9 da manhã (hora italiana) – Acabo de sentar na minha mesa para começar a trabalhar e reparo que a luminária está balançando. Olho para o alto e vejo que o lustre também. Sinto uma vibração na cadeira. Me levanto rapidamente, pego o iPhone. Não sei exatamente para onde ir, na verdade espero que até que eu me levante esse movimento termine. Mas o terremoto continua. Vejo as roupas estendidas no terraço balançarem, será o vento? A porta que se mexe para lá e para cá. Estou sozinha. Abro a porta de ingresso e não vejo ninguém. Fico com a porta principal aberta e o telefone na mão esperando que o terremoto passe, sem provocar grandes traumas.

Começar o dia às 9 da manhã com (mais um) terremoto não é uma coisa muito agradável. Por mais que a gente confie nas modernas construções, por mais que a gente pense: “eu provavelmente estou longe do centro do terremoto e não vai acontecer nada demais”, a sensação é simplesmente de impotência. A única coisa a fazer é esperar e esperar: que o tempo passe e que nada de grave aconteça.

O terremoto da manhã de 29 maio de 2012

De acordo com as últimas e rápidas atualizações do USGS National Earthquake o terremoto foi de magnitude 5.8 na escala Richter com o epicentro a 3km da cidade de Medolla (Emilia Romagna).

Mapa do terremoto da manhã de 29/05/2012

O #terremoto via Twitter

Muita gente brinca dizendo que assim que tem um terremoto as pessoas primeiro atualizam o twitter (usando o hashtag #terremoto) e depois vão se proteger. A verdade é que, se você está sozinha, quer ter a certeza que não está sonhando e deseja passar o tempo enquanto o terremoto não acaba, você simplesmente procura um lugar onde estar e atualiza o twitter com uma frase do tipo “um outro #terremoto em Florença”. Aí você clica sobre o hashtag e vê o que outras pessoas estão escrevendo sobre o terremoto e descobre que ele foi sentido em Milão, em Pisa, em Bolonha… e recebe em tempo real a notícia que os jornais só vão publicar dali pelo menos uma hora.

Bem, agora é hora de voltar ao trabalho. Bom dia a todos!

Atualização 29/05/2012 – 13:00 (horário italiano)

A terra treme novamente:

  • 10:25, magnitude 4,6 com epicentro a 6km de Carpi (não senti aqui na Toscana)
  • 10:40, magnitude 4,7 com epicentro a 3 km de Cavezzo (não senti aqui na Toscana)
  • 13:00 , magnitude 5,6 com epicentro a 3km de Cavezzo  (balançou tudo de novo, mas em versão leve)

Números de telefone úteis da Emilia Romagna:

– Comune Ferrara/Emergenze: 0532.771546; 0532.771585
– Protezione Civile Modena: 059.200200
– Polizia Municipale Mirandola: 0535.611039; 800197197
– Comune San Felice/Emergenze: 800210644
– Comune di Cento: 333.2602730

PS. De acordo com os últimos tweets, parece que foi destruída a catedral (duomo) da cidade de Mirandola e o castelo de Finale. Um morto em S. Felice e 4 operários presos dentro de uma fábrica que desabou.

Leia também as últimas atualizações:

Terremoto na Italia: viajar ou cancelar

34 COMENTÁRIOS

  1. Mammamia Barbara – infelizmente as previsoes indicam que teremos outros tremores, atè este momento jà sao 9 vitimas confirmadas, vamos torcer para que nao tenhamos nenhum outro tremor! Bjs

  2. Eu vivo em Bergamo regiao Lombardia espero que nao tenham terremoto aqui nessa regiao… na verdade o medo existe pq com os ultimos acontecimentos aqui na Itàlia a gente que vive aqui pensa que pode acontecer tambèm onde a gente vive. Sò espero que Deus nos proteja e nos livre de todo mal . Amèm !!!

  3. Puxa, imagino tua sensação ! Daqui, acompanhndo tudo e torcendo pra que parem de tremer por aí!! beijos,fica bem!chica

  4. @ Fábio,
    Pois é, fico pensando como deve ter sido forte na região do epicentro. Ou melhor, prefiro nem imaginar…
    Vi que já aconteceram dois terremotos depois daquele das 9 da manhã, mas foram de magnitude 4 por isso provavelmente nem sentimos aqui na Toscana.
    Espero que essa fase de terremotos acabe logo mesmo.

    @Caroline
    Pode acontecer em qualquer lugar, embora essa seja a temporada da Emilia Romagna… Vamos pedir por eles…

    @Chica
    Obrigada pela mensagem querida! Espero que essa fase passe logo. beijos

  5. Eu também me assustei. Estava terminando de me arrumar para sair quando senti um barulho. Sai do meu quarto e no corredor senti a casa ir de um lado para o outro. Ai entendi que era terremoto e sai de casa…
    Realmente, a nossa sensaçao é mesmo de impotencia.

    Um beijo e espero que o terremoto de uma tregua.

  6. Oi Barbara. Sou jornalista no Brasil, vi o seu relato e gostaria de fazer uma entrevista contigo. Te encaminhei um e-mail. Tem como? Abraço, Angela

  7. poxa em 2009 eu estava ai na italia , quando teve o terremoto em aquilla, em 2010 esta ai de novo quando teve o terremoto em san biagio del vale, e agora de novo, tenho muitos amigos ai, estou aqui pedindo nao so para os meus amigos , como para todos os brasileiros e italianos, que deus os proteja

  8. Bárbara, nos conhecemos na estação de Firenze, lembra? Muita coincidencia pois já lia eu blog há algum tempo. Ainda sentimos um pouco do tremor do dia 20 em Milão antes de voltar ao Brasil, mas não imaginávmos que aconteceria de novo. Tomara que pare por ai… Adoro seu blog… Abraços do Brasil…

  9. a terra treme sem tregua em mirandula triste correria…nao sabemos o que fazer a sensaçao è de impotencia …nao tem para onde correr e o que vejo sao pessoas desesperadas

  10. Barbara, estou lendo os comentários e estou muito apreensiva. Eu meu marido e uma filha planejamos nossas férias, a partir do dia 8 de junho, na Italia. Já está quase tudo pago; reservas para vários locais, passagens de trem compradas e até um voo entre Milão e Napoli.
    Nossos planos são para chegar em Malpensa,ficar um dia em Milão e,depois ir para Verona, Veneza, Firenze, Roma e Napoli.Depois voltamos para Roma para ficarmos mais uns 3 dias e de lá vamos de trem para Milão , ficamos mais 3 dias, quando minha filha retorna para o Brasil e nós voltamos para o sul da Italia, para ficarmos mais uns dias.
    Voce acha que é temerário embarcarmos no próximo dia 8? Será que seria melho não arriscar, ou esses lugares são mais tranquilos? Qual é a verdadeira extensão desse terremoto ?
    Agradeço antecipadamente.
    Albinha

  11. Eu também tenho uma viagem planejada e totalmente paga para Itália em julho. E agora? Como está aí? Grata por qualquer conselho.

  12. @Tania
    Esperamos que não aconteça mais nada de grave nem para os seus amigos e nem para ninguém. Vamos ficar aqui torcendo.

    @Sergio
    Que bom te encontrar por aqui novamente! Gostei muito de conhecê-los em Florença. Como foi o resto da viagem? Deu para aproveitar bastante? Nossa aquele dia eu voltei exausta de Nápoles, eu e uma pequena bandejinha com os doces clássicos da cidade… 😉

    @Mari
    Você está em Mirandula? Se quiser contar a sua versão da história no centro do terrremoto, pode me mandar texto e fotos via e-amail.

    @Albinha
    Não se preocupe porque você vai passar longe do epicentro do terremoto e, embora seja possível sentir a terra tremer em outras cidades, como eu senti aqui na Toscana, os danos materiais acontecem principalmente no epicentro e dificilmente você corre algum perigo. Isso se o terremoto voltar a acontecer… Não desmarque a sua viagem não, a Italia e em junho fica ainda mais bonita, com as cores da primavera-verão. Tenho certeza que você não vai se arrepender de vir. Depois me conta como foi.

    @Rita
    O mesmo conselho da Albinha vale para você. O terremoto assusta, mas causa danos em uma pequena área. É como quando tem enchente no Brasil, às vezes a enchente acontece em uma área de São Paulo e quem mora em uma outra nem percebe todo o sofrimento que aconteceu do outro lado.
    Também quero saber da sua viagem, como foi, se valeu a pena. 😉

    Abs a todos!

    Barbara

  13. Moro no Brasil, Rio de Janeiro, gostaria de saber se os trens estão circulando entre Milão e Nápolis, após os tremores relatados.
    Estou preocupada com um familiar que adquiriu passagens de trem para o dia 31 de maio de 2012, objetivando pegar seu voo que sairá de Nápolis.
    Se possível, agradeço qualquer informação.

  14. Bárbara,
    Obrigada pela informação, que muito me tranquilizou.
    Abs.
    Neuza

  15. Terremotos quase não acontecem por aqui e porisso é difícil imaginar o horror que é passar por estes segundos intermináveis.
    Espero que a Terra pare de sacudir por aí.

  16. Sou marido da Albinha e achei a descrição de nossa viagem aqui no blog. Eu não estou preocupado com o terremoto visto que por onde iremos passar, a terra não tremeu. É uma pena não poder visitar o museu da Ferrari em Maranelo em função da proximidade do epicentro. A Albinha esta querendo mudar totalmente o roteiro da viagem. Iremos hoje contatar a agencia CVC para verificarmos se podemos mudar e visitar Portugal. Deus nos ajude nessa empreitada. Abraços à voce, Barbara. JUJU

  17. Barbara

    Agradeço suas informações.
    Não estamos acostumados com tremores.Não sei como reagiria, porque sou hipertensa!
    Voce me deixou com muito mais vontade de não cancelar ou mudar de país, pq, a Italia deve ser mesmo muito linda, principalmente na primavera /verão!
    Vou repensar! Obrigada

  18. oi, Barbara, eu moro aki na italia ja tem 20 anos,, achei seu raconto muito interessante, pq uma pessoa k esta com um terremoto em corso vim a dizer k entrou na net???,, è um pouco dificil pq nesse momento a gente nao pensa em nda a nao ser em se salvar a sensacao è mesmo horrivel, e nao daria jamais pra ti fazer tudo o k fez, estava sentada levantou, viu as roupas entrou na net,,, em apenas nem seis segundos?? estranho vc è mesmo uma marinheira de primeira viagem, pq em um momento desse eles ensina bm o k deve fazer, entao se der um k è um poukinho mais forte vc sera a primeira a morrer e tem mais a primeira coisa k acontece è entrar em chok o celebro das pessoas pelas ondas magneticas ,,, nao estou ti sensurando mais uma coisa k è errado è uma pergunta k fizeram pra vc se deve cancelar o bilhete pra Italia,,, sou de acordo cm vc junho è lindo aki apartir do momento k nao tem essa catastrofe k estamos passando,, outra è melhor vc ler mais um poukinho a respeito pq em Calabria, Sicilia, Basilicada,,Campania, sta tudo a risco de um grande terremoto,,, kem tiver duvida entra na google e procure k vao encontrar tudo,,, quanto a kem ker vir pra ca , cada um faz o k ker mais eu particularmente nao viria, e vc ker a minha sinceridade? ja nao sai voada daki pela a crise,,, Europa è sogno e de sogno nao se vive,,,, aki è terra k os filhos chora e os paes nao ve,,,, uma boa noite pra vc e um bm domingo,,,,,,,,,, leia um pouco mais a respeito pelo o seu bm,,,,,

  19. Cherry,

    Obrigada pelo seu comentário embora não tenha entendido direito o que você quer dizer: você está dizendo que eu escrevo coisas não verdadeiras no meu blog? Não sei o que ganharia com isso, mas se você não confia no que eu escrevo tudo bem. Cada um tem o livre arbítrio e capacidade de decidir no que confiar ou não.

    Agradeço por compartilhar a sua opinião: que você não viria para a Italia. Agora me diz uma coisa: se é assim perigoso por que você não volta para o Brasil? Gosta de viver perigosamente? Gosta de chorar escondido (é isso que entendi do seu post, que não era muito claro)?

    Te dou um conselho: não vale a pena sofrer. Siga o seu coração e a sua vida melhorará em todos os aspectos. 🙂 A gente não nasceu para sofrer, mas para ser feliz.

    Um abraço,

    Barbara

  20. Cara Bárbara, nós acreditamos em vc, pois acho que como nossa conterânea, não iria nos aconselhar a viagem se não fosse seguro! Mas, o depoimento da “cherry” me abalou! Fui ver as noicias da Campania e veja o que eles falam hoje:
    Sisma nel golfo di Sapri. La terra trema anche nel basso Cilento. Una scossa di terremoto di magnitudo 3 è stata registrata ieri mattina alle 5.16 al largo delle coste campane e lucane, nel golfo di Policastro.

    Secondo i rilievi dell’Istituto nazionale di geofisica e vulcanologia (Ingv), il sisma ha avuto ipocentro a 8,7 km di profondità ed epicentro in prossimità dei comuni salernitani di Ispani, San Giovanni a Piro e Sapri, e di quello potentino di Maratea. La scossa è stata avvertita dalla popolazione in particolare a Maratea, San Giovanni e Sapri.

    Dalle verifiche effettuate dalla Sala situazione Italia del dipartimento della Protezione Civile, non risultano danni a persone o cose. “La scossa è stata avvertita lievemente solo in alcune zone – ha spiegato il capitano dei carabinieri Emanuele Tamorridella compagnia di Sapri – ma fortunatamente non c’è stato nessun danno”.

    Intanto sale la preoccupazione in tutto il golfo di Policastro. “ Siamo preoccupati soprattutto per i vulcani sommersi che si trovano al largo della nostra costa – ha spiegato il consigliere regionale Giovanni Fortunato – ma al momento non abbiamo notizie precise. Quello che è certo è che la nostra zona – spiega Fortunato – è una zona sismica pertanto da cinque anni ci stiamo battendo contro la realizzazione del metanodotto che dalla Sicilia dovrebbe raggiungere il nord Italia attraversando la Calabria e il Golfo di Policastro”.

    Intorno a mezzogiorno, poi, si è scatenato in alcune zone della provincia di Salerno un allarme per una nuova scossa, peraltro non rilevata. Nell’Agro nocerino sarnese due scuole sono state evacuate per precauzione. (01 giugno 2012)
    Isso, realmente preocupa! O dia de nossa partida está se aproximando ….

    Abraços
    Que Deus nos proteja!!! Vivemos aqui num Paraiso, mesmo!

  21. Oi Albinha,

    A Italia é um país que tem terremoto, eles acontecem o tempo todo, aliás não só aqui como em vários lugares do mundo. Se você entrar em um site como http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/map/ verá que nos últimos dias a terra tremeu na China, nos EUA, no Canadá, nas Ilhas Virgens, no México e mais em um monte de países. Nesse caso, seria melhor não viajar para nenhum país com risco de terremoto, em nenhum momento, porque simplesmente hoje não existem condições de prever quando acontecerá um próximo terremoto.

    Acredito que as pessoas devem ter uma informação real do que significa terremoto e do limite que existe entre o “normal” e a “catástrofe” porque se a gente for pensar em tudo o que pode acontecer, não só não viaja nunca mais como não vive.

    No Rio não foi preciso nem terremoto para derrubar um prédio que desabou do nada no centro da cidade recentemente (aliás, não foi o primeiro, porque minha amiga do Rio morava ao lado de um apartamento de classe média alta na Barra que despencou há uns 10 anos). Cidades ficam alagadas, aviões caem, existem acidentes de carro, pessoas são atropeladas e existem os terremotos.

    Agora uma coisa é saber que existe uma pequena possibilidade de uma catástrofe e outra é se jogar no meio do perigo. É simplesmente isso que estava falando para a Cherry.

    E no fundo, como você bem disse, na vida um pouco de proteção e boa sorte não faz mal a ninguém…

    Abs

    Barbara

  22. Olá Bárbara! Desculpe-me mas, como você contou o evento do terremoto, é impossível acreditar em qualquer coisa. Em seis segundos não dá tempo para você fazer tudo o que disse que fez.

  23. Barbara!Boa Noite!
    As suas informações foram corretas,me ajudaram muito.Meu filho utilizou o trem de Milano à Napoli e transcorreu tudo bem.Chegou no Brasil dia primeiro.
    Obrigada!
    Neuza Ramos

    Rio de Janeiro

  24. @Gustavo Drumond
    Em nenhum momento eu disse que o terremoto durou 6 segundos, você não conhece a planta do local onde eu me encontrava e pelo visto nunca usou um iphone na sua vida. Quando você não sabe das coisas, é melhor ficar quieto ou ter a humildade de perguntar com um outro tom.
    Boa semana!

    @Neuza
    Fico contente que tenha dado tudo certo.
    Sim, Mantova foi atingida pelo terremto e alguns prédios sofreram danos.
    Não sei hoje como está a situação por lá, ontem teve um outro tremor na região da Emilia Romagna (5.1)

  25. PORDENONE….Aconteceu um terremoto aqui as 4 da matina. Acordei e tava dormindo legal. Ouvi som de construção, móveis, um som estranho de trepidação, parece q vc tá sentado naqueles carrinhos do Hopi Hari bem no começo do brinquedo. Aquela sensação de que vc tá entrando num processo que não sabe o q vem pela frente. Nunca mais durmo só de calcinha e camiseta transparente. Me vi com minha filha na porta de casa assim e descalça. A sorte é que as casas são distantes e ouvi de longe os vizinhos falando assustados fora de casa. Depois do terremoto comecei a tremer, eu. As notícias demoram pra aparecerem na tv, na internet, radio. Só depois de meia hora. Adrenalina no meio do sono. Medo.

  26. PORDENONE….. pronto passou o medo. A tremedeira que dá de um terremoto é igual ao momento que um sujeito para na janela do seu carro num congestionamento de São Paulo e fala que é um assalto pra vc sair do carro. Senti a mesma coisa, quando o cara foi com meu carro, com todo mundo olhando e não fazendo nada pq ele tava armado, tremi como depois desse terremoto. Assaltos e terremotos podem matar, ferir, e cosi.
    Viagem sim, venham pra Italia sim, VIVAM A VIDA pq num segundo tuuuuudooo pode mudar. Vivam a vida pq a morte acontecerá e claro pedimos sempre a Deus que demore. vou dormir. baci

Comments are closed.