Antes de tudo, desculpe o tamanho do post, mas tinha que ser algo a altura do show e do site!

Acredite! Em você mesmo, nos seus sonhos e também em promoções! Afinal foi justamente somando tudo isso que na última Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012, em São Paulo, me dirigi ao Credicard Hall para assistir ao show de Laura Pausini no Brasil, abrindo a turnê Latino Americana de seu novo trabalho “Inédito”, após ter ganhado um par de ingressos e um CD, da rádio Antena 1 (que também existe em Roma na sintonia 107,1 MHz) num concurso que aqui mesmo no site foi notícia e me comprometi a dizer como foi.

Eu sou a prova de que ganhadores existem!

Confesso que quando soube que o show seria no início da semana, um ditado veio a mente: “Quando a esmola é demais o Santo desconfia”. Imaginei que por ser a última apresentação, depois de um fim de semana de espetáculos, o show ia ser mais fraco por conta do cansaço e a casa estaria vazia. Um outro fato que poderia comprometer a empolgação da artista, mesmo sendo a Laura Pausini.

Mas também confesso que logo um outro dito popular tratou de afastar vibrações negativas e levantar o astral: “Cavalo dado não se olha os dentes”. E assim fui em direção a melhor apresentação de todas, conforme muitos disseram. Inclusive com maior tempo de duração (mais de duas horas!), grande empolgação de uma artista diferente do que muitos conhecem só pela televisão, além de muita emoção justamente por ser a despedida de São Paulo, antes de embarcar com sua ótima banda, para países vizinhos nesta nova turnê.

Dá uma olhada se tinha pouca gente para uma Segunda-feira a noite!

Com apenas dez minutos de atraso, o furacão italiano entrou no palco que abusou de efeitos visuais, com telões, luzes, fumaça, vento e chuva de papéis picados, durante toda a apresentação, proporcionando a atmosfera perfeita a cada canção, enquanto Laura ia desfilando seus grandes sucessos atuais e vibrantes como “Benvenuto”, “Io canto” e “Resta in ascolto” sempre trocando de figurino, exuberante, a cada intervalo que fazia, deixando o público nas mãos de sua equipe de trabalho que entretém a todos com ótimos músicos e performances de bailarinos cheios de coreografias e luzes espalhadas pelo corpo. Bravo show audiovisual!

A diva, italiana, misturando elementos de outras grandes, mundiais, mas com estilo próprio.

Após abrir com as canções mais novas, e já bem conhecidas, ia mesclando sucessos do passado num flashback que levantou, e emocionou o público, lembrando do começo de sua carreira acompanhada em coro.

E por falar nisso, desfilando uma simpatia ímpar, Laura fazia questão de agradecer, a todo tempo, o carinho de seu público, numa reverência que envolveu cantar a música “Le cose che non mi aspetto” dedicada aos fãs que a amam incondicionalmente, passando por um “Parabéns a você” (em italiano) para um dos integrantes de seu fã clube que estava bem próximo ao palco, e qual fez questão de saber o nome, até chegar a uma das surpresas da noite, ao agradecer a apresentadora Hebe Camargo, presente em um dos camarotes, por um dia ter apresentado a menina cantora italiana a seu país. Atribuindo seu sucesso local também a ela.

Hebe na platéia: Uma “gracííínha”! Segundo palavras da própria Laura.

E para finalizar a parte de grande carisma com o público brasileiro, com o qual conversava muito, usando sempre seu português misturado ao italiano enquanto andava e se aproximava de todos que estavam mais perto do palco, contou uma particularidade, dizendo que sempre que um italiano lhe pergunta qual seria o motivo dela gostar tanto do Brasil? Laura responde que eles (nós) somos a “sua gente do Brasil!” E foi aí que todos retribuiriam o carinho com um efusivo “Laura eu te amo!”, em coro, estreitando ainda mais a relação e esvaziando o oceano de distância entre os dois povos.

Troca de carinhos

Seu novo show é show! E faz jus ao nome do álbum por ser algo jamais visto em suas apresentações. Laura é pop! Laura é dance. Muito empolgada, elétrica e sensual! As vezes é rock. No duelo de guitarras, que dá nova roupagem a uma introdução de um antigo sucesso, passando por ela mesma tocando uma pesada na música que dá nome ao trabalho “Inédito” até chacoalhando a cabeleira em outras canções agitadas.

Mas também continua romântica, cantando num banquinho acompanhada por um violão e a capela com sua banda fazendo, as vezes, um versátil grupo vocal. E na hora do bis, ela volta com tambores latinos numa espécie de mambo que não deixa ninguém parado, mostrando que para a música não existe barreiras de idiomas. Aliás, respondendo a pergunta sobre se ela cantaria em português ou espanhol também, respondo que foi nos dois. Quer dizer, nos três! Pois também trouxe seus hits em inglês, fora o belíssimo italiano.

Veja a italiana num encantador português

Na última segunda-feira representei o Brasil na Itália num evento que trouxe um pouco da Itália ao Brasil e já deu saudade. Saudade de ver novamente uma artista pura e simples a ponto de não esconder que é noiva de um dos guitarristas de sua banda (Paolo Carta) e de trazer para fazer parte de sua banda, uma backing vocal (Monica Hill) que conheceu pelo Youtube cantando, com muita emoção, sua canção “Inesquecível”.

Laura e o noivo, Paolo Carta, em um momento íntimo, diante de todos.

Laura encerrou ao som de “Se fue” (sucesso que cantava em espanhol nos anos 1990), traduzindo para o italiano como “Non c’e” e realmente se foi, mesmo querendo voltar. Mas deixando escapar, em primeira mão, que pode pisar novamente aqui em Outubro! Querendo passar também por Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e outra vez por São Paulo. Então agora é só aguardar e acima de tudo acreditar: Nela, em você mesmo e em promoções. Assim, quem sabe não nos vemos lá?

Romântica, elétrica, forte, alegre e inédita!

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.

50 COMENTÁRIOS

  1. Oi Barbara, obrigado! E fico contente em saber que consegui passar um pouco da emoção que senti. Foi realmente incrível e inesquecível! Bjo – FF

  2. Acho que você fez um trabalho de gênio para conseguir resumir aqui o que foi aquele show e manter a emoção que ele trouxe.

    O show foi excelente e sua matéria represente isso fielmente 🙂

  3. Muito obrigado Roberto! E fico muito contente por ter conseguido passar um pouco da emoção que sentimos estando lá! Grande abraço – FF

  4. Olá!
    Fiquei feliz por voce.
    Que bom, aproveitar essa oportunidade, assistir a esse show, que voce curtiu tanto, legal!
    E, obrigada, por ter transmitido um pouco para nós, que como eu, não fui.
    Parabéns pelo seu trabalho que ficou “maravilhoso”!!!
    Beijão, primo.

  5. Oi Eliana! Obrigado pelas palavras que prova que consegui descrever um pouco do espetáculo que ralmente foi! Eu é que agredeço por se ineterssar em ler e acompanhe que logo mais, tem mais! Beijo prima! FF

  6. Parabéns Fernando, você realmente ganhou um valioso presente!
    Estive no show de estréia, sábado, e posso dizer que foi um dos melhores shows da minha vida. Tudo bem que sou fã a muito tempo da Laura, mas o que mais me empolga é a sua vibração, energia e simpatia em todos os seus shows. Ela realmente é brasileira de coração. Outra coisa é a sua originalidade que se mantém e não se atira a modismos de novos estilos, como ela próprio falou, enfim parabéns também pela matéria ao qual você se comprometeu, ficou muito fiel, bem escrita a altura da grande estrela que é a nossa Laura Pausini.
    Auguri!!!!!!!!!!!!

  7. Olá Sidney, tudo bem? Agradeço por saber que consegui transmitir um pouco da energia dela exatemente como na opinião de quem é muito fã (que é o seu caso). Resumindo o espetáculo, de algumas inesquecíceis horas, num imortal registro. Sou brasileiro de nascimento, francês e cidadania e italiano de coração e forte ligação, por isso tudo favoreceu. Grazie ed arrivederce! FF

  8. Recebi via Eliana, amiga querida esta página e verdadeiramente me encantei pela descrição do show parecendo que o havia assistido.
    Sou fã da Laura e me senti na platéia, ao vivo e a cores.
    Parabéns e sucesso em sua carreira.

  9. Fernando fico feliz pela sua maravilhosa sorte de ter contemplado a um show da minha querida “Laurinha”.
    Eu fiquei triste de não poder ter ido,mas agora feliz por você nos dar alguns detalhes do quanto foi magnifico o trabalho da nossa Laura.
    A sua reportagem sem dúvida me fez sentir a energia positiva que a divina é capaz de passar.
    O seu talento, simpatia e carisma é notório,isso todos nós fãns e acredito até quem não é sabe do amor que ela tem pelos brasileiros,e é claro,retribuimos a altura.
    Obrigada por me fazer acreditar nos sonhos!

  10. Oi Dolores! Muito obrigado pela visita (também já agradecendo a Eliana pela indicação) espero que esteja sempre visitando para ler as novas! Sucesso para nós! FF

  11. Olá Simony! Quem sabe no próximo não estará lá vendo uma artista realmente de altíssimo astral, apaixonada pelo Brasil e sem igual. Acredite sempre, obrigado pelas palavras e sempre muito bom partilhar esses momentos. FF

  12. Ciao Fernando e ciao a tutti!
    sono un italiano di Salerno e seguo da tempo il vostro sito internet. Ho amici in Brasile che amano l’Italia e vorrebbero venire a vivere in Italia, e io spesso prendo notizie utili dal vostro sito per comunicarle a loro.
    Capisco il portoghese ma non lo parlo.
    Ti faccio i complimenti per il reportage sul concerto di Laura Pausini. Io ho seguito un suo concerto a Bologna, la sua citta’ ed e’ bello vedere che in Brasile sia amata come in Italia. Credo che italiani e brasiliani siano due popoli molto “di cuore” e molto vicini tra loro.
    Faccio i complimenti a tutti voi del sito perche’ cresce con il vostro contributo.
    Marco

  13. Gosto muito da Laura Pausini, e gostaria de ir ao show dela aqui na Itália…. mas já percebi que aqui ela não é tão querida, dizem que ela é muito melosa, não gostam… porquê isso?

  14. nao é verdade.
    Laura Pausini e’ muito amada na Italia.
    Molti pensano che la sua musica non sia di qualita’ ma sia troppo melodica e commerciale. In Italia apprezziamo la musica straniera e spesso siamo snob con la musica italiana.Ma non e’ vero che Laura Pausini non sia amata.
    In Italia piace “ai se eu te pego”, ma in Brasile e’ considerata una canzone molto commerciale..:)

  15. Olá Giselle. Independente das demais opiniões (inclusive a minha), caso tenha a oportunidade vá a um show dela aí. Pois só assim poderá tirar sua conclusão e formar sua opinião, além do mais importante: Fazer o que tem vontade. Um abraço – FF

  16. Ciao Marco, grazie per aver inizialmente apprezzato l’articolo e sapere che sempre accompagna le novità del sito, anche quando è in portoghese (in modo da poter addestrare il vostro portoghese) e il sito è che è felice di sapere che il piombo può servizio e di intrattenimento tutti i brasiliani e gli italiani, così come. E ‘un piacere parlare con chi è lì, in particolare a Salerno, dove sono stato due volte e hanno parenti. Mentre guardavo la Laura spettacolo c’è, si può dimostrare la tua simpatia con la quale posso dire che è molto caro qui in Brasile. Tenete d’occhio il sito e l’invio dei pareri, che contribuiscono molto a tutti! FF

  17. Olá Fernando, li e re-li cada palavra do seu texto. E a cada palavra, a emoção do show voltava à tona. Principalmente, quando você cita o momento do “parabéns a você” que ela cantou em italiano PARA MIM, pois eu era a fã que recebeu esse “presente de aniversário”.

    Sem sombra de dúvidas, esses 3 shows foram os melhores de toda a carreira de Laura Pausini. Não desmerecendo os anteriores que, também foram inesquecíveis.

    Laura demonstrou que, continua a crescer, a evoluir e assim arrabata milhares de “novos” corações!!!

  18. Estive nos shows de sábado e domingo, e com seu depoimento consegui visualizar cada momento maravilhoso que tive neste fim de semana tão especial!!!!!

  19. Fernando, fui no sábado e domingo, mas na segunda estava de volta a São Luís-MA. Só mesmo um texto como o seu pra me fazer sentir a emoção do terceiro dia de show. Laura é maravilhosa, não tem como não escrever bem dela. Parabéns pelo presente que você ganhou. Deus abençoe você!

  20. Perfeito *_*. eu naum pude ir mais fiko feliz em ver que ela gostou daqui e que voces retribuiram muito bem esse amor que ela sente por todos nos, e nos a ela ! Bjos e amei *_*.

  21. Olá Fernando!
    Seu artigo está fantástico. Sintetizou tudo o que aconteceu naquela e nas 2 noites passadas.
    E gostei ainda mais pois você publicou fotos da rosa que dei à Laura de presente.
    Será que você teria outras fotos desse momento?
    Aguardo. E, desde já, muito obrigado!

  22. Boa Noite Fernando!

    Você foi pontual, real e mega verdadeiro ao reproduzir exatamente o show de Laura. Foi realmente inesquecível e Inedito!!! Lindo.

    Obrigada!

  23. Lindo e emocionante

    Eu fui no show do sábado e fiquei imensamente feliz, por que foi devidamente uma grande aventura chegar la de transporte público e no meio do temporal que caiu em São Paulo naquele sábado e me pegou bem no caminho para o local.
    Ensopada cheguei, mas só de estar bem pertinho de Laura, pela primeira vez, faria tudo de novo, se preciso fosse.
    Lindo, lindo o seu texto, parabéns!!!
    E quando Laura voltar, lá estarei novamente.

  24. Você disse tudo! Conseguiu mostrar com palavras o que exatamente foi o show dela! Parabéns e muito obrigada!!!

  25. Lindo e emocionante

    Eu fui no show do sábado e fiquei imensamente feliz, por que foi devidamente uma grande aventura chegar la de transporte público e no meio do temporal que caiu em São Paulo naquele sábado e me pegou bem no caminho para o local.
    Ensopada cheguei, mas só de estar bem pertinho de Laura, pela primeira vez, faria tudo de novo, se preciso fosse.
    Lindo, lindo o seu texto, parabéns!!!
    E quando Laura voltar, lá estarei novamente.

    Ops: esqueci de assinar

  26. Oi Fernando!!! Adorei ter lido o seu relato e ver essas fotos maravilhosas!!! Infelizmente não pude comparecer aos shows em SP, mas estive no último show, já há alguns anos. Juntando as recordações daquele dia com o seu magnífico artigo eu pude sentir como se tivesse comparecido ao Credicard Hall mais uma vez!
    Muito obrigada!

  27. Nossa!!!!Amei sua matéria. Isto sim é uma avaliação detalhada do que realmente foi o show de nossa querida Laura. Estive nos 3 shows e fiquei muito feliz com o que vi. Ela é encantadora e realmente empolgante.

  28. Se me permite uma observação, ela terminou com Non ho mai smesso. Quando muitos achavam que havia acabado, ela voltou com mais um pouco do seu espetáculo =)

    FOI PERFEITO! E sua matéria expressou isso, de qualquer forma. Mais uma vez, obrigada.

  29. Querido amigo, foi tudo isso mesmo que vc falou, estive no show na segunda tb e vc descreveu tudo perfeitamente, foi meu primeiro show da Laura, adorei, amei tudo oq ela fez, uma simpatia fora do comum, amo muito tudo isso!!! Parabéns pela sua materia.

  30. Nossa Fernando,amei o seu texto!Obrigada por descrever o show de Lau,esse é um sonho que ainda não realizei,mas não perco as esperanças.Ir ao show de Laurinha,é o maior sonho de minha vida…A amo como cantora e, também a amo como ser humano.Costumo dizer que ela é minha melhor amiga,pois está sempre comigo,a ouço o tempo todo!E você me fez sentir mas perto dela,como se eu estivesse lá.
    Obrigada…E parabéns!!!!!

  31. Que texto impecável, PARABÉNS!!! Foi emocionante ler e relembrar os momentos MARAVILHOSOS e inesquecíveis que passei nos 2 dias de show que fui!!!! Agora é aguardar e torcer muito para que em outubro ou novembro, ela volte para nos fazer feliz!!!

  32. Boa noite Fernando!

    Estive no show da Laura no domingo,e, ao ler seu texto, cada detalhe do show foi reaparecendo em minha mente. Inesquecível! Um espetáculo digno de uma estrela como Laura Pausini, uma mulher linda, simpática, profissional,enfim, um doce que encantou os brasileiros. Parabéns pela fiel descrição do que foi o show.

  33. Salve, Fernando, come stai? Sono un fan di moltos che Laura ha qui, in Brasile.
    Li seu texto porque O FACE OFFICIAL DA LAURA POSTOU!!! Realmente valeu a pena ler cada parágrafo destes… Parabéns, parabéns e obrigado por fazê-la gostar ainda mais daqui!
    Queria comentar que, mesmo que o novo guitarrista seja bom, senti falta do Gabriele Fersini, ele realmente era bom, puxava muito pro meu tão adorado rock. E, por último, ela acabou com Non Ho Mai Smesso, não foi?
    Se ela voltar pra essas capitais citadas, com certeza vou em Curitiba e Florianópolis!!!
    Arrivederci! Questo è un buon lavoro!

  34. Ó o cara aí, sentei perto dele mas não sabia que era uma celebridade hehe…

  35. Laura Pausini sei Divinaaaaa!!! Ti aspetto a Treviso!!!! Un Bacio dalla tua Italia che ti vuole tanto bene!!!:)

  36. parabens eu estava lá e sei da emoção que vc sentiu,
    é impossível ficar quieto diante da força musical de laura pausini
    Belo texto

  37. Bom dia! Agradeço pelos comentários ao texto, quais farei questão de responder individualmente, mas já deixando aqui um agradecimento geral do site Brasil na Italia a todos que nos acompanham! Obrigado, grazie, arrivederce e até a próxima!

  38. Obrigada ao Fernando e a todos os leitores e fãs da Laura que passaram aqui para compartilhar o amor pela Laura. Sejam bem vindos ao BRASIL NA ITALIA.

  39. Hola Brasil! Yo soy Italiana tiengo dirve che my no soy muy brava a scribe el brasiliano…teniemo ugual passion por Laura Pausini es questo el mejo!!!! Holaaaaa!

  40. Olá Fernando, belíssimo post. Só algumas correções. Os shows de 21 e 22 de janeiro duraram 2h30 e devem ter sido idênticos ao da segunda. Ela encerrou com “Non ho mai smesso” nos dois dias e acredito que tenha sido assim também no dia 23 e não com “Se fué/Non c’è”. O primeiro show foi incrível e Laura colocou português em muitas músicas. Tenho certeza que não houve show melhor que o outro, todos foram igualmente maravilhosos, pois Laura não iria fazer distinção entre o público das três datas. Abraço, Ana.

  41. Tive o prazer de redescobrir Laura Pausini além de ‘Solitudine’ e ‘Incancelabille’ nos shows de 2009 por aqui, com o cd ‘Primavera in anticipo’. Desde então, tornei-me fã e acompanho sua carreira! Esse texto tá sensacional e traduziu bem o que aconteceu na segunda, quando também estive por lá! É show pra quem quer música pop AO VIVO, e não apenas uma megaprodução de palco regada a playback. De fato, Laura faz a Itália parecer um vizinho de poucos km do Brasil, pela sua simplicidade apesar do sucesso conquistado mundialmente. BENVENUTI SEMPRE, LAURA!!!

  42. Olá Fernando!
    Nossa até me emocionei com seu texto falando de uma pessoa linda que é a Laura, eu moro em Brasília, e como não poderia deixar de ir ao show dessa cantora incrível, tratei de compra meu ingresso com bastante antecedência, e no domingo lá estava eu para ver minha diva amada, e posso lhe afirma que como foi o show de Segunda, o Domingo também foi maravilhoso. Eu concordo com suas palavras, pois ela simplesmente maravilhosa e encantadora, e espero que na próxima vinda dela ao Brasil passe por Brasília, mas se não estarei novamente aonde ela for e quem sabe estaremos no mesmo show.
    Abraços!!

  43. Fernando,
    Foi emocionante estar no show da diva italiana e poder recordar, através do seu texto, momentos e sensações inesquecíveis que eu vivi, pela primeira vez, ali naquela plateia!Espero que, em breve, ela possa estar aqui no Rio de Janeiro para, mais uma vez, eu poder prestigiar o seu magnífico trabalho e, claro, me emocionar muito! Parabéns pelo seu trabalho! Fico orgulhosa de ver muito bem representado o público Italo-brasileiro no “BrasilNaItalia”. Arrivederci! In bocca al lupo!

  44. Laura è la bandiera Italiana nel mondo!!!!!! Brasilianiiiiii?! Siete grandi…Laura ha detto che l’avete trattata come una divina!!!!! Bravissimi!!!!!

  45. Oi Gente!

    Eu Adoro Laura Pausini; seja a pessoa ou cantante.
    Mas o que escuto aqui, é justamente o que o Marco comentou antes de você FERNANDO FERRARI.
    Hj posso lhe dizer que a mentalidade aqui do que é ‘certo X errado’, ‘educado X mal educado’, ‘boa x ruim’ é muito diferente da nossa….

    Bjs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here