Se existe uma cidade que nunca fica fora de um roteiro clássico pela Sicília esta cidade é Taormina. Leia o artigo todo para saber como aproveitar o melhor deste destino turístico.

Taormina, uma das cidades mais charmosas da Sicília

Taormina é um vilarejo no alto da colina repleto de lojas de artesanato que se misturam a boutiques sofisticadas, ótima infra-estrutura com várias opções de hotéis 5 estrelas (dá uma olhada nesses hotéis maravilhosos em Taormina!).

A animada Piazza IX Aprile em Taormina em agosto de 2018
A animada Piazza IX Aprile em Taormina em agosto de 2018

Taormina é a queridinha dos viajantes porque tem sim um mar maravilhoso, mas tem também um centrinho badalado para um passeio no final da tarde, tem história (não deixe de visitar a área arqueológica com o teatro antigo do III a.C onde você pode ver hoje as alterações feitas pelos romanos no século II d.C.), tem restaurantes, bares e gastronomia típica para você se deliciar. E para completar: admire o vulcão Etna lá no fundo!

Cerâmicas típicas sicilianas pintadas a mão

Taormina Ceramica Tipica 1

Pela cidade você encontra muitas lojinhas de cerâmicas típicas pintadas a mão para decorar sua casa: quadrinhos, pratos, saladeiras e todo tipo de lembrança. Da última vez a gente levou umas lembrancinhas aqui da Manago’.

A granita mais famosa de Taormina

As famosas granitas do Bambar de Taormina
As deliciosas granitas do BamBar

Não dá para falar em granita em Taormina sem falar no Bambar. O bar, além de oferecer uma ótima seleção de granitas, vai fazer você deliciar seus olhos com a decoração que remete a tradição siciliana com suas portas decoradas, paredes brancas com pinturas que representam laranjeiras e limoeiros típicos da Sicília e mesinhas realizadas com cerâmicas pintadas a mão. Na alta estação prepare-se: a fila de espera pode durar mais de meia hora. Mesmo assim, vale a experiência.

Teatro Antico de Taormina

Uma das maravilhas da cidade é o Teatro Antico, que como o nome indica é muito, muito antigo. Ele foi criado pelos gregos no III século a.C. e sucessivamente foi modificado pelos romanos. Depois do Teatro de Siracusa este é o maior teatro de origem grega de toda a Sicília.

Se você tem curiosidade de ver esta obra de arquitetura da Antiguidade, é possível comprar um ingresso para visitá-lo.

Reserve seus ingressos para o Teatro Antico através da Get Your Guide

Vale saber também que durante o verão italiano o Teatro Antigo costuma ser palco de espetáculos com alguns dos artistas mais famosos da Italia e do mundo.

Para a edição de 2023 já estão confirmados alguns shows imperdíveis:

DatasArtistaIngressos
03,05 e 06/08/2023Eros Ramazzotticomprar aqui
04/08/2023Jimmy Sax & Symphonic Dance Orchestracomprar aqui
10/08/2023Gianni Morandicomprar aqui
01 e 02/09/2023Andrea Bocellicomprar aqui

Você pode ver o elenco completo de eventos e shows no Teatro Antico aqui.

Isola Bella em Taormina

Isola Bella Taormina Sicilia 2
A Isola Bella vista do alto

Existe uma pequena praia onde você pode montar o seu guarda-sol gratuitamente ou usufruir dos serviços de beach clubs que fornecem serviços como espreguiçadeiras, guarda-sol, chuveiro de água doce a área para você se trocar (Euro 20,00 por pessoa – tarifa de agosto de 2018).

A praia da Isola Bella é acessível através de uma longa escadaria – que parece infinita sob o sol tórrido de verão (minha última vez foi em agosto de 2018 com minhas duas filhas que na época tinham 4 e 6 anos). Ao chegar lá embaixo você não encontra areia, mas pequenas pedras que não são exatamente confortáveis para caminhada.

Dica: invés do clássico chinelo Havainas recomendo aqueles sapatinhos específicos para praias com pedras que são vendidos nas lojinhas das cidades, por vendedores ambulantes ou na Amazon por exemplo aqui.

Mas depois da longa descida nada como um mergulho refrescante em uma água cristalina rodeado por peixinhos. Minha filha até encontrou uma estrela do mar e nós fizemos um vídeo que publiquei aqui:

Da praia de Taormina também partem passeios de barco : vale a pena conhecer a Gruta Azul. Você vai entrar com o barco dentro da gruta e admirar os reflexos da água de um azul brilhante e na saída pode ver os corais grudados na rocha. Depois de passar por outras grutas em geral você terá tempo para um mergulho em um mar azul profundo. Leve os óculos de mergulho ou simplesmente abra o olho embaixo da água: para mim foi uma sensação inesquecível.

Também é possível organizar excursões para visitar o vulcão Etna, condições do vulcão permitindo, é claro.

Reserve seu tour para o visitar o vulcão Etna através da Get Your Guide

Quem adora vinhos e gastronomia italiana pode organizar uma excursão gastronômica com degustações.

Reserve seu tour gastronômico com degustações de vinhos em Taormina através da Get Your Guide

A história da Ilha Bela

O nome Isola Bella (a tradução literal em português é “Ilha Bela”) foi dado pelo fotógrafo alemão Wilheim von Gloeden. Em 1806 a Isola Bella foi doada pelo Rei Ferdinando I di Borbone a cidade de Taormina. Em 1890 foi comprada pela Miss Florence Trevelyan, dama de corte da Rainha Vittoria e esposa do prefeito de Taormina, Salvatore Cacciola.

A nobre e rica senhora valorizou a ilha construindo uma charmosa casinha e introduzindo as primeiras essências exóticas. Em 1954 a ilha foi comprada pelos irmãos Bosurgi, proprietários da  “Sanderson”, uma empresa de Messina de frutas cítricas. Em 1984 o estado da Sicília declarou a ilha como “monumento natural” de importante interesse histórico e artístico e em 1990 ela passou a ser propriedade do estado da Sicília.

Em 1998 foi decretada Riserva Naturale Orientata administrada, desde 2011, pela Università degli Studi di Catania. Desde 2005 a area da Reserva faz parte da rede Natura 2000 como local de interesse Comunitario (SIC).

Como chegar em Taormina

Uma boa opção para passear pela Sicília é alugar um carro para explorá-la por conta própria ou contratar um motorista profissional com veículo executivo para viagens para ter toda a liberdade mas o conforto de não precisar pensar em nada.

Taormina é acessível com a Autostrada A18 Catania-Messina e fica a aproximadamente 40 km de Messina ou 60km de Catania.

Para quem vem do “continente” é necessário pegar uma balsa no estado da Calábria para atravessar o “Estreito de Messina”: os barcos podem transportar veículos e partem da Villa San Giovanni. As saídas são frequentes, não é necessário comprar passagens com antecedência (mas se quiser pode ter uma ideia de preços aqui)

Leia também: como ir até a Sicília

Aeroportos mais próximos

Os aeroportos mais próximos a Taormina são o Aeroporto de Catania “Fontana Rossa” a cerca 70km de distância (aprox. 1 hora) ou o Aeroporto de Palermo “Falcone Borsellino” a cerca de 290 km (aprox. 3 horas e meia).

Reserve sua passagem de ônibus do Aeroporto de Catania e Taormina através da Get Your Guide

Novidade 2021: agora tem uma nova parada de trem no Aeroporto de Catania para você ir até outras cidades da Sicília.

Trem

A estação ferroviária mais próxima é Taormina-Giardini e fica um pouco distante do centro da cidade. Na saída da estação você pode pegar um táxi ou ônibus.

Quem quiser treinar o italiano pode ler também o artigo sobre o que ver e fazer em Taormina no site Sicilia Mare.


Se você já conhece Taormina compartilhe sua experiência com a gente abaixo!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anterior“Pela Janela” e “Cidades Fantasmas” triunfam no Agenda Brasil em Milão
Próximo artigoParque Mirabilandia Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Taormina é uma das cidadezinhas mais glamurosas da Sicilia: um lugar paradisíaco no alto de uma montanha, com uma vista incrível, onde se encontram boutiques que luxo, hotéis maravilhosos e muitos VIPs. Não deixe de visitar o Teatro Greco, faça um passeio no final do dia no centro histórico e de dia curta o mar delicioso da Isola Bella, Mazzarò e Spisone onde você pode chegar inclusive de bondinho. […]

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here