Castello Sforzesco – Ele atravessou guerras, disputas, demolições, reconstruções, restaurações e obras de embelezamento e hoje é uma das atrações imperdíveis de Milão. Estou falando do Castello Sforzesco (assim com 2 Ls, em italiano) ou Castelo Sforzesco (em português com 1 L), que também é conhecido na Italia como Castello Sforza.
Aqui você encontrará todas as informações para organizar sua visita, de horários a ingressos, passando por visitas guiadas e, claro, uma parte com história e curiosidades. Não esqueça de salvar a página nos favoritos ou de enviá-la para aquela amiga ou amigo que estão planejando uma viagem para Milão nos próximos meses.
Índice
Ingressos para o museu do Castello Sforzesco
Os ingressos para o museu do castelo podem ser comprados online ou na hora na bilheteria dos museus do castelo (pode ter fila, dependendo do período do ano). Abaixo você encontra o link para compra dos ingressos para o Castello Sforzesco no revendedor oficial autorizado:
Categoria | Tarifa | Ingressos |
---|---|---|
Adultos / Inteiro | Euro 8,00 | reservar aqui |
0-17 anos | Grátis | reservar aqui |
Reduzido /+65 anos, cidadãos UE 18-25 anos | Euro 6,00 | reservar aqui |
Também é possível comprar os ingressos através de outros revendedores autorizados, como Get Your Guide, que incluem já um guia de áudio.
O horário da bilheteria é de terça à domingo das 10:00 às 16:30. Para mais informações o telefone é (+39) 02.88463700.
Visita gratuita dos Museus do Castelo Sforzesco
A entrada aos museus é gratuita todo primeiro domingo do mês, toda primeira e terceira terça-feira do mês a partir das 14:00 horas.
Visita guiada em Milão com opção de saída em português
É possível reservar uma visita guiada em Milão com guia que fala português através do Get Your Guide. É recomendável reservar com antecedência porque na última hora é mais difícil conseguir disponibilidade da língua.
Horários de abertura do castelo (pátios)
- diariamente das 07:00 às 19:30
Preços: Entrada gratuita (excluídos os Museus do Castelo)
Horários de abertura dos Museus do Castello Sforza
- de terça à domingo das 10:00 às 17:30 (última entrada às 16:30)
Os museus não abrem às segundas, no dia 25 de dezembro, no dia 1º de janeiro e em 1º de maio.
Como chegar no Castelo
De metrô:
- Linha vermelha (MM1): paradas Cairoli e Cadorna FN
- Linha verde (M2): paradas Lanza e Cadorna FN
De tram:
Linhas: 1, 2, 4, 12, 14, 26
De ônibus público:
Linhas 50, 57, 58, 61, 94
De ônibus turístico:
Existem diversas empresas de ônibus turísticos, os chamados ônibus panorâmicos ou “hop-on hop-off” que oferecem passagens com duração de 24, 48 ou 72 horas e guia de áudio gratuito para explicar as atrações de Milão por fora. Algumas das empresas mais famosas são a Sightseeing Experience e Milan Open Tour.
De Bikemi:
Stazione 3 – Cadorna 1, 84 – Cadorna 2, 94 – Cadorna 3, 4 – Lanza, 101 – Gadio Paleocapa, 263 – Castello
História do Castello Sforzesco
O Castello Sforzesco, assim como a famosa catedral de Milão (o “duomo”), é um dos monumentos mais amados pelos milaneses, um símbolo do poder exercitado pelos Senhores de Milão ou pelos conquistadores estrangeiros.
O nome do castelo é uma referência a Francesco Sforza, que no século XV decidiu reconstruí-lo. Mas na verdade a sua origem é ainda mais antiga: sua base começou a ser construída na segunda metade do século XIV por vontade de galeazzo II Visconti.
Reserve uma visita guiada em Milão com opção de visita no Castello Sforzesco
O castelo de Milão passou por dez fases diferentes: teve a fundação da época viscontea, a demolição, uma nova reconstrução, o período de residência da corte da época, a dominação francesa, a fortificação espanhola, a dominação austríaca, a conquista napoleônica, a restauração austríaca e uma nova restauração após a União da Itália.
A partir do século XX, o Castello Sforzesco se transformou em um lugar símbolo da cultura italiana, destinado a guardar as obras de arte locais.
O que tem para ver no Castelo de Milão
A primeira coisa que você deve saber é que o castelo fica em pleno centro de Milão, é uma área ideal para um passeio a pé, especialmente em belos dias de sol.
Quando você for visitar o famoso castelo de Milão pode caminhar pelos pátios do castelo, visitar os museus ou dar uma esticadinha até o lindo parque ali do lado.
Abaixo descansando no pátio do castelo. Você também pode aproveitar para visitar os museus ao seu interno.
O Parque Sempione
Ao redor do castelo existe um parque, o Parco Sempione, um oásis verde no centro histórico da cidade.
É no Parque Sempione que os milaneses vem fazer uma caminhada ou passear de bicicleta, ou quem sabe simplesmente trazer as crianças para respirar um pouco à céu aberto.
Se você também quiser dar uma esticadinha até o Parque Sempione não se esqueça de vestir um par de sapatos confortáveis (afinal ir ao parque de salto alto não tem nada a ver, né?)
Os pátios do Castelo
O Castello Sforzesco possui uma área onde se encontram os pátios externos com acesso gratuito. Veja aqui o horário de abertura dos pátios.
Existe um mapa oficial divulgado pelos organizadores com o elenco das obras no pátio do castelo. Confira o PDF abaixo:
Os museus do Castello Sforzesco
Você também pode entrar nas salas do Castello Sforza onde encontram-se os Museus do Castello Sforzesco.
Aqui você poderá admirar por exemplo o Museu de Arte Antiga, a Pinacoteca, o Museu dos Móveis e Esculturas, o Museu dos Instrumentos Musicais, Museu Egípcio entre mais alguns outros que você pode conferir diretamente no site oficial do Castello Sforzesco (onde encontrará uma visita virtual).
Se você prefere tudo explicadinho nos mínimos detalhes, faça um tour no Castelo Sforzesco com guia. Assim você não apenas conhecerá em pouco tempo a história (interessantíssima) do castelo, mas também a história da cidade de Milão!
Reserve o seu tour em Milão passando pelo Castello Sforzesco através da Get Your Guide
Obras de Destaque nos Museus do Castello Sforzesco
Para quem gosta de arte, vale a pena visitar por exemplo as salas com afrescos de Leonardo Da Vinci ou a Pietà Rondanini de Michelangelo Buonarroti.
A Pietà Rondanini de Michelangelo Buonarroti (1475-1564) está localizada no térreo do Pátio das Armas, no Museu Michelangelo, dentro do Castello Sforzesco. Esta escultura em mármore, medindo 196 x 70 x 73 cm, é a última obra inacabada de Michelangelo, criada entre 1553 e 1564. A Pietà Rondanini é uma profunda meditação sobre a morte e a salvação da alma. Nessa obra, Michelangelo se afastou do ideal clássico de perfeição, retratando Cristo não como uma figura heroica, mas como um símbolo de sofrimento profundo. A posição dos corpos de Maria e Jesus, em diferentes alturas, evoca vários momentos da vida de Cristo, como a deposição da cruz, o sepultamento e até mesmo a ressurreição, todos capturados no terno abraço de sua mãe. Deixada inacabada devido à morte de Michelangelo, esta escultura é um reflexo comovente dos últimos anos do artista. Desde 2 de maio de 2015, a Pietà Rondanini está exposta no novo espaço do museu, localizado no antigo Hospital Espanhol do Castello Sforzesco.
No Museu de Artes Decorativas, localizado no segundo andar da Rocchetta no Castello Sforzesco, você encontrará o Compasso Geométrico e Militar de Galileo Galilei na Sala XXIX. Este instrumento, feito de cobre dourado em Pádua em 1606, foi projetado pelo próprio Galileo em 1597 e construído por Marcantonio Mazzoleni. O compasso, composto por dois braços gravados com várias “linhas”, era usado para mais de quarenta cálculos geométricos e aritméticos diferentes, cruciais para fins civis e militares. Ele podia funcionar como um quadrante de artilheiro, ferramenta para desenhar mapas em escala ou para calcular taxas de câmbio. Em 1606, Galileo publicou um tratado detalhando seus usos, com apenas cinco dos compassos originais conhecidos atualmente. Além do exemplar exibido no Museu de Artes Decorativas, os outros podem ser encontrados no Museu da História da Ciência em Florença, no Istituto Geografico Militare, também em Florença, na Universidade de Pisa e em Cambridge, Inglaterra.
No Museu Arqueológico, situado no nível subterrâneo do Pátio Ducal do Castello Sforzesco, a Primeira Tumba de um Guerreiro de Sesto Calende (Varese), datada do final do século VII a.C., é um destaque significativo. Esta tumba, descoberta acidentalmente em 1867, acredita-se que pertença a um indivíduo de alta posição, como sugerem os valiosos bens funerários encontrados. Entre os artefatos estão partes de uma carruagem, um par de freios, uma arreata de cavalo, um capacete de bronze, uma espada curta de ferro, uma ponta de lança e um par de grevas de bronze arcaicas gregas. A carruagem, de origem grega, juntamente com os outros itens, reflete a troca de símbolos de poder entre diferentes culturas, indicando o alto status do guerreiro e as interações culturais da época. As diversas origens desses objetos sugerem que foram provavelmente recebidos como presentes cerimoniais entre líderes de várias comunidades, oferecendo um vislumbre fascinante dos costumes funerários e da estrutura social do período.
Organize sua visita ao Castelo de Milão
O Castello Sforzesco é um dos cartões postais de Milão e merece uma visita.
Se você tiver pouco tempo pode fazer apenas a visita externa, passando pelos pátios (gratuita).
Se a agenda permitir visite também os museus nas salas internas do Castelo.
Hospedagem em Milão
Se você está procurando dicas de onde ficar, confira nossas dicas de 10 hotéis em Milão que valem a pena.
Você já visitou o Castello Sforzesco? Conta pra gente sua experiência!
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] fazendo um passeio nos arredores do Castello Sforzesco, passamos pelo parque e pela Piazza Sempione e de lá caminhamos até a pizzaria […]
[…] Castello Sforzesco, é também um dos símbolos de Milão. Trata-se de um grande castelo e fortaleza medieval que foi […]
[…] 02 – passeio em Milão passando por exemplo pelo Castello Sforzesco, indo parar no topo da catedral de Milão, experimentando o panzerotto mais famoso da cidade […]
[…] pelo centro histórico e babar com o Duomo (a quarta maior catedral da Europa), de visitar o Castello Sforzesco e relaxar no Parque Sempione, de conferir as últimas tendências no Quadrilátero da Moda de […]
[…] de Milão como a catedral (ou em italiano, Duomo), a Galleria Vittorio Emanuelle II ou mesmo o Castello Sforzesco e a Corso […]
[…] 02 – passeio pela cidade de Milão passando por exemplo pelo Castello Sforzesco, indo parar no topo da catedral de Milão, experimentando o panzerotto mais famoso da cidade […]
[…] castelo lindo fica bem pertinho da Duomo e hospeda um museu onde é possível ver obras de Da Vinci e […]