Tem notícia boa para os estudantes universitários brasileiros. Uma nota oficial divulgada essa semana no site do MIUR (Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca) anuncia uma parceria entre Brasil e Italia.

O acordo foi assinado  na Embaixada do Brasil em Roma entre o presidente do CAPES, Jorge Guimarães; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva,  e as universidades e instituições de pesquisa italianas. CAPES e CNPq são os principais órgãos do Governo Brasileiro que trabalham para incentivar a mobilidade acadêmica e de pesquisa.

O texto da nota informa que 6 mil estudantes e pesquisadores brasileiros terão a possibilidade de estudar nas Universidades e grupos de pesquisa de Roma até 2014. O objetivo é desenvolver na Italia a iniciativa “Ciência sem Fronteiras” promovida pela Presidenta do Brasil Dilma Rousseff.

O Governo brasileiro estima que, nos próximos 4 anos,  serão concedidas 75 mil bolsas a estudantes e pesquisadores em centros de excelência do exterior em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.  Entre as destinações estratégicas estão as universidades e centros de pesquisa italianos, onde brasileiros e italianos poderão trabalhar juntos.

MIUR e Embaixada do Brasil juntos

O acordo foi oficializado durante a inauguração de um seminário sobre a cooperação no campo da educação universitária e da pesquisa entre Brasil e Italia, do qual participaram o Embaixador do Brasil na Italia, José Viegas Filho e os reitores e dirigentes das principais universidades e instituições de pesquisa italianas.

O MIUR e a Embaixada do Brasil estão trabalhando para que o acordo de hoje possibilite a reorganização da cooperação entre os dois países no campo da educação universitária e de pesquisa e que possa servir como um modelo para divulgar a iniciativa “Ciência sem Fronteiras” em outros países europeus.

“A oportunidade oferecida pelo governo brasileiro aos seus jovens estudantes e pesquisadores representa uma ocasião importante para quem quer fazer pesquisa de um jeito moderno, misturando o sangue as experiências. A Italia está muito feliz em poder participar deste experimento que trará benefícios a todos, criando uma ponte entre Italia e Brasil dos quais poderão obter benefício não apenas os estudantes e pesquisadores, mas também as várias empresas”, comenta o Ministro Profumo.

“O Programa ‘Ciência sem Fronteiras’ abre um espaço preciosíssimo para a afirmação de uma das dimensões mais importantes da partnership estratégica entre Brasil e Italia.” – declara o Embaixador José Viegas Filho – “Todos serão beneficiados: os sistemas universitários brasileiro e italiano pela oportunidade de maior conhecimento recíproco e ações conjuntas; a comunidade de empreendedores, pelo evolução no campo da inovação; e as instâncias do governo, pela possibilidade de poderem trabalharem juntos no âmbito de um projeto a altura da amizade histórica que une a sociedade brasileira e italiana.”

Mais informações:

Baixe a nota divulgada pelo MIUR

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Barbara! Adorei a notícia, estou sempre procurando a respeito de bolsas em universidades italianas. Quem sabe não é desta vez? Se tiver novidade publica por favor!
    Abraços

  2. Ok, já estou de olho. Ah! E se ficar sabendo de bolsa de mestrado na área de design, publique também rsrs!
    Abraços

  3. Ola Barbara… moro no Brasil e estudo Educação Física vou tentar uma bolsa para estudar ai na Itália… vc sabe me informar se em Roma tem universidade com o curso de Educação Física?
    Muito obrigado!!!!

  4. Descobri o site e simplesmente amei, estou acompanhando tudo 😀
    Tudo é muito útil aqui !
    Obrigado por todas as dicas Barbara 😀

  5. Olá, descobri o site por acaso e adorei.
    Espero ir em agosto pra Roma como intercambista do doutorado e estou cheia de dúvidas!!!
    Gostei muito das dicas aqui.
    Vou ficar acompanhando!
    Abraço,
    Dia

  6. @Dia Nobre
    Obrigada pela visita. Espero que o site seja útil e que você viva uma ótima experiência aqui na Italia. 🙂
    abs
    Barbara

  7. ** DESCULPE EU ENVIAR ISSO DE NOVO, MAS MANDEI PARA FICAR BEM VISÍVEL, NÃO ESTOU ACHANDO RESPOSTAS PARA MINHAS DÚVIDAS…MAIS UMA VEZ, DESCULPA!**

    Olá, meu nome é Pedro, sou brasileiro e acabo o ensino médio no final de 2012. Completo 18 anos em agosto de 2012.
    Tenho uma tia que mora na italia a 5 anos, seu marido possui descendencia italiana e ela o permesso, eles tem um filho que nasceu la, entao é italiano.
    Gostaria de me mudar para a italia para fazer cursos, uma universidade e viajar pela europa.
    Vi que as aulas la começam em novembro, entao nao daria para eu entrar na faculdade no proximo ano.
    Mas eu gostaria de mudar para italia no proximo ano, para cursar alguns cursos de italiano e para me acostumar direito com o pais, ai quando eu fosse entrar na universidade no final do ano que vem eu ja falaria italiano fluentemente…
    Ou seja, gostaria de me mudar para a italia ano que vem para fazer alguns cursos e aprender a lingua italiana e no seguinte ano cursar a universidade.
    Gostaria que me ajudassem dizendo o que sera necessario para eu fazer essa aventura, lembrando que ja terei moradia lá…
    Obrigado!!!!

  8. Oi,Barbara! Então, sou brasileira com muito orgulho mas, confesso: meu coração é italiano! Morei em Napoli de 2005 a 2010. Mas não consegui o permesso e por isso voltei. Mas sonho em estudar na Itália, consigo me comunicar sem dificuldades, mas é claro, não tenho conhecimento aprofundado da gramática e nem nada. Eu quero viver na Itália. O que você me aconselha??? Aqui no Brasil eu apenas comecei a faculdade e acabei abandonando quando fui morar aí. Mas tenho interesse na área de Turismo. Beijão. Aguardo retorno

  9. Oi Sabrina, tudo bem?

    Eu acredito que “quem procura, acha”. Em outras palavras, recomendo que se informe em sites institucionais sobre todas as possibilidades de vir para a Italia, seja através de bolsas de estudo, de emprego em grandes multinacionais ou oportunidades que eventualmente se abrem.

    Este é o primeiro passo para realizar o seu sonho.
    Fique ligada também no site http://www.trabalhonaitalia.com , sempre que sei de alguma dica compartilho lá.

    Abs,

    Barbara

Comments are closed.