29/11/2011 – Estamos acostumados a encontrar nos guias as sugestões das cidades clássicas da Italia como Veneza, Florença, Roma, Nápoles e Milão. São destinos que valem a pena visitar não só uma, como várias vezes na vida. Mas às vezes queremos alguma coisa diferente, ou pelo menos que ainda não conhecemos.

Na semana passada eu fui explorar a Italia em Miniatura de Rimini, uma sugestão do Fernando Ferrari aqui no blog. No outono/inverno este parque temático abre somente aos finais de semana ou em época de feriados como natal e ano novo. Além disso várias atrações – como o passeio de gôndola em “Veneza” –  estão disponíveis apenas no verão.

italiainminiatura03
Em Rimini no parque temático “Italia em Miniatura” não resisti a uma foto com Florença ao fundo

Os poucos euros de ingresso para entrar no parque valeram a pena porque me deixaram com ainda mais vontade de viajar e conhecer novos lugares.

Reserve seu ingresso para a Italia em miniatura através da Get Your Guide

A minha lista de favoritos:

Trulli em Alberobello (BA)

trulli di alberobello

Alberobello é uma cidadezinha de menos de 11.000 habitantes na província de Bari (Puglia) famosa pelas construções de telhado cônico chamadas “Trulli”, consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Igreja Russa em Sanremo (IM)

chiesarussa

Quem diria, já estive em Sanremo (Liguria) mas nem prestei atenção na tal de Chiesa Russa! Adorei a cidade do famoso Festival de Sanremo, sentei nos cafés de frente pro mar, fui ao cassino e não sei como não reparei nessa obra de arte a céu aberto.

Casa de Cristóvão Colombo em Gênova

casa natale di cristoforo colombo

E viva o descobridor da América! Muita gente pensa que Cristóvão Colombo era espanhol, mas na verdade ele nasceu em Gênova, e esta é uma das casas onde ele passou sua juventude, reconstruída no século XVIII.

E você, tem alguma sugestão de lugar para visitar aqui na Italia?

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorPasso del Muraglione: uma aventura entre a cordilheira dos Apeninos
Próximo artigoFinal de semana romântico em San Marino
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou querendo visitar a Itália pela primeira vez e conhecer terra natal dos meus avos, em San Martan de Veneze em Rovigo. Estava pensando de fazer um roteiro Veneza, Rovigo, Bologna, Toscana e Roma em 15 dias será que consigo. Estava querendo ir em agosto será que é uma boa neste mês. Estou pensando em descer em Roma ir até Veneza e vir descendo de carro até Roma novamente, o que seria melhor e tudo com um custo baixo.
    Você pode me ajudar… ficaria muito grato.
    Abraços

  2. Olá Barbara,

    Gostaria de fazer um curso de italiano em Firenze que tenha alojamento, tb em paralelo gostaria de fazer um curso da culinaria italiana.
    Voce poderia me indicar.Pretendo ficar 3 meses na região da Toscana.

    Um abraço
    Sonia Faifer

  3. A piadina é um prato típico da região (estado) Emilia Romagna por isso será difícil que você encontre um curso de piadina na Toscana. Cada estado italiano tem o seu prato típico. Na Toscana por exemplo tem a ribollita, a pappa al pomodoro ou a fiorentina.

    Eu conheço alguns cursos de cozinha típica Toscana, se interessar é só avisar. Abs Barbara

  4. Ola Bárbara!

    Há dias procuro por um curso na Itália para aprender especialmente a Piadina. Já encontrei alguns cursos na Toscana, mas nenhum deles ensina também esta delícia. Voce indica algum na Itália? Conhece alguém que ensina pratos típicos e também a piadina?

    Aguardo voce! Espero que possa me ajudar!
    Obrigada
    Liliane

  5. Montalcino e Montepulciano são duas cidadezinhas super charmosas. Você pode visitar uma ou outra ou as duas. 🙂

    Se você quer visitar o litoral da Italia, o trecho mais bonito é o da Costa do Argentario, na Maremma (sempre Toscana) ou então a ilha de Elba, que é linda, mas em julho é lotadíssima.

    Uma alternativa são as praias de Viareggio e Forte dei Marmi (essa última é a praia dos ricões pq tudo custa uma fortuna). Aqui o mar não é tão bonito, mas vc descobre um jeito diferente de curtir a praia: muitos estabelecimentos na praia, um ao lado do outro, onde vc paga pela espreguiçadeira e guarda-sol. O trecho para entrar grátis na praia é reduzido. Particularmente não é o meu estilo de verão favorito, mas pode ser interessante como uma experiência diferente.

    O mar que eu mais gosto é o da Sicilia, mas acho que fica meio fora do roteiro… rs!

  6. Barbara,

    Sensacional sua dica do sul da Toscana, eu estava pensando em Montalcino, pois sou apreciador de vinhos. Nossa ideia é justamente o que você propos, o agriturismo, queremos conhecer os campos da Toscana. Você acredita que de carro será tranquilo conhecer esta região? Como moramos em praia, gostaríamos também de pisar no Mediterrãneo ou no Adriático (será que estou pedindo demais?).
    Nossa viagem será em julho.
    Desde já agradeço imensamente suas dicas.

  7. Oi Ronaldo, tudo bem?

    A ordem da viagem não altera muito o resultado: a única coisa que sugiro é que você dedique mais dias a Roma do que a Milão.

    Você poderia procurar um agriturismo no sul da Toscana para explorar cidades como Montepulciano (a terra do vinho), Cortona (a cidade do filme Sob o Sol da Toscana), com uma esticadinha até Siena e San Gimignano e depois finalmente Florença.

    De Florença você pode fazer um bate-volta para Pisa e Lucca. E de Florença ir até Milão via autostrada. Se quiser, descanse um dia em Bolonha, outra cidade muito bela e importante da Italia. Depois de Bolonha tem Modena, que não é uma cidade wow, mas você pode dar uma paradinha para conhecer a terra do Aceto Balsamico.

    Em seguida Milão.

    Eu particularmente evitaria esse roteiro nas semanas ao redor do dia 15 de agosto porque todas essas cidades ficam meio “vazias” já que o pessoal foge para a praia. A semana antes e depois o dia 15 são as famosas semanas de férias de quem mora aqui na Italia.

    Para todas as outras épocas, é uma boa opção.

    Boa viagem!

  8. Barbara,

    Estou planejando fazer uma viagem à Itália, ao todo são doia casais, durante 20 dias.
    Temos em mente 3 cidades principais: Roma, Florença e Milão. Queremos viajar entre as 3 de carro. Qual a melhor opção? Sair de Roma em direção a Milão ou o inverso? Se você puder dar dicas de cidades nestes trajetos eu agradeço.

    Abraços

    Ronaldo

  9. Nossa, que delícia deve ser visitar a casa da sogrona durante o verão! 🙂
    Acabei de passar no seu site e não sei se fiquei mais com água na boca com a sugestão do café da manhã ou do prato brasileiríssimo do Joaquina!
    beijocas,
    Babi

  10. Opa! Rimini é a terra do marido e casa da sogrona porém nunca visitei a Italia em miniatura. Ótima dica para quando eu voltar lá!
    Dani

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here