Parece que desta vez é para valer: a neve vai deixar boa parte da Italia branquinha nos próximos dias. As previsões anunciam que amanhã a neve deve chegar em quase todas as regiões centrais da Italia (exceto na costa do Mar Tirrenio) como Emilia Romagna e Toscana. E nos próximos dias também em Marche, Abruzzo, Molise e Lucania.  Entre os dias 06 e 08 de fevereiro será a vez da Puglia, Calabria e Sicilia.

Se de um lado é verdade que nem sempre as previsões acertam (ao contrário do anunciado, no natal passado não nevou em Florença), por outro é inegável que por aqui está um frio de congelar! De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, é record de frio, com o termômetro marcando as temperaturas mais baixas dos últimos 30 anos. Este seria o “buran”, um vento frio proveniente da Siberia que está chegando na Italia.

Muita neve ontem em Torino

Foto de Gianfranco Goria mostra uma colina de Torino com neve

Em Torino foram mais de 30 horas non stop de neve: a cidade acordou ontem com mais de 10-15 centímetros de neve; cerca de 400 quilômetros das “autostrade” (as estradas rápidas) ficaram branquihas, mas continuaram abertas graças aos veículos que removem neve. De qualquer modo o prefeito de Torino, Piero Fassino, sugeria a população de evitar o uso de carros. Hoje as escolas de Torino estão fechadas.

Tem algum leitor do BRASIL NA ITALIA em Torino neste momento? Adoraríamos acompanhar um relato ao vivo de como vai a situação por aí.

Para quem está viajando de carro pela Italia esses dias, sugiro conferir se vocês tem correntes no porta-malas ou se o pneu é especial para inverno. E atenção porque parece que dessa vez as previsões são para valer. Eu vou me preparar para a neve amanhã! Para mim é uma boa notícia, já que é para passar frio, pelo menos vamos passar frio com neve, né? 🙂

18 COMENTÁRIOS

  1. moro em roma e gostaria de saber se amanha realmente vai nevar pk tenho minha filha que levo pra escola, obrg pelas informacoes, abracos…

  2. Vi as imagens de Torino com neve. Que lindo!
    Seria legal montar um álbum aqui das localidades italianas com neve.
    Beijos

  3. @Claudia Previdelli
    Eu vi previsões de neve também em Roma, mas só dá para ter certeza amanhã mesmo. De qualquer modo fica preparada por aí. As escolas geralmente só fecham no dia seguinte da neve e a notícia em geral é divulgada nos jornais. Vamos aguardar…

    @Juliana
    A idéia é ótima. Para tentar organizar a coisa, eu criei um grupo no Flickr para reunir as fotos da neve na Italia:
    http://www.flickr.com/groups/1935092@N22/
    Vamos ver se conseguimos fazer uma coisa bacana. Eu já vou preparar a máquina fotografica!

  4. Lindos panoramas! Vou visitar o grupo no Flickr! Um dia vou sentir isso pessoalmente. FF

  5. Estou em Roma e tá muiiiiiiito frio! Estao dizendo que talvez neve, mas na tv dizem que é só temporal muito forte. Ouvi na tv que em Torino está tudo com neve e que os hospitais estao se preparando para as emergencias, as estradas esto cheias de neve e que isso é um frio vindo da Sibéria. rs… Vamos esperar!

  6. Aqui em Florença nevou, mas durou pouco… hoje a tarde ja nao tinha mais sinal de neve pelas ruas… Ainda tem uns floquinhos de neve caindo aqui e ali, mas insuficientes para deixar tudo branquinho. De qualquer modo, valeu. Foi bonito, sem transformar a cidade em um caos completo. 🙂

    E no resto da Italia, como foi?

  7. QUANDO CAI NEVE AS ESTRADAS FICA MUITO BONITA, MAS INFELISMENTO A NEVE PROVOCA MUITOS BROBLEMAS,EU MORO NA DK, A 17 ANOS MAS AINDA NAO ME ACOSTUMEI COM O FRIO, -25 GRAUS, GOSTO DE VER A NEVE APENAS NA NOITE DE NATAL. MAS… JA ACOSTUMEI A CONVIVER COM A NEVE NO INVERNO,ME PROTEJO COM ROUPAS QUENTE, E DIRIJO COM MUITA ATENCAO.

  8. Moro no Rio.Estou com viagem marcada para o dia 27 com meu marido, para Roma, Florença, Assis e Veneza, Gostaria de saber se a previsão é de nevasca, como estariam as estradas, o comercio, o trem e aeroportos, eu estou com medo de ir e até pensando em cancelar. O que vc acha ?

  9. Ainda eh muito cedo para ter uma previsao do tempo da semana do dia 27.
    Disseram que este final de semana volta a nevar no centro-norte da Italia. Vamos ver… de qualquer jeito, vou a Roma nesta sexta. Espero que nao seja uma aventura. 🙂 Mas se nevar, vai ser lindo estar em Roma com neve, eh super raro.

  10. Estou indo para Italia neste final de semana 11/02 até 19/02. Gostaria de saber se haverá neve e se isto impede o deslocamento de onibus trem entre veneza, florença e Roma

  11. Juliana vou pra Florença no próximo dia 12/02 como esta o frio por ai????? Me responda por favor =]…

  12. Oi Mário tudo bem?
    Por aqui está nevando e essa semana tem uma frente fria em toda a Italia que promete muito frio. Não sei quanto vai durar, mas se você chegar essa semana prepare o casaco e a bota!
    Abs
    Barbara

  13. Barbara valeu pela informação,

    Agora, aí é bom pra comprar roupas? Tem um preço legal? Pois aqui onde moro no Brasil nem que eu queira eu acho roupas que proteje do frio que faz aí. Me dá umas dicas de ontem tem umas lojas legais pra comparar roupas vou ficar no ]Sheraton Hotel, fica há uns 8 km do centro de Florença e na quarta dia 20 tenho compromisso em Livorno, talvaz é caminho pra algum lugar legal.

    Grande Abraço,

    Mário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here