17/05/2023 – 15:30 – Situação na Emilia-Romagna – Atenção para você que está com viagem programada para o estado da Emilia-Romanha hoje e nos próximos dias ou para você que tem familiares residentes no estado. Emergência chuva provoca alagamentos em várias cidades.

A situação no estado da Emilia-Romagna

F1 – O Grande Prêmio de Imola, que aconteceria no próximo domingo, foi cancelado, leia aqui.

Maio é geralmente um período do ano agradável para programar viagenzinhas ao litoral e para passear nas lindas cidadezinhas do centro da Italia. Mas neste 2023 a situação meteorológica está trágica: depois de dias de calor, começou a chover e não parou mais. Resultado: 14 rios transbordaram em vários pontos do estado da Emilia-Romagna e 23 municípios estão envolvidos.

emilia romagna
Situação na Emilia Romagna – Foto compartilhada no Facebook do alagamento na noite de 16 de maio de 2023

Até o momento existem 2 mortos confirmados (um homem em Forlì e outro em Cesena cuja esposa está desaparecida). Existem mais 3 desaparecidos, todos na província de Forlì-Cesena. As pessoas nas áreas de risco estão sendo evacuadas.

Situação meteorológica

Durante a noite, novos impulsos de chuva na faixa colinar e sub-colinar, estendendo-se das bacias da Romagna ao Reno, resultaram em novas enchentes nas seções montanhosas e elevações adicionais dos níveis hidrométricos nas seções dos vales.

Em alguns pontos, como por exemplo, na estação hidrométrica de Sant’Agata, no rio Santerno, não foi possível medir os níveis porque eles estavam acima dos limites mensuráveis pelos instrumentos e dos máximos históricos registrados.

Rios, enchentes, deslizamentos de terra

A situação dos cursos d’água é gravíssima; 14 rios transbordaram, também em vários pontos: Idice, Quaderna, Sillaro, Santerno, Senio, Lamone Marzeno, Montone, Savio, Pisciatello, Lavino, Gaiana, Ronco.

Dezenove cursos d’água ultrapassaram o nível 3 (alerta) do limite hidrométrico em algumas estações de monitoramento: Savena, Lamone, Sillaro, Senio, Savio, Marecchia, Pisciatello, Marzeno, Ausa, Uso, Montone, Voltre, Rubicone, Idice, Rabbi, Ronco, Sintria, Santerno e Quaderna.

Municípios afetados na Emilia-Romagna

No total são 23 os municípios afetados no estado da Emilia-Romagna. São eles: Bolonha, Budrio, Molinella, Medicina, Castel San Pietro, Imola, Mordano, Conselice, Lugo, Massalombarda, Sant’Agata sul Santerno, Cotignola, Solarolo, Faenza, Castel Bolognese, Riolo Terme, Bagnacavallo, Forlì, Cesena, Cesenatico, Gatteo Mare, Gambettola, Savignano sul Rubicone, Riccione.

As informações foram divulgadas pelo site oficial da Emilia-Romagna aqui.

Abaixo um vídeo mostra Cesena alagada com imagens de drone compartilhadas pelo “Local Team”:

Já em Faenza essa é a situação:

Trens cancelados

Devido às adversas condições meteorológicas que estão afetando a região da Emília-Romanha, o tráfego ferroviário está suspenso nas seguintes linhas conforme informa o site oficial da RFI (Rete Ferroviaria Italiana – Gruppo Ferrovie dello Stato):

Linha Bolonha – Rimini: circulação suspensa

Linha Ferrara – Rimini: circulação suspensa

Linha Ravena – Faenza: circulação suspensa

Linha Ravena – Castelbolognese: circulação suspensa

Linha Bolonha – Porretta Terme: circulação suspensa entre Casalecchio Garibaldi e Sasso Marconi.

As atuais condições meteorológicas não permitem a continuação das viagens de trem, e está em andamento a reprogramação do serviço ferroviário.

Alta velocidade Florença – Bolonha

Também podem existir complicações e atrasos na linha de alta velocidade entre Florença e Bolonha conforme informado neste outro comunicado oficial.


Se você estiver na Italia e tiver uma experiência direta sobre a situação compartilhe com a gente nos comentários.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterior[Pompeia] Encontrados 2 novos esqueletos nas escavações da “Insula dei Casti Amanti”
Próximo artigoGP de Imola na Italia foi cancelado, veja últimas notícias da F1
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here