Em um pequeno vilarejo da Toscana chamado Vinci, a cerca 60 Km de distância de Florença, nasceu Leonardo da Vinci.

Quem quiser saber mais sobre a vida deste gênio do Renascimento poderá visitar a charmosa cidadezinha onde encontra-se um museu dedicado a Leonardo, laboratório para crianças, a casa de Leonardo e até a igreja onde Leonardo foi batizado. Saiba mais aqui.

Índice do artigo:
1. História do museu Leonardiano de Vinci
2. Visita do Museu Leonardiano de Vinci
3. Quando viveu Leonardo da Vinci
4. Onde Leonardo da Vinci foi batizado
5. A casa de Leonardo da Vinci
6. Jogar tênis em Vinci

Vista panorâmica do vilarejo de Vinci, a cidade na Toscana onde nasceu Leonardo da Vinci
Vista panorâmica do vilarejo de Vinci, a cidade natal de Leonardo da Vinci (foto: Barbara Bueno – 20/03/2022)

1. História do museu Leonardiano de Vinci

O Museu Leonardiano de Vinci encontra-se em um castelo que pertenceu aos contes Guidi e que foi doado ao Comune di Vinci em 1919. Foi naquela época, que coincidia com o IV centenário da morte de Leonardo da Vinci, que nasceu o desejo de dedicar a Leonardo um museu na sua terra natal.

Mas não pense que o museu nasceu imediatamente. Vieram as guerras, o castelo passou por uma reforma e apenas no dia 15 de abril de 1953 nasceu oficialmente o museu, que contava com uma série de modelos reconstruídos em base aos desenhos de Leonardo. Esses modelos foram doados pela International Business Machines Corporation (IBM) ao Comune di Vinci.

O museu dos anos 1950 era muito diferente do que está disponível hoje ao público. Naquela época apenas 4 salas do castelo eram ocupadas. Em 1986 o museu passa por uma grande reforma e então ganha oficialmente o nome de Museo Leonardiano.

No verão de 2004 os espaços expositivos foram ampliados devido a união do Castello dei Conti Guidi a Palazzina Uzielli em um único novo percurso em duas sedes, pouco distantes no centro histórico de Vinci.

Praça da cidade de Vinci, na Toscana
A praça projetada por Mimmo Paladino e a Palazzina Uzielli onde as crianças participaram de um laboratório (foto: Barbara Bueno – 20/03/2022)

O novo acesso ao museu, através da Piazza dei Guidi, foi reformado com um projeto do artista Mimmo Paladino que deu vida a uma cenografia em linha com a figura artística e científica de Leonardo.

Entre os anos 2008-2010 foram realizadas outras reformas na antiga estrutura da Rocca dei Conti Guidi. Quem tiver o privilégio de passear em Vinci nos dias de hoje encontrará um vilarejo bem cuidado e charmoso.

O Castello dei Conti Guidi onde encontra-se hoje o Museu Leonardiano em Vinci
O Castello dei Conti Guidi onde encontra-se hoje o Museu Leonardiano em Vinci (foto: Barbara Bueno – 20/03/2022)

2. Visita do Museu Leonardiano de Vinci

vinci italia
O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci em Vinci

Depois de 2 anos de pandemia as escolas ainda não podem organizar oficialmente passeios com as crianças. Mas já é possível visitar museus.

Então, junto com os pais das coleguinhas de classe da minha filha, organizamos um passeio em grupo no primeiro domingo de primavera de 2022.

Alugamos um ônibus (para dar aquele ar de excursão em grupo e bagunça) e lá fomos nós até Vinci, onde uma guia de turismo profissional nos aguardava para contar um pouco a história de Leonardo da Vinci às crianças e mostrar um pouco das suas invenções e genialidades.

3. Quando viveu Leonardo da Vinci

Uma das primeiras coisas que nossa guia tentou transmitir às crianças, interessadíssimas, foi que Leonardo da Vinci viveu em um período em que as pessoas ainda não conheciam a energia elétrica, o avião, o automóvel.

Imagine que Leonardo da Vinci nasceu praticamente 570 anos atrás, no dia 15 de abril de 1452. Naquela época as pessoas se impressionavam com coisas que hoje podem parecer “bobas” aos nossos olhos. Como um carro que anda sozinho.

visita museu leonardiano vinci
As crianças descobriram algumas das invenções de Leonardo, como o carro que anda sozinho

Na foto acima tem o “automóvel” de Leonardo da Vinci: era um carro capaz de andar apenas alguns metros de distância sozinho, possivelmente usado no teatro para impressionar os expectadores.

Ficamos sabendo que Leonardo da Vinci era canhoto e, além disso, escrevia da direita para a esquerda, como dá para ver na imagem abaixo.

Leonardo da Vinci
Um dos estudos de Leonardo da Vinci onde podemos ver que ele escrevia da direita para a esquerda

Mais do que o artista que pintou a Mona Lisa, Leonardo era um verdadeiro curioso.

Leia também: Como era a Monalisa na vida Real?

Na exposição vimos diversos estudos de Leonardo sobre as invenções de Brunelleschi que tornaram possíveis a construção da cúpula da catedral de Florença.

Vale saber que a construção da cúpula da catedral de Florença foi terminada apenas em 1446, após a morte de Brunelleschi. Leonardo nasceu 6 anos depois que a cúpula estava finalmente pronta (embora os afrescos internos seriam realizados por Vasari apenas cem anos depois).

Leonardo da Vinci também projetou um tanque de guerra como o da foto abaixo:

tanque de guerra leonardo da vinci
O tanque de guerra de Leonardo da Vinci por fora

Em um período em que não existiam motores, os tanques entravam em movimento com a ajuda de 8 homens que movimentavam os maquinários projetados por Leonardo. Olha a imagem do tanque de Leonardo por dentro:

tanque de guerra leonardo da vinci por dentro
O tanque de guerra projetado por Leonardo da Vinci visto por dentro

Mas o que mais deixou minha filha impressionada foi saber que Leonardo da Vinci abria o corpo de pessoas mortas para estudar a anatomia do corpo humano. Nossa guia contou que Leonardo da Vinci obtinha os corpos de pessoas falecidas no Hospital Santa Maria Nuova, em Florença, que é o hospital mais antigo do mundo ainda em funcionamento nos dias de hoje.

Para mais informações e horário de abertura: https://www.museoleonardiano.it/ita/visita/orari

Reserve uma excursão para Vinci saindo de Florença através da Get Your Guide

4. Onde Leonardo da Vinci foi batizado

Leonardo da Vinci foi batizado na Igreja de Santa Cruz (Chiesa di Santa Croce) na cidade de Vinci.

fonte batismo leonardo da vinci.jpg
A fonte onde foi batizado Leonardo da Vinci na Igreja de S. Cruz em Vinci

Uma curiosidade: Leonardo da Vinci foi batizado sem a presença dos pais, Caterina e Piero da Vinci. Sabe por quê?

Porque os pais de Leonardo da Vinci não eram casados! Leonardo era filho de uma relação ilegítima. Caterina era uma moça humilde. Já Piero da Vinci era um notário. Aliás o registro de batismo de Leonardo foi escrito pelo avô, Antonio, que também era notário. A anotação encontra-se em um antigo livro usado por notários onde estava escrito:

«Nacque un mio nipote, figliolo di ser Piero mio figliolo a dì 15 aprile in sabato a ore 3 di notte (de acordo com o calendario gregoriano, seria 23 de abril às 21:40). Ebbe nome Lionardo. Battizzollo prete Piero di Bartolomeo da Vinci, in presenza di Papino di Nanni, Meo di Tonino, Pier di Malvolto, Nanni di Venzo, Arigo di Giovanni Tedesco, monna Lisa di Domenico di Brettone, monna Antonia di Giuliano, monna Niccolosa del Barna, monna Maria, figlia di Nanni di Venzo, monna Pippa di Previcone»

A mãe de Leonardo se casa em 1453 com um outro homem que aceita a “situação”. Ele se chamava Piero del Vacca da Vinci, conhecido como “Achattabriga” (Attaccabriga).

O pai de Leonardo, Piero, se casa em 1452 com outra mulher, Albiera di Giovanni Amadori e com ela não terá filhos.

De acordo com registros históricos, Leonardo vivia na casa do pai com a esposa Albiera.

5. A casa de Leonardo da Vinci

A casa natal de Leonardo da Vinci fica um pouquinho mais afastada do centro de Vinci, mais especificamente em Anchiano.

casa natal leonardo da vinci
A placa no ingresso para a Casa Natal de Leonardo da Vinci na Toscana

Depois de uma pausa para o almoço no centro de Vinci ou quem sabe um piquenique nos arredores, é possível fazer uma caminhada em uma trilha de terra entre oliveiras para chegar até a casa onde Leonardo da Vinci nasceu e viveu seus primeiros anos de infância.

ilustracao casa leonardo da vinci
A casa natal de Leonardo da Vinci

A caminhada dura aproximadamente 1,5km por trecho (3 km ida e volta) com trechos em subida, mas o visual é bem bonito.

casa natal Leonardo da Vinci Italia
A casa onde nasceu Leonardo da Vinci em 1452

Uma placa homenageia Leonardo da Vinci:

casal natal leonardo da vinci placa 2

6. Jogar tênis em Vinci

Em Vinci existem duas quadras de tênis de saibro cobertas durante o inverno (no verão costumam abrir). Para informações visite a página facebook Tennis Vinci. No dia anterior a nossa visita ao museu, minha caçula Aurora participou de um torneio infantil lá. Quem sabe pode ser interessante para você também.

campo tennis vinci

E você, já teve a oportunidade de conhecer Vinci? Escreva um comentário abaixo contando a sua experiência! Se ficou com alguma dúvida pergunte nos comentários.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorHorário de verão na Italia 2022
Próximo artigo[Criptomoedas] Use o Binance Farming de Swap e ganhe bônus!
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here