02/03/2022 – Já pensou ter seu dinheiro apreendido em um aeroporto italiano? Foi isso que aconteceu ontem com dois viajantes no Aeroporto Internacional de Milão. Leia aqui a notícia do controle financeiro no Aeroporto Malpensa.

Índice do artigo:
– A notícia: Dinheiro não declarado, dinheiro apreendido
– Como funciona o controle de dinheiro em entrada e saída da Italia

A notícia: Dinheiro não declarado, dinheiro apreendido

Ontem foi realizado um controle financeiro no Aeroporto Malpensa em Milão por parte dos funzionários da Agenzia Dogane Monopoli (ADM) e da Guardia di Finanza (GDF), a polícia financeira da Italia.

Os funcionários pegaram dois viajantes que escondiam dinheiro não declarado.

Uma das viajantes era uma passageira russa que vinha de Moscou. A viajante passou o canal verde “nada a declarar” (nulla da dichiarare) da área da alfândega, mas encontraram 78 mil euros na sua bagagem a mão. Resultado: foi realizada uma apreensão administrativa de 34 mil euros conforme previsto pela norma (veja abaixo).

Controle financeiro no Aeroporto Malpensa: o dinheiro escondido dentro de caixas de biscoitos infantis
Controle financeiro no Aeroporto Malpensa: o dinheiro escondido dentro de caixas de biscoitos infantis (foto: divulgação ADM)
Controle financeiro no Aeroporto Malpensa em 01/03/2022

O outro viajante era um cidadão alemão que voava para Istambul na Turquia. Descobriram que ele viajava com um total de 216.700 euros escondidos dentro de 2 caixas de biscoitos para crianças na bagagem despachada. Resultado: a polícia apreendeu 103.305 euros.

Em um dia foram encontrados um total de 294 mil euros não declarados por dois passageiros. Esse tipo de controle é frequente.

De acordo com a própria ADM no bimestre dezembro/2021-janeiro/2022 foram efetuados 287 denúncias contra passageiros relativas a violações valutárias de acordo com o D.lgs 196/2008.

Foram apurados montantes não declarados superiores a 4 milhões de euros, aplicadas sanções equivalentes a 124 mil euros e apreendidos 271 mil euros.

As informações foram divulgadas em um comunicado para a imprensa por parte da ADM (veja aqui).

Em busca de combater lavagem de dinheiro e crimes, a Italia tem aplicado cada vez mais novas restrições para pagamentos em dinheiro, leia aqui.

Como funciona o controle de dinheiro em entrada e saída da Italia

A Agenzia Dogane Monopoli (ADM) em colaboração com o Ministero dell’Economia e della Finanza (MEF) da Italia efetua controles de dinheiro em entrada ou saída da Italia. O objetivo é rastrear o dinheiro em papel que entra e sai da Italia.

Em caso de transporte de dinheiro em papel por um valor equivalente ou superior a 10 mil euros é necessário declarar em um formulário. Se o valor não for declarado ou for declarado errado, o viajante estará sujeito a sanções e a apreensão de 50% do valor.

O vídeo abaixo divulgado pela Agenzia Dogane Monopoli aqui dá mais informações:

Você conhecia essas regras? Você se lembra de ter preenchido algum formulário do tipo? Conta para a gente nos comentários.

E não esqueça de compartilhar essa informação com seus amigos e familiares!

Leia também: Motoristas ilegais no Aeroporto Fiumicino levam multa de 4.128 euro

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorDocumentos necessários para entrar na Italia
Próximo artigo[Prorrogado para 2023] Novas restrições para pagamentos em dinheiro na Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here