Você sabia que em Florença existe um hospital inaugurado em 1288 e é considerado um dos hospitais mais antigo do mundo em atividade até hoje? Trata-se do hospital de Santa Maria Nuova, que fica na Piazza Santa Maria Nuova 1, em pleno centro histórico de Florença.
Índice
Um dos Hospitais mais antigos do mundo em atividade até hoje

A poucos passos de distância da catedral de Florença encontra-se um dos hospitais mais antigos do mundo ainda em atividade. O hospital passou por diversas reformas ao longo dos séculos, mas mantém ainda hoje o seu aspecto artístico que foi um ponto de referência para diversos artistas do Renascimento.

A história do hospital Santa Maria Nuova
Folco Portinari começou a “pensar” na constituição de um hospital para a cura dos “pobres doentes” por volta de 1285.
Naquela época a área em que será construído o hospital de Santa Maria Nuova é em plena urbanização já que tinham sido derrubados os muros que passavam pelo terreno que depois se transformaria no que hoje é a via Bufalini e Sant’Egidio.
Os primeiros pacientes serão admitidos em 1288 em algumas pequenas casas próximas a um oratório com um pequeno convento pertencente aos frades Saccati, uma ordem já abandonada.
A instituição foi logo um sucesso, seja no plano social, econômico e, consequentemente, político.
A área escolhida por Folco, do ponto de vista produtivo, era uma área ideal já que tinham muitos artesãos e atividades relacionadas a arte da lã.
Com a completa anexação do convento Saccati e do terreno – ocorrida entre 1296 e 1312 – a família Portinari (Folco faleceu menos de um ano após a inauguração) começou a construir o novo hospital: a enfermaria masculina em 1313- ’15 e por volta de 1320, o das mulheres que são transferidas para além da praça, para um novo edifício que será colocado na esquina com a Via della Fogna que – devido à presença da instituição de saúde e caridade, assumirá o nome na via delle Pappe (hoje Folco Portinari).

Em 1341 seria construída a segunda área masculina em forma de “sete ao contrário” em direção a via della Pergola; com a peste de 1348 (graças a muitas doações) foi possível aumentar o hospital feminino até a via dell’Oriuolo.
Entre 1401 e 1408 foi construído o primeiro trecho de enfermaria masculina em frente daquela construída na via della Pergola. A ampliação seria completada por volta de 1479. Finalmente em 1574 o hospital ganhava a forma de cruz com a construção do último braço.
Além das obras de ampliação destaca-se também, entre as mais importantes do século XV, a construção de três claustros princiapais em 1418, que ainda hoje podem ser vistos: o do cemitério dos Ossos (hoje cortile Galli Tassi), o Medicherie e o Samaritana.
Desde aquela época Santa Maria Nuova será sempre um canteiro de obras, que a distinguirá pelo menos até o século XX.
Abaixo um vídeo com mais detalhes:
Para saber mais: Ospedale Santa Maria Nuova
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Amo coisas antigas