10/11/2022 – A Italia é um território tão rico de cultura que do fundo da terra aparecem sempre novas obras de arte. Essa semana todos os jornais e meios de comunicação italianos estão falando de San Casciano dei Bagni onde foram descobertas antigas estátuas de bronze na Toscana. As estátuas encontradas prometem reescrever a história estatuária do período etrusco-romano. Saiba todos os detalhes neste artigo.

Índice do artigo:
– Tesouro encontrado na Toscana
– Destino do tesouro: o que farão com as estátuas de bronze de San Casciano dei Bagni
– Vídeo das estátuas de bronze de San Casciano dei Bagni

Estátuas de bronze realizadas antes do nascimento de Cristo, em San Casciano dei Bagni, Toscana, Italia (foto: divulgação MiC)
Estátuas de bronze realizadas antes do nascimento de Cristo foram encontradas em San Casciano dei Bagni, Toscana, Italia (foto: divulgação MiC)

Tesouro encontrado na Toscana

A situação era a seguinte: um grupo de arqueólogos estava trabalhando em uma escavação no santuário etrusco-romano onde encontra-se a nascente termo-mineral em San Casciano dei Bagni.

San Casciano dei Bagni fica a aproximadamente 150Km ou 2 horas de distância de carro de Florença

As escavações em San Casciano dei Bagni (foto: divulgação Mic)
As escavações em San Casciano dei Bagni (foto: divulgação Mic)

As escavações começaram em 2019 e foram promovidas pelo Ministério da Cultura da Italia e pelo Comune em um trabalho coordenado pelo prof. Jacopo Tabolli da Università per Stranieri di Siena.

Depois de anos, nas primeiras semanas de outubro de 2022 foram encontrados os tesouros.

estátuas em San Casciano dei Bagni (foto: divulgação Mic)
estátuas em San Casciano dei Bagni (foto: divulgação Mic)

Entre os objetos encontrados pelos arqueólogos o destaque principal foi dado para as mais de 20 estátuas de bronze do período etrusco-romano. Mas encontraram também cinco mil moedas de ouro, prata e bronze.

Uma das mais de 20 estátuas antigas encontradas em San Casciano dei Bagni, Toscana, Italia (foto: divulgação MiC)
Uma das mais de 20 estátuas antigas encontradas em San Casciano dei Bagni, Toscana, Italia (foto: divulgação MiC)

“Uma descoberta que vai reescrever a história e na qual já trabalham mais de 60 especialistas de todo o mundo”, declara o etruscólogo responsável pela escavação, Prof. Jacopo Tabolli. É assim que, 50 anos após a descoberta em 1972 dos famosos “bronze Riace”, a história da antiga estátua de bronze da era etrusca e romana é reescrita em San Casciano dei Bagni. A do sítio toscano é o maior depósito de estátuas de bronze da era etrusca e romana de todos os tempos descoberto na Itália antiga e uma das mais significativas de todo o Mediterrâneo: inigualável sobretudo porque, até agora, principalmente as estátuas de terracota eram conhecidas desta época.”

“Um achado excepcional, que confirma mais uma vez que a Itália é um país de tesouros imensos e únicos. A estratificação das diferentes civilizações é única na cultura italiana”, declara o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano que, ainda anteontem, por ocasião de uma de suas primeiras visitas fora de Roma, esteve em Grosseto no laboratório do Instituto Central de Restauração, onde estão em andamento as atividades de estudo e as primeiras intervenções nos bronzes.

“Pessoalmente, queria parabenizar os arqueólogos e a equipe de pesquisa”, concluiu o ministro. “O estudo e valorização deste tesouro será mais uma oportunidade para o crescimento espiritual da nossa cultura e para o relançamento de territórios menos conhecidos do turismo internacional, mas também como motor da indústria cultural da Nação”.

Leia também: escavações do Castello di Montaccianico no Mugello

Destino do tesouro: o que farão com as estátuas de bronze de San Casciano dei Bagni

Graças a um financiamento do Ministério da Cultura Italiano (MiC) será criado um novo museu para guardar o novo tesouro encontrado na Toscana.

bronzes de San Casciano dei Bagni
bronzes de San Casciano dei Bagni (foto: divulgação Mic)

“Um novo museu nascerá em San Casciano, que abrigará as estátuas excepcionais e um parque arqueológico. Dois novos lugares que serão um verdadeiro motor de desenvolvimento do território que se somará à já excitante presença de jovens arqueólogos de todo o mundo que, graças a esta escavação, estão agora a repovoar o país durante muitos meses por ano”.

Os bronzes de San Casciano dei Bagni retratam as divindades veneradas no local sagrado, juntamente com os órgãos e peças anatômicas para as quais foi solicitada a intervenção curativa da divindade através das águas termais.

Nas últimas semanas, efígies de Hygieia e Apollo ressurgiram da lama quente, bem como um bronze que lembra o famoso Arringatore, descoberto em Perugia e nas coleções históricas do Museu Arqueológico Nacional de Florença.

O excepcional estado de conservação das estátuas dentro da água termal permitiu também preservar as maravilhosas inscrições em etrusco e latim que foram gravadas antes de sua criação.

tesouro encontrado na Toscana: estátuas de bronze antigas do período etrusco-romano
tesouro encontrado na Toscana (foto: divulgação)

As inscrições contêm os nomes de poderosas famílias etruscas do território da Etrúria interna, desde os Velimna de Perugia até os Marcni conhecidos no interior de Siena. Ao lado da onomástica e das formas dedicatórias em etrusco, encontramos inscrições em latim, que também mencionam as aquae calidae, as fontes termais do Bagno Grande, onde as estátuas foram colocadas.

A maioria dessas obras-primas da antiguidade data do século II aC. e o século I d.C., período histórico de importantes transformações na antiga Toscana, na passagem entre os etruscos e os romanos.

Nesta época de grandes conflitos entre Roma e as cidades etruscas, mas também de lutas no tecido social da cidade, as famílias nobres etruscas no santuário do Bagno Grande, numa fase em que a expansão de Roma significa também osmose cultural , eles dedicaram as estátuas à água sagrada. Um contexto de paz multicultural e multilingue absolutamente único, rodeado de instabilidade política e guerra.

Vídeo das estátuas de bronze de San Casciano dei Bagni

Abaixo você pode assistir o vídeo que conta, em italiano, sobre essa extraordinária descoberta mostrando imagens das estátuas e do local onde foram encontradas as obras de arte da antiguidade.

Para quem é interessado sobre cultura etrusca vale a pena visitar o Museu Isidoro Falchi de Vetulonia

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorPalácio Pitti e Jardim de Boboli
Próximo artigoMick Jagger na Sicilia, o cantor do Rolling Stones acaba de publicar novas fotos nas redes sociais
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here