A caixa preta nos carros é obrigatória na Italia desde o dia 6 de julho de 2022. Leia o artigo para saber o que isso significa para quem tem um veículo na Italia ou pretende comprar um em breve.

carros na italia

O que é a caixa preta nos carros?

A caixa preta é um dispositivo eletrônico dotado de um GPS que permite localizar o automóvel em qualquer momento. Ele registra também informações como aceleração e freada, além de troca de marchas.

De acordo com um novo Regulamento UE 2019/2144 a caixa preta agora é obrigatória nos carros em toda a União Europeia, inclusive na Italia. Mas atenção: isso não significa que todos os veículos em circulação devem comprar o dispositivo. A caixa preta nos carros é obrigatória nos modelos de nova homologação UE. Apenas daqui 2 anos, mais especificamente no dia 7 de julho de 2024 a caixa preta deverá estar presente em todos os carros de primeira matrícula.

Em outras palavras: a partir de 6 de julho de 2022 será possível homologar apenas carros e veículos comerciais leves com caixa preta incorporada de série. Já a partir de 7 de julho de 2024 os novos carros colocados à venda deverão necessariamente ter o dispositivo de segurança, independente da data de homologação do modelo de veículo.

Sucessivamente em 2029 também será obrigatório a caixa preta para os veículos pesados.

Nada muda para os veículos atualmente em circulação, exceto em caso de futuras alterações nas leis.

Leia também: dicas para alugar carro na Italia

Para que serve a caixa preta nos carros

A nova caixa preta, que tem o nome oficial de “Registratore di dati di evento” (em inglês Event Data Recorder ou EDR) é um equipamento capaz de registrar e gravar uma série de dados em um intervalo de tempo entre os instantes imediatamente anteriores e posteriores a um acidente.

Dados como velocidade, freada, posição e inclinação do veículo em relação a rua, o estado e a frequência de ativação de todos os sistemas de segurança ativa e de prevenção de acidentes disponíveis no veículo.

A nova caixa preta não poderá ser desativada pelo motorista e os dados registrados serão protegidos de manipulação e abusos.

Em relação a privacidade, o regulamento UE garante que o EDR obrigatório não poderá registrar ou memorizar dados ou informações que possam consentir de localizar um específico veículo ou o seu proprietário.

Os dados recolhidos poderão ajudar a reconstruir a dinâmica de acidentes, atribuir responsabilidades com finalidade jurídica e também de seguros.

Outros sistemas de segurança obrigatórios

Além da caixa preta, o regulamento UE 2019/2144 prevê que a partir de 6 de julho de 2022 os veículos de nova homologação devam possuir também outros sistemas de segurança avançados.

O ISA (Intelligent Speed Assistance) é um sistema que ajuda o motorista a manter a velocidade mais apropriada na estrada que está percorrendo.

O alcolock impede que o motor seja ativado se o motorista bebeu alcóolicos.

O sistema de controle de cansaço (DMS) controla se o motorista está prestes a pegar no sono enquanto dirige.

A freada automática de emergência (AEB) e o sistema que ajuda o veículo a permanecer na mesma pista da estrada (ELKA) são outros dois sistemas de segurança que serão obrigatórios em todos os novos veículos.

Leia também: Os tipos de “patente”/carteira de motorista na Italia

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anterior[Transporte Inteligente] Primeiro serviço de ônibus sem motorista na Italia
Próximo artigoA arancina palermitana
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here