A caixa preta nos carros é obrigatória na Italia desde o dia 6 de julho de 2022. Leia o artigo para saber o que isso significa para quem tem um veículo na Italia ou pretende comprar um em breve.

O que é a caixa preta nos carros?
A caixa preta é um dispositivo eletrônico dotado de um GPS que permite localizar o automóvel em qualquer momento. Ele registra também informações como aceleração e freada, além de troca de marchas.
De acordo com um novo Regulamento UE 2019/2144 a caixa preta agora é obrigatória nos carros em toda a União Europeia, inclusive na Italia. Mas atenção: isso não significa que todos os veículos em circulação devem comprar o dispositivo. A caixa preta nos carros é obrigatória nos modelos de nova homologação UE. Apenas daqui 2 anos, mais especificamente no dia 7 de julho de 2024 a caixa preta deverá estar presente em todos os carros de primeira matrícula.
Em outras palavras: a partir de 6 de julho de 2022 será possível homologar apenas carros e veículos comerciais leves com caixa preta incorporada de série. Já a partir de 7 de julho de 2024 os novos carros colocados à venda deverão necessariamente ter o dispositivo de segurança, independente da data de homologação do modelo de veículo.
Sucessivamente em 2029 também será obrigatório a caixa preta para os veículos pesados.
Nada muda para os veículos atualmente em circulação, exceto em caso de futuras alterações nas leis.
Leia também: dicas para alugar carro na Italia
Para que serve a caixa preta nos carros
A nova caixa preta, que tem o nome oficial de “Registratore di dati di evento” (em inglês Event Data Recorder ou EDR) é um equipamento capaz de registrar e gravar uma série de dados em um intervalo de tempo entre os instantes imediatamente anteriores e posteriores a um acidente.
Dados como velocidade, freada, posição e inclinação do veículo em relação a rua, o estado e a frequência de ativação de todos os sistemas de segurança ativa e de prevenção de acidentes disponíveis no veículo.
A nova caixa preta não poderá ser desativada pelo motorista e os dados registrados serão protegidos de manipulação e abusos.
Em relação a privacidade, o regulamento UE garante que o EDR obrigatório não poderá registrar ou memorizar dados ou informações que possam consentir de localizar um específico veículo ou o seu proprietário.
Os dados recolhidos poderão ajudar a reconstruir a dinâmica de acidentes, atribuir responsabilidades com finalidade jurídica e também de seguros.
Outros sistemas de segurança obrigatórios
Além da caixa preta, o regulamento UE 2019/2144 prevê que a partir de 6 de julho de 2022 os veículos de nova homologação devam possuir também outros sistemas de segurança avançados.
O ISA (Intelligent Speed Assistance) é um sistema que ajuda o motorista a manter a velocidade mais apropriada na estrada que está percorrendo.
O alcolock impede que o motor seja ativado se o motorista bebeu alcóolicos.
O sistema de controle de cansaço (DMS) controla se o motorista está prestes a pegar no sono enquanto dirige.
A freada automática de emergência (AEB) e o sistema que ajuda o veículo a permanecer na mesma pista da estrada (ELKA) são outros dois sistemas de segurança que serão obrigatórios em todos os novos veículos.
Leia também: Os tipos de “patente”/carteira de motorista na Italia
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem