08/06/2022 – Sábado passado tiramos as bicicletas da garagem e embarcamos em uma aventura: percorremos um itinerário de 17 Km no Mugello passando por estradas asfaltadas, de terra, com pedrinhas, subidas e descidas. No caminho um cenário lindo, com igrejinhas, campos de flores, pontes e trenzinhos. O clássico panorama bucólico da Toscana, mas em um percurso ainda pouco conhecido pela massa de turistas. Leia o artigo para saber mais.
Encontro de bicicletas no Mugello
A associação A Ruota Libera organizou um passeio no Mugello “ideal para todo mundo que tem vontade de pedalar em companhia” em homenagem ao Dia Mundial da Bicicleta.
O encontro aconteceu no dia 4 de junho de 2022, um sábado especialmente quente e ensolarado, com o termômetro marcando quase 30 graus.
Pontualmente às 14:30 nos reunimos no parque da Misericordia “Pertini” em Borgo San Lorenzo.
Cada um levou sua própria bicicleta e tinham de todos os modelos: mountain bikes, bicicletas elétricas, bicicletas de corrida, bicicleta de cidade.
Às 15:00 começamos a pedalar em um sábado tórrido de junho encarando logo de cara uma pequena subida.
Para quem está acostumado a andar de bicicleta e tem uma bicicleta adequada a subida não era nada demais. Mas para a minha caçula de 7 anos que foi com sua bicicletinha sem nenhuma marcha foi um grande desafio, que ela encarou com muita força de vontade e com a ajuda de uma mão nas costas do pessoal da associação para dar um “empurrãozinho” até o topo.
Primeira parada: Igreja de S. Giovanni Maggiore
Nossa primeira parada foi em frente a Igreja de San Giovanni Maggiore, construída no século X, reedificada entre os anos de 1520 e 1530 e reformada novamente no século XIX.
Um lugar com uma atmosfera especial: de um lado as colinas com os campos, do outro este ambiente de paz, tranquilidade e amor. Até compartilhei as fotinhos no Instagram, que colo abaixo:
Segunda parada: relógio de sol de Panicaglia
Continuamos o nosso passeio em direção a segunda meta: o relógio de sol de Panicaglia. Ele foi construído em 2001 em uma pracinha da cidade com objetivo didático e ali as meninas puderam ver de perto como funciona um relógio de sol.
Elas notaram que o relógio marcava uma hora a menos (já que o relógio de sol não prevê o horário de verão) e tinha uma diferença de minutos, que deveria ser corrigida seguindo uma específica tabela.
Nesta praça tinha também uma fonte de água potável onde aproveitamos para nos refrescar. Se você estiver morrendo de desidratação em um dia tórrido de verão em Panicaglia fica a dica!
Terceira parada: lanche no Agriturismo Palazzo Vecchio
A terceira etapa da nossa viagem foi o Agriturismo Palazzo Vecchio onde paramos para fazer um lanche.
Lá existe uma lojinha que vende apenas produtos realizados no território como iogurtes, sucos de fruta e até cerveja.
Se você quer fazer uma parada por lá é recomendável telefonar antes (aqui o site oficial). Também existe possibilidade de hospedagem.
Depois seguimos de volta por estradinhas charmosas até a ciclovia no trecho que vai de Sagginale até o centro de Borgo San Lorenzo.
Mapa do itinerário de bicicleta no Mugello
Abaixo compartilho o mapa do itinerário de bicicleta no Mugello que os organizadores do passeio divulgaram:
Foi um dia divertido e gostei de ver que as meninas conseguiram completar o passeio até o fim. Ainda bem que existem atividades deste tipo em Borgo San Lorenzo e no Mugello.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide