Estou recebendo dezenas de mensagens de pessoas procurando o que fazer aqui na Italia na noite de reveillon. A solução mais barata, praticamente a custo zero, é  passar na rua! Todas as grandes cidades celebram a virada do ano com shows e atrações especiais. O que você precisa levar? Além da garrafa de champagne para estourar a meia-noite eu sugiro que você saia de casa muito bem agasalhado porque aqui é inverno e durante a noite faz um frio daqueles (não é difícil que a termômetro marque temperaturas abaixo de zero grau). Luvinha, gorro e cachecol agora só falta colocar o champagne em uma sacolinha e ele vai ficar geladinho sem muito esforço! Auguri!

Reveillon em Roma

Para quem gosta de música clássica na Piazza del Quirinale acontece o tradicional concerto de ano novo com a presença do presidente da República Giorgio Napolitano. Se você prefere um ritmo mais pop, confira o show da banda Negramaro e apresentação do comico Enrico Brignano no palco do Fori Imperiali. Confira a programação completa. Para quem depende de transporte público, o metrô fica aberto até as 2:30 am, mas os ônibus circulam apenas até as 21 horas do dia 31.

Reveillon em Florença

Para a virada do ano em Florença estão programados shows em diversas praças da cidade.  Na Piazza della Stazione (estação de trem Santa Maria Novella) tem Pippo & I suoi Pinguini Polari, Street Clerks, Brunori SAS, Caparezza, Pop Pop e Friz DJ MC; já na Piazza SS. Annunziata acontece o show de Golden Voices of Gospel; na Piazza della Repubblica tem Les Italiens e The Sweet Life Society, na Piazza Annigoni rola Strange D(J)ays e na Piazza della Signoria o tradicional concerto de música clássica com a Orchestra Filarmonica Ucraina di Dometsk com o diretor Giuseppe Lanzetta.

Reveillon em Veneza

Uma das festas mais interessantes da Italia (para quem viaja com a outra metade) é o reveillon de Veneza. Aqui a virada é dedicada ao amor com coral e o beijo coletivo (não pense bobagem, cada um com o seu par!). A grande atração é a Piazza San Marco, onde acontece o show de fogos que ilumina a noite de São Silvestre. Confira detalhes da programação aqui. Detalhe importante: durante o espetáculo Love Band será possível conferir a brasileira Rosa Emília (lembra que falamos dela aqui no blog?)

Reveillon em Milão

Virada em alto estilo na Piazza Duomo com show de Giuliano Palma & the Bluebeaters seguido de Vinicio Capossela e Paolo Rossi. Na Piazza Santo Stefano rola Dj set e música ao vivo a noite toda a partir das 22 horas. Show de fogos a meia-noite no Parco Sempione.

Reveillon de Rimini

Aqui na Italia também é famoso o reveillon de Rimini, em geral com transmissão direta na televisão. A festa acontece na Piazzale Fellini e continua até o amanhecer nas discotecas da cidade (ingresso nas discotecas a pagamento).

Reveillon em Modena

A festa acontece na Piazza Grande com o show da banda de folk-rock, Modena City Ramblers. A festa terá um caráter social com o suporte de Libera, uma associação de combate a mafia.

Reveillon em Nápoles

O agito acontece na Piazza del Plebiscito com o show dos irmãos Eugenio e Edoardo Bennato.

 

E você, já decidiu o que vai fazer na hora da virada? Alguma sugestão para os nossos leitores que procuram dicas aqui na Italia (sem gastar muito)?

 

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.