Não importa se você ganhou seus Bitcoins (BTC) de presente de aniversário daquele seu tio tecnológico ou se tinha comprado suas criptomoedas em uma corretora há algum tempo. Se o seu objetivo agora é converter BTC em dinheiro, esse artigo é para você.

Índice do artigo:
1. Como converter Bitcoin em dinheiro
2. O que é uma transação P2P
3. Diferença entre uma operação spot na Binance (trade) e Binance P2P
4. Como funciona a plataforma Binance P2P
5. Como a Binance garante as operações de compra e venda de criptomoedas P2P
6. Como comprar e vender criptomoedas com dinheiro na Binance P2P
6.1 Abra uma conta na Binance e verifique sua identidade
6.2 A criptomoeda que você quer vender deve estar na “Carteira de Financiamento”
6.3 Na página Binance P2P abra uma ordem de venda
7. Existem riscos para as operações P2P?
7.1 Risco scammers
7.2 Risco do depósito bancário
7.3 Risco do pagamento em dinheiro
8. Dicas para transações de dinheiro em Pessoa
8.1 Guarde um comprovante de pagamento
8.2 Confira o valor recebido com máxima atenção
8.3 Escolha um lugar seguro para o encontro
9. Como se tornar um comerciante de dinheiro

Aprenda a converter Bitcoin em dinheiro na Binance P2P

1. Como converter Bitcoin em dinheiro

Existem diversas maneiras para transformar seus Bitcoins em dinheiro e aqui você vai aprender sobre como converter Bitcoin em dinheiro na Binance P2P.

Recentemente falamos aqui no BRASIL NA ITALIA da possibilidade de enviar dinheiro do Brasil para a Italia usando a Binance. Naquele artigo a nossa explicação ficou concentrada em comprar e vender os Bitcoins ou criptomoedas usando a corretora Binance. Em outras palavras: você comprava os seus Bitcoins da Binance e posteriomente vendia os seus Bitcoins para a Binance ao preço de mercado, efetuando um trade.

Mas existe uma outra forma de converter criptomoedas em dinheiro, que se aproxima mais da ideia original de descentralização do Bitcoin. E essa maneira é efetuar a transação P2P.

2. O que é uma transação P2P

Mas o que seria uma transação P2P? O P2P é a abreviação de Peer-To-Peer, que poderíamos traduzir de forma simples como transação de Pessoa para Pessoa.

Uma transação P2P é uma forma de pagamento descentralizada. Ou seja, um vendedor decide o preço de venda de um Bitcoin (ou outra criptomoeda qualquer) e a forma de pagamento e está ao comprador aceitar e cumprir o pagamento para receber a criptomoeda. Tudo isso sem intermediários entre comprador e vendedor.

Mas vamos dar um exemplo para ficar mais claro:

Joãozinho decide vender 1 Bitcoin por 300 mil Reais e publica um anúncio dizendo que aceita pagamentos através de um depósito bancário.

Mariazinha acha o preço justo e está disposta a pagar os 300 mil Reais para o Joãozinho em troca de 1 Bitcoin.

Joãozinho passa os dados da conta dele. Dessa forma Joãozinho e Mariazinha não pagam taxas.

pagamentop2p
Exemplo de pagamento P2P, de pessoa a pessoa, sem intermediários

Mas aqui nasce um problema: o que acontece se Mariazinha fizer o pagamento de 300 mil Reais e o Joãozinho não transferir para ela 1 Bitcoin como combinado? Ou vice-versa: Joãozinho pode mandar 1 Bitcoin para Mariazinha e ela pode desaparecer sem efetuar o depósito para Joãozinho…

As transações P2P dependem de confiança, mas no mundo de hoje nem sempre podemos confiar em desconhecidos, certo? Então para resolver esse problema a Binance criou uma solução que se chama Binance P2P.

3. Diferença entre uma operação spot na Binance (trade) e Binance P2P

Nas operações de trade, você compra ou vende criptomoedas da Binance pelo preço de mercado e paga taxas para a Binance.

Já nas operações P2P você compra ou vende criptomoedas de outras pessoas e a Binance oferece apenas a plataforma segura, um chamado “marketplace”, agindo portando como um juiz, que garante a segurança das operações.

4. Como funciona a plataforma Binance P2P

A Binance P2P é uma plataforma mediadora das compras e vendas de criptomoedas. Ela é a intermediária entre o vendedor e o comprador de criptomoedas.

Schermata 2021 11 18 alle 18.05.19
fonte da imagem: divulgação

5. Como a Binance garante as operações de compra e venda de criptomoedas P2P

A partir do momento que uma ordem de compra é criada pelo vendedor, o comprador pode fazer o pagamento da criptomoeda tranquilamente porque a Binance bloqueia a criptomoeda do vendedor até que a ordem seja completada.

Se o comprador não receber a criptomoeda dentro do limite de tempo pré-estabelecido, após ter efetuado o pagamento, basta entrar em contato com a Binance clicando no botão “Appeal”.

A Binance tem uma equipe de suporte especial exclusiva para esses casos.

Somente depois que o vendedor confirmar que o pagamento foi recebido, a plataforma vai liberar a criptomoeda para a carteira do comprador.

Desta forma a Binance garante a segurança do comprador e do vendedor.

6. Como comprar e vender criptomoedas com dinheiro na Binance P2P

Para comprar e vender criptomoedas com dinheiro na Binance P2P você precisa ter uma conta na Binance.

6.1 Abra uma conta na Binance e verifique sua identidade

Se ainda não tiver, abra uma conta na Binance com o nosso código promocional B9JSODR3 e ganhe 20% de desconto nas taxas das operações SPOT para sempre.

Se tiver dúvidas sobre como abrir conta na Binance com desconto clique aqui.

Você deverá fazer o KYC (Know Your Customer), ou seja, verificar a sua identidade. Para isso será necessário fornecer um documento de identidade, um passaporte ou uma carteira de habilitação. Este procedimento tem como objetivo combater atividades criminais e são um ponto a favor da sua segurança.

Atualmente os fornecedores de serviços financeiros são obrigados a solicitar o KYC em diversos países do mundo e a Binance, a partir do dia 20 de agosto de 2021, tornou o KYC obrigatório para todos os seus usuários.

Também será necessário concluir a autenticação da sua conta por SMS.

6.2 A criptomoeda que você quer vender deve estar na “Carteira de Financiamento”

Para efetuar uma venda na Binance P2P, a cripto deve estar na “Carteira de Financiamento” (Funding Wallet) no site da Binance. Veja imagem abaixo:

Funding Wallet Binance -  carteira de Financiamento Binance

Atenção: antigamente as criptos deviam estar na carteira P2P, mas a Binance comunicou no dia 18/08/2021 que a Carteira P2P foi integrada à Carteira de Financiamento. A Carteira P2P não será mais usada e todas as transações P2P serão conduzidas através da Carteira de Financiamento).

Para transferir suas criptos na Carteira de Financiamento basta clicar em Trasferir. Assim você pode passar suas criptos da carteira Spot para a carteira de Financiamento sem pagar taxas.

6.3 Na página Binance P2P abra uma ordem de venda

Para ir diretamente à seção da Binance P2P basta clicar no seguinte link: Converta criptomoedas em dinheiro

Vender BTC Binance P2P

Você vai notar que é possível escolher entre os modos Rápido e P2P. No modo rápido você pode fazer trades instantaneamente com um único clique. No modo P2P você faz trades com mais opções e flexibilidade. Indico a opção P2P.

Selecione a operação que você deseja fazer entre as opções Compra/Venda (no nosso exemplo estou falando da Venda de Criptomoedas) e em seguida a criptomoeda que deseja vender.

No momento na Binance P2P é possível vender as seguintes criptomoedas: USDT, BTC, BNB, ETH e DAI.

Ao lado do botão Vender você seleciona a cripto que deseja vender: por exemplo BTC.

Abaixo do botão Vender você seleciona a moeda em dinheiro que deseja receber, por exemplo BRL.

Você vai ver então uma lista de anunciantes que querem comprar a criptomoeda que você vende e estão dispostos a pagar na moeda que você selecionou.

Assim como se estivesse reservando um hotel no Booking, você vai ver os dados para selecionar o melhor comprador. Avalie por exemplo a quantidade de ordens já efetuadas e o percentual de conclusão das ordens. Quanto maior a quantidade de ordens e mais alto o percentual de conclusão de ordens, mais seguro é o seu comprador. Também verifique se a forma de pagamento é aquela que você desejava. E clique em Vender BTC.

Depois selecione a quantidade de BTC que deseja vender ou a quantidade de BRL que deseja receber. Selecione também a forma de pagamento que deseja usar para concluir a operação. Esta forma de pagamento será mostrada para o comprador.

Se você tiver dúvidas tem um tutorial por Video no próprio site da Binance bem detalhado para te ajudar.

Existe um prazo específico para o comprador efetuar o pagamento e para o vendedor enviar as criptomoedas. Respeite os prazos para evitar que a ordem seja cancelada. Para evitar perdas financeiras não cancele a ordem após o pagamento.

7. Existem riscos para as operações P2P?

Sim, sempre vão existir riscos quando se trata de operações financeiras, mas a Binance ajuda a reduzi-los graças a sua plataforma. O problema não está na plataforma P2P da Binance que é segura e funciona muito bem. Eventuais dificuldades podem nascer fora da plataforma: quando você vai receber um pagamento em dinheiro ou mesmo um depósito bancário. Ou ainda o risco scammers. Continue a leitura abaixo…

7.1 Risco scammers

Para evitar ser vítima de scammers um conselho fundamental para o vendedor de criptomoedas na Binance P2P é: nunca transfira a criptomoeda antes de receber o pagamento.

Pode acontecer de um mal intencionado entrar em contato com você dizendo que é do suporte da Binance e que vai te ajudar a completar a operação antes de receber o pagamento. É furada. Ignore. Depois que o vendedor confirmar a ordem e transferir a criptomoeda para o comprador a operação é considerada finalizada e não tem mais nada que você possa fazer. A Binance não se responsabiliza por transações efetuadas fora da plataforma.

7.2 Risco do depósito bancário

Existe um risco para o vendedor que opta por pagamento através de depósito bancário: isso porque a transação de Bitcoin é irreversível, já os depósitos são reversíveis.

O italiano Mauro Caimi conta neste vídeo, de março de 2021, que o seu amigo Paolo levou um golpe semanas depois da transação P2P. O caso foi o seguinte: Paulo vendia Bitcoin através da Binance P2P. De acordo com a história, ele tinha recebido o depósito do dinheiro na conta do banco, confirmou o recebimento com a Binance que autorizou a transferência de Bitcoins. Parecia que estava tudo certo. Semanas depois ele viu que o banco fez o estorno do valor recebido pelos Bitcoins. Como assim? O titular da conta no Banco alegou que tinha sido roubado e que não tinha sido ele a efetuar as operações. No vídeo ele não conta como a história terminou… mas deve ter sido um belo susto. Precisa ver se depois da introdução da identificação obrigatória (o KYC) um problema desses ainda poderia acontecer. Mas é algo que parece bastante improvável.

7.3 Risco do pagamento em dinheiro

Existe também os riscos de receber em dinheiro que vão de um simples não contar direito as notas que você recebe e perceber que tinham menos notas do que o valor combinado até o problema de receber notas falsas ou ainda encontrar um criminoso do outro lado, invés de uma pessoa normal que simplesmente quer fazer uma troca boa para as duas partes.

8. Dicas para transações de dinheiro em Pessoa

Se você optar por pagamentos em dinheiro cash é bom prestar atenção em alguns fatores importantes.

8.1 Guarde um comprovante de pagamento

Em primeiro lugar a Binance não participa das transações, direta ou indiretamente, e não se responsabiliza por eventuais riscos e perdas financeiras.

Nas diretrizes e regras para segurança em trades com dinheiro, a Binance esclarece que em caso de contestação, o serviço de suporte considerará apenas as informações especificadas nas regras de trade do anúncio e sua correspondência no chat da ordem.

Diz ainda que “o vendedor e o comprador devem garantir a preservação do comprovante de pagamento. Isso pode ser uma foto, um documento formal ou uma conversa de chat.”

A Binance também alerta que você use apenas o chat aberto para a ordem. Se usar outro canal ou sistema de mensagens para a comunicação será por sua conta e risco.

8.2 Confira o valor recebido com máxima atenção

O vendedor deve conferir com cuidado e verificar o dinheiro.

O vendedor não tem o direito de alterar o preço após o lançamento da ordem e a chegada do comprador.

Após confirmar o recebimento do pagamento, a criptomoeda deve ser transferida para o comprador em 15 minutos. Depois de marcar a ordem como concluída, ela não poderá ser contestada em nenhuma circunstância.

8.3 Escolha um lugar seguro para o encontro

Evite encontros em lugares suspeitos e distantes do centro da cidade.

Melhor optar por um ambiente público e seguro, como um escritório. Leve alguém com você.

Quem compra as criptomoedas também ficar esperto: durante a transação não permita que o dinheiro seja levado, sob qualquer pretexto. A conferência e verificação do dinheiro devem ser realizadas na presença de ambos os envolvidos na transação.

9. Como se tornar um comerciante de dinheiro

A Binance também oferece a opção para se tornar um comerciante de dinheiro. Mas para isso você já deve ter bastante prática nas operações P2P, deve ter um escritório e a possibilidade de oferecer depósitos seguros.

Como o nosso artigo é para quem ainda está começando deixo aqui uns links para o futuro, quando você ficar mais experiente 😉

Leia no site da Binance: Comerciante de dinheiro

Formulário para solicitar a inscrição: Aplique aqui para se tornar um comerciante de dinheiro


Espero que o artigo tenha sido útil para você. Se gostou compartilhe-o com seus amigos e familiares. Quer compartilhar a sua experiência? Comente abaixo.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorGoverno aprova o Super Green Pass
Próximo artigo[Roma] Natal no parque de diversões Cinecittà World
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here