Às vezes tudo que a gente precisa quando viaja com crianças é sair da rota turística tradicional e fazer um passeio tranquilo destinado aos pequenos. Quando estive no Zoológico de Pistoia era mãe de uma única e linda menininha de quase 2 anos. E aqui deixo o meu relato escrito em março de 2014…

Zoológico de Pistoia, a menos de 1 hora de distância de Florença

Tenho aproveitado para explorar e experimentar as diversas atrações para crianças na Toscana. Domingo passado foi a vez de conhecer o Zoológico de Pistoia, que fica a aproximadamente 40 minutos de distância de Florença (de carro).

Ao contrário do Zoológico de Poppi, que era especializado em fauna européia, no de Pistoia existem todos aqueles animais clássicos que a gente espera de um zoológico: leão, tigre, elefante, girafa e até aranhas, cobras, papagaios e tartarugas.

O tigre: uma das grandes atrações do Zoo de Pistoia
O tigre: uma das grandes atrações do Zoo de Pistoia

Passeio no Jardim Zoológico de Pistoia

Eu imaginava encontrar um zoológico quase deserto quando saí de casa, no último domingo. Mas não foi nada disso: quando chegamos, por volta das 15:00, tinha até uma pequena fila para entrar no estacionamento gratuito! Felizmente, essa era a hora que alguns pais mais matutinos que a gente já estavam indo embora e por isso, apesar do movimento, conseguimos uma vaga sem muito stress.

Pensando bem, quer coisa melhor do que passear no jardim zoológico em um belíssimo dia de sol de primavera? A primavera é a estação que vários animais tem filhotinhos, é um verdadeiro despertar para a vida. E os italianos estão loucos para pôr o nariz fora de casa depois de meses de chuva e frio. Que programa melhor para crianças do que levá-las para ver animaizinhos (inclusive para aquelas que ainda são pequenas demais para várias outras atrações para crianças).

Zoológico de Pistoia
Logo na entrada: um charmoso laguinho com diversas espécies de pássaros ao ar livre
zoo_pistoia03
Um casal de tartarugas também curtia o domingo de sol
zoo_pistoia08
Era possível dar de comer para a girafa no zoológico de Pistoia
Era possível dar de comer para a girafa no zoológico de Pistoia

Logo após a entrada nos deparamos com um laguinho, onde vários animais viviam ao ar livre. Mas ficamos pouco por lá: estávamos realmente ansiosos para ver outras espécies mais difícieis de encontrar como uma girafa, por exemplo.

Uma das coisas interessantes do Jardim Zoológico de Pistoia é que era possível alimentar alguns animais. Tinha uma daquelas máquinas automáticas onde você coloca moedas e retira uma dose de ração. O pessoal se divertia! Ao lado você pode ver a alegria da mocinha com a girafa lambendo a mão dela! Você já deu de comer para uma girafa?

Também passamos um bom tempo na frente do jaguar, que se movia para lá e para cá sem parar. Até compartilhei a foto do jaguar no instagram.

Quando passamos ao lado dos elefantes, que podíamos simplesmente admirar, me lembrei da foto da Natália, que poucos dias antes tinha andado de elefante na Tailândia (veja a foto no Ziga da Zuca).

Deve ser uma coisa bem mais divertida, montar em um elefante de verdade, no ambiente natural onde ele vive. Mas quando isso não é possível, pelo menos é bom ter a oportunidade de vê-lo de pertinho, né?

Os elefantes
Os elefantes
zoo_pistoia13
Os rinocerontes
Eu e os leões
Eu e os leões em 2014, grávida da minha segunda filha Aurora
zoo_pistoia04

Tinha também uma área com animais típicos de sítios do interior como por exemplo cabras, avestruz, vacas, coelhos, burrinhos… especialmente interessante para as crianças de cidade, que não estão habituadas. zoo_pistoia06

O avestruz no Zoológico de Pistoia
O avestruz no Zoológico de Pistoia

E para matar as saudades do Brasil, tinham papagaios e araras…

A arara no zoológico de Pistoia
A arara

Para encerrar o dia, assistimos a um show com corujas às 18:00: a adestradora chamava uma coruja por uma, nos explicava detalhes sobre a sua raça, suas características, como vivem. A apresentação durou aproximadamente meia hora.

A coruja no zoológico de Pistoia
A coruja no Zoológico de Pistoia

Dentro do zoológico também existia um parquinho com escorregador, balanço e alguns brinquedos típicos de pracinhas, mas que as crianças adoram. Ideal para aquela pausa merenda.

Informações para visitar o Zoológico de Pistoia

A girafa no Zoológico de Pistoia
A girafa no Zoológico de Pistoia

Endereço, horário de abertura e tarifas do Zoológico de Pistoia

Endereço: Via Pieve a Celle Nuova, 160/A
Tel: (+39)  0573.911219
Site: http://www.zoodipistoia.it

Horário:
Aberto todos os dias do ano.
De seg. às sex: das 09:30 às 17:00
Sáb e dom: das 09:30 às 17:00
(a bilheteria fecha uma hora antes)
Recomendo telefonar antes de sair para checar se o zoológico está realmente aberto e horário de funcionamento.

Baixar mapa do zoológico (ou pedir uma cópia gratuita na bilheteria)

Ingressos:

  • Adulto – 16 euros
  • Adultos acima de 65 anos – 15 euros
  • Crianças de 03 a 10 anos – 12 euros
Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anterior4 museus italianos que fiquei com vontade de conhecer depois da #MuseumWeek
Próximo artigoVai uma corridinha aí?
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Barbara! Início de setembro estou indo a Italia com meu filho de 4 anos. Será a primeira vez que viajo sozinha com ele, e estou um pouco preocupada pelo fato de não falar o idioma. Passarei 3 dias em Firenze e gostaria de saber se é tranquilo se locomover na cidade com carrinhos para bb. Pretendo levar para que ele não se canse muito… Poderia me indicar algum bairro para se hospedar e que seja de fácil acesso chegando em trem? Algum que esteja próximo aos pontos turísticos e que possa me locomover a pé? Obrigada!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here