Os NFTs viraram uma febre nos últimos meses entre apaixonados por tecnologia. Independente das altas e baixas dos mercados, é um setor que vale a pena ficar de olho, conhecer, aprender a usar e descobrir suas potencialidades.

Neste artigo você ler sobre como entrar no mundo de NFTs da Binance. Para dar os seus primeiros passos em direção ao futuro.

Índice do artigo:
1. Mas afinal o que é e para que serve esse tal de NFT
1.1 Tokens fungíveis
1.2 Tokens não fungíveis ou NFTs
1.3 Uso de NFTs
1.4 Os NFTS serão os próximos diamantes?
2. Como entrar no mundo de NFTs da Binance
2.1 Como acessar a mini aplicação Binance NFT
2.2.1 – Certifique-se que você já tem a última app da Binance no seu celular
2.2.2 – Na página inicial da app da Binance, arraste a tela para baixo para entrar na seção Marketplace
2.2.3 Escolha o seu NFT
3. Como comprar o seu primeiro NFT na Binance
3.1 Sugestões de NFTs para você começar
3.2 Onde vão parar os NFTs que você compra na Binance
4. Como transferir o seu NFT para uma carteira externa
4.1 Se você está enviando o seu NFT para uma carteira Metamask

Binance NFT - Como entrar no mundo de NFTs da Binance

Atenção: antes de começar gostaria de ressaltar que este não é um conselho de investimento. Mas uma dica para quem quer curiosar neste mundo novo dos NFTs que possui infinitas possibilidades.

1. Mas afinal o que é e para que serve esse tal de NFT

Talvez você já tenha ouvido falar que NFT é a sigla de “Non Fungible Token” mas acabou não entendo nada mesmo assim.

Vou tentar explicar de uma forma compreensível para quem está começando agora. Depois me conta nos comentários se a explicação ficou clara ou se devo melhorar 😉

Um NFT poderia ser traduzido como um certificado de propriedade digital único.

Agora vamos dar um nome para este certificado digital e vamos chamá-lo de token.

Você precisa saber que existem os tokens fungíveis e não fungíveis.

1.1 Tokens fungíveis

Os tokens fungíveis são iguais uns aos outros.

Para entender o que é fungível, visualize o dinheiro. Uma nota de 100 Reais possui exatamente o mesmo valor de uma outra nota de 100 Reais.

cem reais igual cem reais, dinheiro é fungível
Uma nota de 100 Reais é sempre equivalente a uma outra nota de 100 Reais; o dinheiro é um ativo fungível

A mesma coisa acontece com o famoso “Bitcoin”. O valor de 1 Bitcoin (BTC) é sempre idêntico ao valor de um outro Bitcoin.

As criptomoedas em geral são tokens fungíveis porque tem o objetivo de funcionar como meio de trocas.

Portanto criptomoedas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), BNB (BNB), Dogecoin (DOGE) são exemplos de tokens fungíveis.

Dica de leitura: [Criptomoedas] Enviar dinheiro para a família no exterior sem pagar taxas através do Binance Pay

Alguns exemplos de bens fungíveis são o dinheiro, as ações, as barras de ouro. Em geral um ativo é fungível se possui um valor próprio definido e misurável, pode ser substituído facilmente com um ativo de características parecidas no mercado e pode se transformar em um investimento de valor a longo prazo.

1.2 Tokens não fungíveis ou NFTs

Já os tokens não fungíveis são únicos, insubstituíveis, não podem ser divididos ou repetidos.

Alguns exemplos de bens não fungíveis são os quadros, eventos musicais, contratos de venda de um automóvel e bens ou serviços únicos. Como existe apenas um original, este ativo possui uma propriedade diferenciada que não permite troca com algo idêntico.

Minha filha Aurora admirou a obra "La nascita di Venere", realizada por Botticelli em mostra na Galleria Uffizi de Florença. Este quadro é um exemplo de ativo não fungível. Ele é unico. Pode ser desenhado, fotografado, copiado por outros artistas. Mas o quadro original é único e não fungível.
Minha filha Aurora admirou a obra “La nascita di Venere”, realizada por Botticelli em mostra na Galleria Uffizi de Florença. Este quadro é um exemplo de ativo não fungível. Ele é unico. Pode ser desenhado, fotografado, copiado por outros artistas. Mas o quadro original é único e não fungível.

Os tokens não fungíveis ou NFTs tem uma característica em especial em relação a outros ativos não fungíveis: eles são registrados em uma rede digital conhecida como Blockchain.

Serão seus para sempre até você doá-lo, trocá-lo por algo diferente ou por dinheiro. Com a vantagem de não precisar carregar este ativo com você como um ativo material.

Um quadro deve ser transportado. Um NFT pode ser guardado em uma carteira digital e você precisará apenas das palavras secretas da carteira digital para ter acesso ao NFT.

Em 2017 escrevi um artigo que explicava de forma simples a blockchain, leia aqui.

1.3 Uso de NFTs

Estamos ainda engatinhando no uso dos tokens não fungíveis. Existem milhares de possibilidades de NFTs, ainda a serem testadas e inventadas. Mas alguns setores já começam a se destacar.

Arte Digital

Ultimamente os NFTs tem sido usados por exemplo por colecionadores de arte digital. Muitos artistas começam a criar obras de arte e vendê-las através da Blockchain. Colecionadores compram as obras.

Até museus começam a exibir obras em NFTs como é o caso da exposição Let’s Get Digital no Palazzo Strozzi de Florença entre os dias 18 de maio e 31 de julho de 2022.

Jogos eletrônicos

Os NFTs tem sido muito usados também em jogos eletrônicos. Eles são objetos que os personagens colecionam e conquistam conforme passam fases do jogo, são acessórios do personagem como por exemplo roupas, armas, poderes especiais.

Antigamente um jogador conquistava um prêmio e este prêmio ficava preso no jogo para sempre. Hoje ele pode ser guardado em uma carteira digital, trocado com amigos, quem sabe no futuro poderá até ser usados em jogos diferentes e compatíveis.

Imaginando os NFTs no setor turístico

O turismo é um setor ainda pouco explorado no mundo dos NFTs, mas vejo grandes possibilidades.

Quem aí gosta de colecionar carimbos no passaporte? Imagina se invés de carimbos no passaporte, a cada viagem uma companhia aérea ou de trem distribui um NFT único exclusivo para você lembrar daquela viagem? Algo que depois poderá guardar e mostrar para os seus familiares, amigos? De repente fazer uma competição online de quem tem mais NFTs de uma determinada companhia aérea?

Mas podemos ir além da companhia aérea. Poderia ser usado por museus, atrações turísticas, destinos.

Já pensou se ao entrar no Coliseu você usasse um bilhete digital que te desse um NFT bonitinho colecionável para você guardar de lembrança da sua visita?

Ou se ao desembarcar no Aeroporto Fiumicino você recebesse um NFT de Bem-vindo a Italia?

Na verdade algumas empresas já começam a fazer os primeiros testes como é o caso de Air Europa, Emirates, NCL ou Eslovênia, leia a matéria em italiano do TTG.

1.4 Os NFTS serão os próximos diamantes?

Hoje já é possível presentear amigos, familiares e clientes com NFTs. É verdade que no momento nem todo mundo ainda entende muito bem como o NFT funciona e por que tem tanto potencial. As tradições são construídas com o tempo.

Você já parou para pensar em por que os diamantes são assim tão especiais? Por que os diamantes são presenteados como símbolo de amor eterno? Pois recomendo que você leia o artigo “Os diamantes não são assim tão raros” que conta como a crença na raridade dos diamantes deve-se a estratégia comercial da De Beers, que a partir do século XIX começou a construir um mito que dura até hoje.

Depois desta mega introdução sobre NFTs é hora de você aprender a comprar e colecionar seus primeiros NFTs (e quem sabe até presenteá-los!).

2. Como entrar no mundo de NFTs da Binance

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo. Se você deseja começar a comprar e vender criptomoedas precisará de uma corretora (ou exchange, o termo usado em inglês). Existem diversas corretoras de criptomoedas no Brasil e no mundo e é recomendável escolher sempre uma corretora que tenha muita liquidez, muitos clientes no mundo inteiro e taxas baixas.

Se você perdeu, leia o artigo aqui do site “Qual melhor exchange de criptomoedas 2022 (do ponto de vista das taxas de trading spot)”

Como você deve ter percebido a minha corretora de criptomoedas favorita é a Binance. Sigo sempre as atualizações do CEO e fundador da Binance, o CZ, no twitter. Daquilo que li ao longo dos últimos meses me parece uma pessoa séria, focada, construtiva.

Mais do que uma simples corretora de criptomoedas a Binance está se transformando em um verdadeiro ecossistema digital. E dentro deste gigantesco ecossistema existe uma mini aplicação chamada Binance NFT que vale a pena conhecer.

2.1 Como acessar a mini aplicação Binance NFT

A mini aplicação Binance NFT é uma versão para smartphones da Binance NFT. Ela possui um design simples e intuitivo para você acessar as várias opções de NFTs da Binance diretamente no seu celular, sem precisar entrar no website Binance NFT.

Leia a notícia do lançamento da mini aplicação Binance NFT no site oficial da Binance

A mini aplicação Binance NFT está disponível para iOS v2.43.0 ou superior ou Android v2.43.0 ou superior.

2.2 Passo a passo para entrar na Binance NFT com o seu smartphone

Abaixo o passo a passo para você entrar na Binance NFT com o seu celular e comprar o seu primeiro NFT.

2.2.1 – Certifique-se que você já tem a última app da Binance no seu celular.

Se você ainda não tem conta na Binance precisará criar uma. Faça o cadastro usando o nosso código de indicação B9JSODR3 que dá 20% de desconto nas taxas spot para sempre. Leia aqui como abrir uma conta na corretora Binance com 20% de desconto nas taxas spot.

Depois de criar a sua conta na Binance você deverá depositar dinheiro FIAT (por exemplo Reais ou Euros) na sua conta da Binance e comprar criptomoedas, mais especificamente você precisará de BNB, USDT ou ETH que são as moedas aceitas para comprar NFTs na mini aplicação da Binance NFT.

Se você não sabe qual das 3 moedas comprar, você pode primeiro escolher qual NFT deseja comprar (seguindo o passo 2) para depois comprar a moeda usada para o específico NFT que você escolheu.

Como aceder à mini aplicação Binance NFT na aplicação da Binance

2.2.2 – Na página inicial da app da Binance, arraste a tela para baixo para entrar na seção Marketplace. Lá você encontrará Binance NFT na parte inferior da página.

Como entrar na mini aplicação da Binance NFT smartphones - opção 1

Bastará clicar em Binance NFT para entrar na mini aplicação Binance NFT.

Existe também um outro percurso que você pode obter o mesmo resultado.

O segundo caminho para entrar na Binance NFT é clicar em “Mais” na página inicial da app da Binance e depois em Binance NFT. Abaixo você pode conferir esse percurso alternativo:

Como entrar na mini aplicação da Binance NFT smartphones - opção 2

2.2.3 Escolha o seu NFT

Depois que você chegar na tela inicial da mini aplicação da Binance NFT você pode começar a explorar as centenas de opções de NFTs a venda.

mini aplicação Binance NFT para smartphones - página inicial
mini aplicação Binance NFT para smartphones – página inicial

Você pode explorar as coleções recomendadas ou pode ir direto para o marketplace, onde os NFTs estão à venda para escolher o seu.

Existem NFTs de todos os preços, você pode comprar um NFT por aproximadamente 1 dólar ou gastar centenas de milhares de dólares em um NFT.

Geralmente para a primeira experiência você pode escolher um NFT baratinho só para ver se você consegue fazer todo o procedimento completo: efetuar a compra, depois transferir o seu NFT para uma carteira externa para conservá-lo a longo prazo.

3. Como comprar o seu primeiro NFT na Binance

Aqui vou te ajudar a escolher um NFT baratinho para você fazer o seu teste.

Na página inicial da mini aplicação Binance NFT clique em “Marketplace” na parte inferior da tela.

Em seguida desça a tela até “Explore o Marketplace” e clique em “Mais”.

marketplace da Binance NFT

Em seguida clique em “Filtros” para poder organizar a sua pesquisa de NFTs.

Para quem quer encontrar um NFT baratinho para começar eu indico selecionar:

  • Ordernar por “Preço: menor-maior”
  • Tipos de Venda: “Preço Fixo”
  • Moedas: USDT

Você pode inclusive colocar o preço mínimo e máximo que deseja pagar neste filtro.

Lembrando que as moedas aceitas para compra de NFTs na Binance são: BNB, USDT ou ETH.

Eu gosto de selecionar USDT porque às vezes vejo um preço em ETH ou BNB que são moedas que valem muito mais e posso acabar me confundindo e achar que um NFT está barato quando na verdade o preço é 1 BNB (que são mais de 300 dólares no momento em que escrevo este artigo).

Antes de completar a compra verifique certinho a moeda em que você está comprando para evitar pagar muito mais do que o esperado, ok?

Alguns NFTs são vendidos em modalidade “leilão” então você poderá fazer um lance. Outros dão a possibilidade de comprar na hora.

3.1 Sugestões de NFTs para você começar

NFT barato

Se você está começando agora e quer fazer uma compra gastando pouco eu indico que procure por “xwg”. São cartas usadas para o jogo https://www.xwggame.com/. Independente de você efetivamente usar no jogo, você pode comprar uma carta para começar a sua coleção. Existem cartas de todos os preços, mas as mais baratas saem a partir de 1.50 USDT.

NFTs bonitinhos

Pancake Christmas é um dos modelos disponíveis da coleção de Pancake Bunnies na Binance NFT
Pancake Christmas é um dos modelos disponíveis da coleção de Pancake Bunnies na Binance NFT

Uma coleção bonitinha para presentar é a “Pancake Bunnies” com preço mínimo a partir de 3.27 USD. A coleção tem mais de 900.000 ítens!

NFTs de esporte

Schermata 2022 05 27 alle 11.25.42

Existe uma coleção específica para os fãs do Atlético Mineiro.

Aqui a descrição da imagem acima vendida como NFT na Binance: “Em 1999, o Atlético montou um time inesquecível para a Massa. Foi campeão mineiro, batendo o América na final, e, no Campeonato Brasileiro, terminou com o vice-campeonato, sendo derrotado pelo Corinthians. Marques e Guilherme formaram a dupla de ataque histórica, com Guilherme sendo artilheiro do Brasileirão com 28 gols. Complete a coleção 2D e ganhe um NFT exclusivo, que não estará à venda, e um vídeo de agradecimento de um craque do Atlético.”

NFTs de Arte

Esta imagem foi criada por World_Art e é um dos NFTs à venda na Binance NFT
Esta imagem foi criada por World_Art e é um dos NFTs à venda na Binance NFT

Os NFTs de arte podem ser uma boa dica para presentear aquele(a) seu(sua) amigo(a) que adora inovação e arte contemporânea.

NFTs Mona Lisa x Van Gogh

NFT "Mona Lisa x Van Gogh #1 (67 of 80) criado por MartiWong e vendido na Binance NFT
NFT “Mona Lisa x Van Gogh #1 (67 of 80) criado por MartiWong e vendido na Binance NFT

Que tal colecionar uma versão da Mona Lisa, a famosa obra de arte realizada por Leonardo da Vinci, com um toque de Van Gogh em versão digital interpretada por MartiWong?

NFTs de Amor

"Love in Norxrad 182x200" criado pelo artista de NFTs Yunus Kullebi.
“Love in Norxrad 182×200” criado pelo artista de NFTs Yunus Kullebi.

Para quem quer presentear a doce metade existem várias opções de NFTs de amor. De vídeos de casais apaixonados até anéis que podem ser presenteados antes do “anel definitivo”.

"Ring of Freedom #3 Point Greenella" criado por TrueTen e vendido na Binance NFT
“Ring of Freedom #3 Point Greenella” criado por TrueTen e vendido na Binance NFT

3.2 Onde vão parar os NFTs que você compra na Binance

Depois que você conclui a compra do seu NFT ele fica disponível para você dentro da mini aplicação Binance NFT na seção usuário.

Se você tem intenção de revendê-lo em seguida pode deixar tranquilamente dentro da mini aplicação Binance NFT.

Mas se o objetivo é guardar o seu NFT a longo prazo ou presentear alguém é recomendável efetuar o saque e enviá-lo para uma carteira externa onde você é quem tem as chaves das suas criptomoedas e dos seus NFTs.

Existem diversos tipos de carteiras externas, uma das mais famosas é a carteira Metamask, que você pode instalar no seu smartphone ou no browser do seu computador e é gratuita.

4. Como transferir o seu NFT para uma carteira externa

Dentro da mini aplicação Binance NFT clique em “Usuários” na parte inferior da página.

Lá você encontrará os seus Ativos NFT.

Em seguida clique em “Saque”, selecione o NFT que deseja salvar e clique em “Confirmar”

exportar nft carteira

Você será levado para uma tela onde deverá indicar o endereço da sua carteira e a rede de transferência.

Selecione a rede de transferência desejada para a operação e certifique-se que você tem a moeda da rede para pagar as taxas.

As taxas da rede são variáveis (quando a rede está congestionada são mais altas, quando a rede tem menos tráfego são mais baixas). Essas taxas são pagas para os mineradores e validadores da rede responsáveis por processar a operação na blockchain selecionada. (O valor desta taxa não vai para a Binance!)

As taxas são calculadas com base no valor do saque. Você pode ler mais sobre as taxas da Binance aqui.

No momento a Binance NFT aceita as redes Binance Smart Chain e Ethereum. Certifique-se que você está usando uma carteira compatível com essas redes e com a Binance NFT.

Na primeira vez que você fizer esta operação deverá clicar em “Adicionar carteira” ou “Add a Wallet”, selecionar a rede desejada, selecione o conector de carteira (MetaMask ou WalletConnect para Trust Wallet, etc.), confirme se os dados estão corretos e confirme o saque.

Os saques geralmente duram menos de 30 minutos para serem processados completamente.

Faça esta parte com muita atenção porque se você seleciona rede BSC e envia para um endereço de carteira de outra rede você poderá perder o seu NFT.

Você pode assistir o vídeo oficial sobre como sacar NFT da Binance aqui.

4.1 Se você está enviando o seu NFT para uma carteira Metamask

Se você está usando a carteira MetaMask você terá que adicionar manualmente os ítens na sua Metamask para poder ver o NFT lá. E é possível fazer isso apenas da app para smartphones. A versão desktop ainda não mostra a opção de NFTs.

Certifique-se que você está conectado na Binance Smart Chain quando adicionar os NFTs para saque da Binance para a MetaMask. No momento a Metamask aceita apenas os NFTs únicos (ERC-721) e não está aceitando os NFTs multi-edition (ERC-1155).

Abra a sua carteira Metamask e clique em NFTs. Se o seu NFT não estiver aparecendo clique em “Import NFTs”, digite o endereço do seu NFT e o token ID nos respectivos campos e depois clique em importar.

Deu certo para você? Conta pra gente nos comentários qual o seu NFT favorito.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorShow da Adriana Calcanhoto em Roma
Próximo artigoComo chegar no Autódromo do Mugello
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here