O outono na Italia começa oficialmente no dia 22 de setembro e dura até dia 21 de dezembro, mas sem dúvida nenhuma os meses mais bonitos são outubro e novembro. Nessa fase a Italia muda: de hábitos, de cores, de sabor; é uma experiência que vale a pena viver pelo menos uma vez.

outono-italia
Foto de Borgo San Lorenzo, em área conhecida como Mugello, no estado da Toscana

Para os friorentos: sim, já faz frio, especialmente de manhãzinha e à noite; mas nada ainda comparável ao inverno.  Os dias duram menos, em novembro o sol se põe por volta das 17 horas (veja aqui o horário do nascer e pôr do sol em Roma de acordo com o mês)

Mesmo assim é uma estação incrível, confira aqui por que adoro o outono:

1. As cores do outono são maravilhosas

Caminhando pelas ruas italianas você se depara com árvores e plantas em tonalidades maravilhosas de verde, amarelo, laranja, vermelho… uma coisa absolutamente fora do normal para a maioria dos brasileiros. Cada vez que saio de casa me arrependo por não ter levado a máquina fotográfica: de um dia para o outro as cores mudam e é preciso colher o momento certo. Veja também: 12 fotos do outono que vão fazer você querer arrumar as malas agora!

As cores da Italia no outono
As cores da Italia no outono

2. Época perfeita para tomar vinho tinto

Convenhamos, quando faz aquele calorão não dá a menor vontade de tomar vinho tinto, mesmo que você esteja na Italia, a terra do vinho.  Já no outono, a coisa muda de figura. Faz friozinho, e um bom vinho é a melhor pedida para acompanhar as receitas típicas da estação. Como se não bastasse, a colheita da uva é feita exatamente no início do outono, o que significa que você vai ver as videiras com uvas prontas para serem colhidas, tem sempre festa nos vinhedos para celebrar o início da colheita, é um momento para celebrar! Melhor ainda tomar vinho diretamente na vinícola, veja por exemplo essa dica de tour em grupo no Chianti saindo de Florença.

3. O melhor período para experimentar ótimos azeites de oliva

Se no início do outono tem a colheita da uva, no início de novembro é o período da azeitona. Nessa fase você terá o privilégio de poder experimentar um azeite de oliva fresco que é muito mais saboroso do que o azeite que já está na garrafa há meses, você sabia disso? É normal encontrar várias feiras e mercadinhos pela Italia que dão a possibilidade de degustar o azeite. Se você for um tipo ativo, pode inclusive participar da colheita!

4. Os pratos típicos da estação são maravilhosos

Para quem gosta de funghi e trufas essa é a época certa: tenho certeza que você comerá o melhor risotto ai funghi (cogumelos) da sua vida! Bem, na verdade eu sempre prefiro fazer o meu em casa porque sei que coloco os cogumelos frescos e não secos, embora para grande parte dos brasileiros já o funghi seco é um luxo. Me lembro da última vez que estive no Brasil, que o quilo do funghi porcini seco custava R$ 468,00 o quilo (na época eu até tirei uma foto!). Aqui o funghi porcini não é barato, mas não chega a ter um preço absurdo como esse! Informe-se no seu hotel sobre as famosas “sagras” que são as feirinhas das cidadezinhas onde se experimenta um determinado prato típico. Por exemplo: tem a “Sagra dei Funghi Porcini”, a “Sagra da Trufa” e até do “Cinghiale” (javali). Experimente também as castanhas… eles vendem pelas ruas em carrinhos como aquele da pipoca no Brasil. Eu adoro!

 

5. Vários eventos pipocando: o retorno ao dia-a-dia italiano

Se durante o verão toda atenção vai para as cidades litorâneas, no início do outono a atenção volta para as cidades grandes e de arte. Agosto é o mês das férias para os italianos; em setembro as pessoas voltam para as cidades e são recebidas por uma quantidade e diversidade de eventos para todos os gostos e estilos.

Em outubro não perca a XI edição da Bienal de Florença que acontece entre os dias 6 e 15 de outubro de 2017

Outras dicas: Corri La Vita no final de setembro em Florença; em novembro tem a Maratona de Florença. Para os amantes da moda, no início de setembro tem o Vogue’s Fashion Night Out em Milão. Compre uma revista com a programação italiana quando chegar ou siga as dicas do Brasil na Italia e divirta-se!

6. Clima romântico no ar

Sempre considerei o outono uma estação romântica: ao contrário do verão, quando todo mundo quer ir para a rua, ver o movimento e respirar um pouco de ar fresco, no outono acontece o contrário: volta a vontade de frequentar lugares fechados, mais íntimos, de estar com a pessoa certa, ir curtir os sabores da gastronomia e os prazeres de Bacco. Para quem está acompanhado, vale super a pena! Diria que é a melhor época para uma viagem a dois.

7. As passagens aéreas custam menos

O período do outono na Italia é considerado baixa estação para vôos intercontinentais e existem várias ofertas de passagens aéreas. Para os hotéis, depende: setembro é ainda alta estação em uma cidade de arte como Florença, mas a partir de outubro os preços diminuem e só voltam a aumentar um pouco na semana de ano novo. Leia mais aqui sobre a alta estação na Itália.

E você, já esteve na Italia no outono? Conta pra gente como foi!

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi Barbara tudo bem?
    Eu e meu marido chegaremos em Florença 06/10/13 e ficaremos até 17/10/13. Você sabe me dizer mais ou menos como é a temperatura nesse período. Que tipo de roupa devemos levar?
    Abraços, Laura.

  2. Oi Laura, eu sou apaixonada pelas cores do outrono e vou pela primeira vez na italia nessa epoca nos meados de novembro. Gostaria de saber se vale a pena conhecer capri nessa epoca.

  3. Oi Jessica, tudo bem?
    Durante os meses de inverno (novembro-março) Capri volta a ser uma tranquila cidadezinha de praia: existem pouquíssimos turistas e a ilha possui um charme selvagem e tranquilo. Dificilmente faz muito frio, mas existe o risco de pegar dias inteiros de chuva. A maior parte dos hotéis estão fechados durante o inverno, mas nos vários b&b da ilha existe sempre a possibilidade de encontrar um lugar. Você pode pesquisar mais informações sobre Capri diretamente aqui: http://bit.ly/CapriFAQ
    E se você entende um pouco de italiano, dá uma olhada também neste link: http://bit.ly/InvernoCapri
    Um abraço,
    Barbara

  4. […] Outono na Toscana é época de funghi, azeite fresco, vinho e, claro, das trufas. E não dá para falar em trufas na Toscana sem mencionar a cidade de San Miniato, a aproximadamente 40 minutos de distância de Florença. Neste charmoso vilarejo acontece anualmente entre os meses de novembro e dezembro o Festival das Trufas Brancas (em italiano a Mostra Mercato del Tartufo Bianco di San Miniato). O lugar certo para experimentar pratos a base deste “diamante da terra”. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here