No meio do caminho entre Florença e Siena existe uma deliciosa cidadezinha medieval no alto da colina chamada Certaldo. Um lugar ainda pouco conhecido pela grande massa de turistas que entre abril e setembro invade a Itália e, talvez por isso, conserve uma atmosfera mágica e especial. A cidade divide-se em Certaldo Alta, onde encontra-se a parte mais antiga e interessante, e Certaldo Baixa.

certaldo-alto-toscanaTive o prazer de conhecer Certaldo apenas em abril de 2016 junto com um grupo de bloggers convidados pela Associação de Promoção Turística de Certaldo, Visit Certaldo, que nos proporcionou um dia excepcional com direito a cultura, gastronomia e curiosidades interessantes.

Aqui faço um elenco de coisas bacanas para você ver, fazer, experimentar e descobrir em Certaldo. Boa viagem!

1. Andar de funicular

funicular-certaldoUma das maneiras mais sugestivas de chegar em Certaldo Alto é pegando o funicular na Piazza Boccaccio na cidade baixa. Em pouco mais de um minuto você chega até a área mais antiga de Certaldo, com direito a apreciar uma vista encantadora no caminho. O funicular tem capacidade para 30 pessoas e saídas a cada 15 minutos. Você pode checar o horário de funcionamento e preços aqui.


2. Caminhar em uma cidade medieval (de verdade!)

certaldo-toscana-italiaEm Certaldo Alto você pode respirar a imaginar a Idade Média ao observar as torres, portas, palácios, fontes e prisões. As poucas ruas tem um charme especial e você pode notar que aqui não existe uma praça: o ponto de agregação ficava no lado mais largo no final da Via Boccaccio, onde está localizado o Palazzo Pretorio. A visita fica ainda mais interessante na companhia de um guia profissional que vai te contar todos os fatos e curiosidades sobre este charmoso vilarejo medieval…


3. Tomar um cappuccino decorado

cappuccino-decorado-certaldo-toscanaOs italianos adoram começar o dia com um cappuccino servido em bar, com aquela espuminha perfeita em cima do café. No Bar Boccaccio, na rua principal da cidade, eles vão além: aqui são especialistas em caffetteria artistica e vale a pena experimentar um cappuccino decorado. Sente em uma das mesinhas externas e saboreie o seu enquanto você aprecia a beleza da cidade.


4. Visitar a casa de Giovanni Boccaccio


Certaldo é conhecida como a cidade de Giovanni Boccaccio porque foi aqui que o grande poeta e escritor do século XIV nasceu e viveu parte da sua vida. Durante o seu tour em Certaldo não dá para deixar de visitar a casa no número 18 da Via Boccaccio, onde o autor de Decameron passou a última fase da sua vida. Depois da sua morte, a casa teve diversos proprietários até ser comprada no século XIX por Carlotta Lenzoni de’ Medici, amiga de poetas como Leopardi e Byron. Graças a ela o lugar deixou de ser uma simples residência para se tornar uma pequena biblioteca dedicada a memória de Boccaccio. Durante a II Guerra Mundial a casa foi parcialmente destruída em um bombardeio, mas após o conflito foi restaurada e aberta aos turistas e estudiosos. No primeiro andar encontra-se a biblioteca com textos antigos do século XVI, XVII e XVIII e várias traduções estrangeiras de Decameron e Opere Minori, inclusive em português. Vale a pena também subir até a torre da Casa de Boccaccio, com uma linda vista panorâmica, onde tirei a foto de abertura deste artigo.


5. Admirar um dos sapatos femininos mais antigos do mundo

sapato-medieval-casa-boccaccioAinda na Casa de Boccaccio você poderá ver alguns pares de sapatos encontrados durante a destruição parcial do edifício: eles estavam escondidos em uma parede e são muito antigos, provavelmente do final do século XIV a início do século XV, e se mantiveram tão bem conservados porque estavam próximo a tubulação de uma lareira que ajudava a manter o local seco e permitiu o ótimo estado de conservação em que se encontram hoje. Os sapatos eram femininos, com salto alto e uma decoração graciosa. Foram feitos para os pezinhos minúsculos da época (nossos pés cresceram com o passar dos séculos, sabia?). Pois é querida, já na Idade Média as mulheres usavam sapatos de salto alto.


6. Descobrir a história do Palazzo Pretorio

palazzo-pretorio-certaldo-toscana-italiaDifícil não notar este nobre palácio decorado com lindos brasões em cerâmica e afrescos: ele aparece imponente em uma das extremidades da Via Boccaccio. Ele nasce como residência mas com o passar do tempo se transforma em um edifício público com uma função especial: julgar criminosos! Aqui podia ser decidida a pena de morte de uma pessoa. Deu um arrepio? Em uma das celas onde ficavam os criminosos ainda hoje dá para notar uma escrita no teto feita com a chama de velas em que dizia: “Oh amigo, as coisas estão mal para você porque quando você coloca os pés nesta cela, significa que você não é mais dono do seu destino. Giambadia sabe e por isso diz isso para você.” O lugar vale a visita. E repare como as cerâmicas estão bem conservadas, elas são um clássico da região.


7. Aprender as técnicas da pintura em cerâmica

ceramica-artesia-certaldoDepois de admirar as belíssimas cerâmicas do Palazzo Pretorio que se mantém em ótimo estado de conservação com o passar dos séculos apesar de estarem expostas ao sol, frio, chuva e vento, nada melhor do que aprender as técnicas desta antiga tradição na Toscana em uma oficina no centro de Certaldo Alto: a Artesia. Parecem interessantes os cursos de pintura em cerâmica para grupos de no máximo 4-5 pessoas que custam 15 euros por hora por pessoa: depois você pode levar para casa o objeto que você criou! Se você prefere só assistir as técnicas com explicação, a dica é o curso de 30 minutos para grupos de até 25 pessoas que saem por 50 euros. O único defeito? Os cursos estão disponíveis apenas em italiano e inglês. E claro, se você quiser só comprar uma lembrancinha, basta escolher entre as várias opções expostas no local. Já coloquei a experiência na minha wishlist!


8. Fazer um desejo no Museu do Prego

museu-do-prego-certaldo-toscana-italiaO artista e marceneiro Giancarlo Masini criou um verdadeiro museu dedicado aos pregos de todos os tipos e épocas, onde você poderá conhecer utensílios dos camponeses, ver um presépio feito de pregos e até… fazer um desejo. Dizia o cartaz: “Pegue um preguinho, esfregue, faça um desejo e o coloque dentro da garrafa de Beppe Chiodo. Eu fiz, será que vai acontecer? Leia mais sobre o Museo del Chiodo.


9. Conhecer a misteriosa história da Beata Giulia

Sabrina Taddei, da associação "ipotesi Teatrale" nos contou a história da Beata Giulia...
Sabrina Taddei, da associação “ipotesi Teatrale” nos contou a história da Beata Giulia…

Inicialmente ela ficou conhecida por salvar uma criança de uma torre em chamas, quando todos achavam que o incêndio era grande demais e seria impossível sair vivo. Ela teria entrado na torre em chamas, e tirado a criança de lá. Ambos saíram perfeitos, sem nenhuma queimadura ou arranhão. Mas aí vem o fato mais estranho: depois desse episódio ela decidiu se fechar em uma cela de poucos metros quadrados, que foi totalmente murada e de onde ela não tinha como sair. A cela tinha apenas duas janelas, uma para a rua principal outra para um pátio interno. E lá ela passou praticamente toda a sua vida de joelhos rezando. Se alimentava apenas das doações dos habitantes e, diz a lenda, que cada vez que uma criança lhe oferecia um pão ela dava em troca flores sempre frescas (de onde saíam as flores?). Hoje seus restos mortais estão conservados na Igreja de SS. Jacopo e Filippo e no claustro e convento é possível visitar a cela onde ela viveu (hoje com uma parede aberta) e admirar o manto que ela vestia quando foi encontrada morta. O manto, segundo nos disseram, ainda hoje é usado em exorcismos…


10. Experimentar delícias típicas locais…

Almoço em Certaldo… em um lugar especialmente mágico. Aqui pude saborear pratos típicos como a pappa al pomodoro, coccoli acompanhado por diversos tipos de presuntos e frios, queijos pecorino acompanhados por uma geléia feita com a cebola de Certaldo, um dos ingredientes típicos do território (não deixe de comprar um vidrinho de souvenir em uma das lojinhas da cidade!). Tudo acompanhado por ótimo vinho, claro. Até compartilhei um vídeo do nosso almoço no Instagram, confere lá!

comida-tipica-toscana-italiana-certaldo

Ainda é pouco? Então aproveite para admirar o trabalho da artista Silvia Borgogni com sua oficina de impressão de arte. Fique de olho na agenda cultural de Certaldo com eventos famosos como a Mercantia, um festival de teatro de rua que atrai gente de toda a Itália ou mesmo o jantar medieval a céu aberto no mês de junho. E depois de tantas atividades, não deixe de me contar como foi a sua experiência!


Aproveito para agradecer a gentileza e carinho de quem nos recebeu: do prefeito Giacomo Cucini e assessora Francesca Pinochi, ao prof. Massimo Tosi e Prof.ssa Francesca Allegri, passando por Sabrina Taddei e toda a Associazione “Ipotesi Teatrale”, os restaurantes A Casa Tua, Ristorante Antica Fonte, Ristorante Il Castello, Bar Boccaccio,  artesãos do Palazzo Giannozzi e Companhia do Drago Nero. Obrigada! Foi um dia maravilhoso: cultura, gastronomia, curiosidades, beleza… eu e minha família adoramos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here