Via degli Dei no Mugello – Que eu sempre gostei de caminhar não é novidade para quem me conhece. Sempre gostei de percorrer longas distâncias, acho que aprendi um pouco com o meu pai, que se definia um “andarilho” e me “levava” para todo lugar a pé, e um pouco com a minha mãe que já teve coragem de correr os 42km de algumas maratonas e sempre me incentivava a participar de provinhas de corrida. Enfim, isso para dizer que associo sempre a caminhada com algo relaxante, que libera a minha mente, me faz ter ideias… E ainda por cima faz bem para a saúde. E eis que resolvi que quero que minhas filhas tomem gosto pela caminhada! Qual melhor forma de fazer isso do que… fazê-las andar bastante? De preferência em um cenário maravilhoso para encher os olhos de beleza, como a Via degli Dei, o “caminho dos Deuses”.

Caminho dos Deuses Mugello Toscana
Nossa caminhada em família na Toscana durante o mês de julho de 2020: passando por ciprestes e girassóis

A situação do coronavirus já está se normalizando aqui na Italia e especialmente na Toscana (neste momento praticamente não tem mais mortos com coronavirus na Toscana, os boletins diários do estado noticiam 0-1-máximo 2 mortos por dia, se quiser siga as notícias oficiais da Toscana aqui), mesmo assim temos dado preferência para atividades que evitem aglomeração. E daí surgiu a ideia: vamos fazer um pedacinho da Via degli Dei no Mugello!

A história da “Via degli Dei” entre Bolonha e Florença

Via degli dei Mugello Italia
Uma placa no caminho indicava alternativas para percorrer a Via degli Dei – foto de julho/2020

O que é a Via degli Dei? A tradução literal é “Caminho dos Deuses” e se refere a um itinerário de aproximadamente 124 km que vai da Piazza Maggiore de Bolonha até a Pizza Signoria de Florença passando pelos Apeninos e pelo Mugello. Este trajeto teria aproximadamente 2000 anos e teria sido usado pelos etruscos para favorecer o domínio deste povo na planície padana por pelo menos quatro séculos (VII-IV séculos A. C.). Depois os romanos fundariam em 189 a. C. a colônia de Bolonha e, para garantir uma ligação com Arezzo, teriam construído uma estrada de verdade sobre o traçado etrusco.

A Via degli Dei também faz parte dos Caminhos de Dante (Vie di Dante) que foram destaque do Best in Travel 2021 do guia Lonely Planet.

O nosso itinerário na Via degli Dei na Toscana

bosco ai frati caminhada mugello
Início da caminhada em Bosco Ai Frati: protetor e boné para proteger do quente sol de verão em julho

Via degli dei na Toscana – Nós fizemos um roteiro em anel que partia de Bosco Ai Frati, que pode ser inclusive uma parada para visita. Mas atenção: não estacionem o carro no estacionamento em frente da igreja como nós fizemos. Embora o estacionamento estivesse vazio (tinha apenas um carro além do nosso ali), na volta da caminhada encontramos um bilhete do padre dizendo que não podíamos estacionar lá!

Bosco ai Frati era um assentamento fundado em torno do ano 600 (século VII) pela poderosíssima família Ubaldini, proprietária de um vasto território no período feudal. O território foi oferecido aos monges de S. Basilio que construíram uma pequena capela em um local para uso de peregrinos. Alguns séculos mais tarde o território passaria para a família Medici, que mandou o arquiteto Michelozzo comandar os trabalhos de restauração. Também vale destacar entre as obras de arte uma bola no altar pintada entre 1450/1452 chamada de “La sacra conversazione” realizada por Giovanni da Fiesole conhecido como Beato Angelico que hoje encontra-se no museu de S. Marco em Florença.

Bosco ai Frati Italia
Fachada do convento Bosco ai Frati

Bem, como disse nós acabamos não entrando na igreja / convento porque estavam fechados. É necessário organizar a visita com antecedência. O museu tem uma imagem de Cristo de Donatello. Confira o horário do museu aqui. E se quiser fazer a visita no verão lembre-se que não pode entrar com blusa sem manga ou shorts curto.

No caminho passamos pela famosa Tenuta Le Tre Virtù onde encontra-se o restaurante estrelado Virtuoso do chef Antonello Sardi que é uma estrela Michelin. Vimos campos de girassóis sem fim, animais como cabritos, vacas e respiramos muita paz e tranquilidade.

girassois mugello toscana
Os girassóis da Toscana durante o passeio na Via degli Dei no dia 11/07/2020

A única coisa é que com as crianças levamos praticamente 3 horas para fazer o itinerário que em geral daria para fazer em 1 hora. Paramos mil vez para tomar água (levem água porque não existem bares no caminho), comer pão de queijo (meu marido me presenteou esses dias com Panggioso e temos feito pães de queijo quase todos os finais de semana para matar as saudades do Brasil!). Não encontramos um lugar específico bacana para estender toalha e fazer piquenique. A dica para piquenique vai ficar para a próxima vez…

No final Aurora, a caçula de 6 anos estava exausta, mas a Gaia de 7 ainda estava cheia de energia… como dá para ver na foto abaixo.

Final caminhada Mugello

Quer outras dicas de itinerário nos arredores? Leia
Um passeio com as crianças na Pista Ecoturistica Sieve

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorFórmula 1 pela primeira vez no autódromo do Mugello
Próximo artigoPaulo Betti em Autobiografia Autorizada: peça imperdível e acessível com uma conexão internet!
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here