O símbolo do carnaval de Viareggio
Está para começar o desfile de carnaval em Viareggio. Para quem não sabe o carnaval de Viareggio é o mais famoso da Toscana e um dos mais importantes na Italia depois da tradicional cidade de Veneza. Ao contrário do que acontece no Brasil a festa por aqui não acontece no período da semana de carnaval, mas nos finais de semana de fevereiro / março (veja datas e horário no final deste artigo).

O que esperar do carnaval de Viareggio

Em Viareggio o carnaval é para todas as idades, pelo menos durante os desfiles. É fácil encontrar crianças, casais, grupos de amigos e idosos que participam da festa. Alguns vão mais no espírito que outros e tiram a fantasia do armário, outros vão vestidos normalmente. Eu recomendo que você compre pelo menos um chapeuzinho, leve um glitter, uma coisinha mais ousada para participar da brincadeira! Ah, e não esqueça de comprar confetes com antecedência (lá na hora vendem muito mais caro, como sempre). Também vale a pena lembrar que fevereiro é inverno na Italia e o desfile é a céu aberto, por isso vá bem agasalhado!

Família fantasiada para o carnaval de Viareggio em 2011

São 139 anos de tradição: o carnaval de Viareggio teve início em 1873 com um grupo de burgueses que resolveu se fantasiar para protestar contra as taxas e impostos: daí surgiu a idéia de um desfile de carroças, que evoluiu até os carros dos dias de hoje.

Assim como no Brasil, os carros em geral tem um tema relacionado aos acontecimentos do último ano. Em 2011 por exemplo a política estava por toda parte: do governo Obama até o italiano (veja galeria de fotos no final do post).

Uma coisa estranha, para nós brasileiros, é o fato que não existe música ao vivo. Cada carro passa com as suas caixas de som e a sua música. Não dá o mesmo impacto de uma escola de samba, mas dá pro gasto. De qualquer modo é uma festa bacana, que vale a pena incluir na viagem se você tiver o privilégio de estar na Italia no período.

Desfile de carnaval em Viareggio: o público abre passagem para os carros

Programa detalhado do Carnaval  de Viareggio 2012

 04/02/2012 – sábado – 18.30
Festa de abertura “Il Carnevale di Viareggio è la fine del mondo”com show de fogos de artificio e espetáculo de bandeiras.

05/02/2012 – domingo – 15.00
Desfile de abertura (1º Corso d’Apertura)

12/02/2012 – domingo – 15.00
Desfile das cores (2º Corso dei Colori)

19/02/2012 – domingo – 15.00
Desfile de Gala (3º Corso di Gala)

21/02/2012 – terça – 14.50
Desfile da Rai. Os carro da primeira categoria se apresentam em direta no canal de televisão Rai3. O ingresso é gratuito. Grande show de fogos.

26/02/2012 – domingo – 15.00
Desfile da Tabernella (5º Corso della Tabernella)

03/03/2012 – sábado – 19.00
Desfile de encerramento (6º corso notturno di Chiusura) com leitura do resultado dos jurados que escolhem a escola campeã. Grande show de fogos de encerramento.

Carnaval de Viareggio 2011 - no fundo as tribunas a pagamento

Preço do Ingresso para o Carnaval de Viareggio

Ingresso normal – Euro 15,00

Comitivas (mínimo 25 pessoas) – Euro 13,00 (e 1 bilhete grátis para cada 25 pessoas)

Militares e crianças de 11 a 13 anos – Euro 10,00

Tribuna numerada – Euro 15,00 (além do bilhete de ingresso).

Crianças até 10 anos entram grátis.

É possível comprar os ingressos na hora, nas bilheterias da entrada. No caso das tribunas numeradas é necessário reservar o lugar com antecedência via e-mail (biglietteria@ilcarnevale.com) ou fax  + 39 0584.580770. Para mais detalhes visite o site oficial.

Ao final do desfile de 2011 foi possível apreciar um belo pôr do sol

Hospedagem

Reservar pelo menos uma noite em um hotel em Viareggio pode ser uma boa idéia, especialmente depois do desfile. Você vai estar cansado depois da festa e pegar estrada pode ser muito cansativo, especialmente para quem volta para Florença. A estrada fica cheia, você vai pegar um trânsito incrível e vai se arrepender de não ter escutado esse conselho.

Além disso, apesar de ser inverno Viareggio é uma cidade de praia muito charmosa e de lá no dia seguinte você pode continuar o seu roteiro (quem sabe explorando cidades como Pisa e Lucca, que ficam nos arredores).

Para pesquisar um hotel em Viareggio clique aqui.

Galeria de fotos do carnaval de Viareggio

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here