Que tal um passeio na Toscana longe da multidão de turistas, em meio à natureza, ideal para quem viaja com crianças pequenas? A dica de hoje é visitar o zoológico de Poppi, na cidade homônima (que por sinal está na lista dos Burgos mais Bonitos da Itália).
Zoológico de Poppi na Toscana
Não espere encontrar um leão africano, um tucano brasileiro ou uma onça pintada.
O Zoológico de Poppi é especializado em fauna europeia e por isso aqui você encontra urso, corujas, raposas, cegonha, javali, veadinhos, porco-espinho e outros, todos inseridos em jaulas, mas em meio à natureza.
O passeio é bastante educativo: existem cartazes que explicam como vive cada espécie, dão dicas de como encontrar os animais na floresta e como preservá-los.

Uma das histórias que chamou mais a nossa atenção foi a do urso da foto acima: uma fêmea chamada Giulietta. Respeito porque ela é uma senhora! Enquanto os ursos da espécie dela (Orso Bruno) vivem por aproximadamente 15/ 20 anos, a Giulietta nasceu em 1979 e por isso tem mais de 30 anos de idade. E sim, ela envelheceu ao lado do seu Romeo, que faleceu poucos anos atrás. Coitadinha, é uma viúva!

Outra coisa boa é que os carrinhos de bebê podem circular tranquilamente pelo zoológico de Poppi. Bem, não espere encontrar uma estrada asfaltada: você caminhará em uma estradinha de terra e pedregulhos, mas pelo menos o trajeto é, em geral, bastante plano e dá para passear numa boa, sem stress.

O Zoológico de Poppi não é um parque público, e sim uma propriedade particular.
Foi fundado em 1973 por um veterinário, Dottor Roberto Mattoni, que por amor aos animais decidiu realizar essa obra. Quando estive lá, tive a oportunidade de vê-lo ainda hoje, com idade bastante avançada, trabalhando e cuidando dos animais e do parque. Sua esposa fica na bilheteria, a filha trabalha no restaurante. Em relação aos visitantes, a maioria eram famílias com crianças pequenas, como eu, que fui com meu marido e minha filha de 13 meses.

Qual a melhor época do ano para visitar o zoológico de Poppi
Embora o zoológico de Poppi esteja aberto o ano inteiro, sem dúvida nenhuma a melhor época para visitá-lo é a partir do início da primavera na Itália até o outono (entre abril e meados de outubro). Isso porque é um espaço a céu aberto e durante o inverno faz frio. Ainda mais para brasileiro que não está acostumado com o inverno: deixar as crianças brincando ao ar livre em pleno mês de janeiro não é o máximo, a menos que seja um dia espetacular de sol.
Eu estive no parque no final de setembro e tive o privilégio de pegar as cores da mudança de estação no meio do caminho: as árvores que começam a amarelar, as parreiras carregadíssimas de uva que darão origem a um ótimo vinho exportado para todo o mundo, os campos ainda verdinhos. Durante o inverno o cenário fica mais cinza, sem cor, a espera da chegada da primavera.
De qualquer modo, os animaizinhos estão sempre lá esperando por você!

Informações para visitar o Zoológico de Poppi
Horários e dias de abertura:
O parque zoológico de Poppi está aberto todos os dias do ano das 09:00 até a hora do pôr do sol. De qualquer modo é sempre bom telefonar antes para confirmar: Tel: +39 0575 504541 / 529079
Preço dos ingressos:
Adultos – 7 euros
Crianças de 2 a 10 anos – 6 euros
Menores de 2 anos – grátis
Serviços:
Existe um bar e restaurante dentro do parque Poppi aberto do período de Páscoa até a primeira semana de novembro. Um menu turístico para adultos sai por 18 euros, existe a possibilidade de comer um simples prato de macarrão por 5 euros (o que fizemos) ou um sanduíche.
Mapa
Você pode baixar e imprimir o mapa das atrações através deste link ou então comprar o mapa lá na bilheteria.
Como chegar no Zoológico de Poppi
O zoológico de Poppi fica na cidade de Poppi, província de Arezzo. Para chegar será necessário enfrentar uma daquelas estradinhas cheias de curvas típicas da Toscana do estilo: vou levar uma hora e meia para percorrer 60 km. No entanto, o itinerário tem as suas vantagens: você poderá apreciar o cenário incrível da Toscana.
Eu peguei a estrada via Pontassieve e parei algumas vezes no meio do caminho para tirar fotinhos, como por exemplo do vinhedo abaixo.

Para quem vai pegar uma estrada rápida, a chamada “AutoStrada”, essas são as saídas mais próximas:
– Saída A1 Arezzo – Bibbiena – Poppi – Via Parco Zoo, 16
– Saída A1 Firenze Sud – Pontassieve – La Consuma – Poppi – Via Parco Zoo, 16
– Saída E45 Bagno di Romagna – Badia Prataglia – Poppi – Via Parco Zoo, 16
Boa viagem!
Leia também: Zoológico de Pistoia, a menos de 1 hora de Florença
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] contrário do Zoológico de Poppi, que era especializado em fauna européia, no de Pistoia existem todos aqueles animais clássicos […]
[…] E como elas gostam de bichinhos, qualquer zoológico é uma boa pedida. Aqui na Toscana já levei elas no Zoológico de Pistoia e no Zoológico de Poppi. […]
[…] contrário do Zoológico de Poppi, que era especializado em fauna européia, no de Pistoia existem todos aqueles animais clássicos […]