotel nas redondezas do Uffizi.

O percurso completo você encontra aqui. Boa diversão!

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.