Para todo lugar que eu olho só vejo Fellini: a Italia está celebrando os 100 anos do nascimento do grande maestro do cinema italiano, aquele do filme “La Dolce Vita” que imortalizou Marcello Mastroianni e Annita Ekberg na Fonte de Trevi em Roma.

Federico Fellini nasceu no dia 20 de janeiro de 1920 na cidade de Rimini, no estado da Emilia Romanha, cidade que costumo visitar com frequência aqui na Italia. E para homenagear o cineasta foi organizada a mostra Fellini100 no Castel Sismondo que tive o prazer de conferir em 21/02/2020.

Felllini 100 Rimini
O Castel Sismondo de Rimini onde acontece a mostra Fellini 100 até 13 de abril de 2020

Foi a primeira vez que entrei no Castel Sismondo que por si só já vale a visita. O castelo foi construído a partir de 1437 a pedido de Sigismundo Pandolfo Malatesta, que foi senhor de Rimini a partir de 1432 e é lembrado como um patrono das artes. Imagine que o tal do Sigismundo chamou ninguém menos do que o grande arquiteto fiorentino Filippo Brunelleschi em 1438 para verificar os projetos da construção do castelo.

Mas vamos voltar a falar da mostra de Fellini: dentro do castelo foram espalhadas fotos, projeções de trechos dos seus filmes, quadrinhos do jornal e caricaturas que ele fazia no início da carreira até chegar em roupas usadas nos seus filmes. Para quem ficar com vontade de seguir os passos de Fellini em Rimini aqui tem um mapa dos lugares de Fellini em Rimini.

Fellini Rimini Mostra

Embora Fellini100 seja uma mostra temporária (com previsão de encerrar no dia 13/04/2020) é provável que o castelo se torne sede de um museu dedicado ao cineasta. Para quem não consegue visitar Rimini existirá a possibilidade de conferir a mostra a partir de abril de 2020 em Roma no Palazzo Venezia e em outros países como Moscou, Londres e Berlim.

Aliás se você curte cinema e vai para Roma inclua no roteiro uma visita ao Cinecittà Studios!

Abaixo a famosa cena do filme La Dolce Vita:

Informações Práticas para Fellini100

Mostra Fellini100
Quando: de 14 de dezembro de 2019 até 13 de abril de 2020
Onde: Castel Sismondo, Rimini
Abertura: de terça à domingo das 10:00 às 23:00
Ingressos: Euro 10,00 para adultos
Todos os sábados às 18:00 e domingos às 11:30 é possível participar de visita guiada em italiano reservando com antecedência ao número 339 7758638 ou enviando um e-mail a mostrafellini100@comune.rimini.it com um suplemento de Euro 5,00 por pessoa para a visita guiada.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorMostra de Tutankhamon em Florença
Próximo artigoCoronavirus: a pandemia do pânico
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here