No dia 26 de julho de 2022 começam os testes nas ruas de um novo tipo de transporte inteligente. A partir de outubro Turim será a primeira cidade italiana a ter uma frota de ônibus com condução autônoma para o transporte público. Isso mesmo: serão micro-ônibus inteligentes que dirigem sozinhos, sem necessidade de um motorista.

Os meios de transporte são 100% elétricos assinados pela Navya, uma empresa inovadora com sede a Lyon. Estão programados dois ônibus que percorrerão um itinerário de aproximadamente 2 Km, na área dos hospitais (Città della Salute).

Os testes são coordenados pela Fundação Links e administrada pela Gtt graças aos financiamentos do programa europeu para a inovação Horizon 2020. O objetivo é ver como os veículos são conduzidos com o trânsito real. Serão formados operadores para dar assistência a bordo.

Daqui 3 meses os micro-ônibus estarão a disposição dos cidadãos que poderão reservar uma corrida gratuita através da app auTonomo Gtt disponível para dispositivos Android e iOs.

O serviço será realizado por dois micro-ônibus sem motorista, mas com um operador a bordo, que irá se mover no trânsito urbano percebendo em tempo real qualquer tipo de obstáculo, dos carros aos pedestres.

Abaixo um vídeo de uma demo dos veículos Navya:

Os veículos são acessíveis também para cadeirantes e pode receber até 14 passageiros (11 lugares sentados e 3 em pé) com uma autonomia média de 9 horas e uma velocidade máxima de 25Km/hora.

 Chiara Foglietta, assessora de Transportes de Turim
Chiara Foglietta, assessora de Transportes de Turim

O serviço dura 6 horas durante a semana (das 12:30 às 18:30) e 4 horas nos finais de semana (das 15:00 às 19:00). O itinerário é pré-definido mas não fixo, visto que é possível reservar a corrida também nas ruas localizadas entre Corso Spezia e Via Cortemilia.

O projeto é um trabalho de grupo da Gtt, Links, Navya, Ioki, Swarco, Città di Torino, Città della Salute e della Scienza, Reale Group, Tim, Iren e Tts Italia.

“Turim é a primeira cidade da Italia a experimentar a direção autônoma nas ruas” – afirmou Chiara Foglietta, a assessora dos Transportes da cidade. E completou: “è um primeiro passo em direção a uma mobilidade alternativa. Os projetos de smart mobility terão consequências na qualidade dos deslocamentos das pessoas e do ambiente.”

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorNovas linhas de trem saindo do Aeroporto Fiumicino
Próximo artigoCaixa Preta nos carros é obrigatória na Italia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here