A Galleria Umberto I em Nápoles , situada a poucos passos do icônico Teatro San Carlo e da Piazza del Plebiscito, é uma das atrações mais emblemáticas e visitadas da cidade. Este artigo traz todas as informações necessárias para garantir que sua visita a esse monumento histórico seja verdadeiramente inesquecível.

Galleria Umberto I de Nápoles vs Galleria Vittorio Emanuele II em Milão

Se você já esteve em Milão, no norte da Itália, certamente notará semelhanças entre a Galleria Umberto I, em Nápoles e a famosa Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão. Mas qual delas foi construída primeiro?

A Galleria milanesa, concluída entre 1865 e 1867, é a mais antiga.

Inspirada nessa joia de Milão, a Galleria Umberto I de Nápoles foi erguida entre 1887 e 1890 como parte de um ambicioso projeto de revitalização do Rione di Santa Brigida, uma área que, à época, estava degradada e frequentemente atingida por surtos de cólera.

Hoje, a Galleria não é apenas um símbolo do renascimento urbano, mas também um vibrante ponto de encontro e um centro de lazer tanto para os napolitanos quanto para turistas.

Dicas para sua visita à Galleria Umberto I em Nápoles

Projetada pelos arquitetos Emanuele Rocco e Ernesto di Mauro, sob a direção do engenheiro Francesco Paolo Boubée, a Galleria Umberto I encanta os visitantes desde o momento em que adentram suas portas.

A estrutura napolitana é composta por quatro corredores que se cruzam em um grande octógono central, coberto por uma cúpula de vidro e ferro que se eleva a impressionantes 57 metros de altura.

Goethe
A cúpula da Galleria Umberto I em Nápoles

A cúpula, uma verdadeira obra-prima de Boubée, harmoniza perfeitamente os elementos de ferro e alvenaria, criando uma sensação de leveza e abertura inigualável.

Signos do Zodíaco desenhados em mosaico

Sob a cúpula, o piso é adornado por mosaicos detalhados que representam os signos do zodíaco.

Os signos do zodíaco na Galleria Umberto I: durante a minha visita em 2024 tirei uma foto com o signo de gêmeos. Tem mais alguma geminiana ou geminiano aí?
Os signos do zodíaco na Galleria Umberto I: durante a minha visita em 2024 tirei uma foto com o signo de gêmeos. Tem mais alguma geminiana ou geminiano aí?

Criados pela renomada ditta Padoan de Veneza em 1952, esses mosaicos substituíram os originais, que foram danificados pelo desgaste do tempo e pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o espaço abriga bustos e placas comemorativas que homenageiam figuras históricas e locais icônicos, como a antiga locanda Moriconi, onde Goethe se hospedou em 1787.

Sfogliatella Mary

Se você não vê a hora de experimentar os famosos doces napolitanos, pode experimentar uma sfogliatella riccia ou frolla vendidas pela doceria La Sfogliatella de Mary. O lugar tem bastante movimento e os doces costumam estar sempre frescos. Só atenção na hora de comer para não se sujar todo de açúcar em pó no caso da sfogliatella frolla.

Conheci o lugar em 2012 acompanhada por amigos napolitanos e é um daqueles lugares que me deixam com uma doce lembrança.

O local fica na entrada da Via Toledo.

Fachadas que Contam Histórias

As fachadas externas da Galleria Umberto I são verdadeiras obras de arte que refletem os valores e as aspirações da sociedade napolitana da época. A entrada principal, que se abre para a Via San Carlo, é marcada por uma imponente exedra, adornada com colunas de travertino e arcos que abrigam representações alegóricas das estações do ano, dos continentes e das ciências.

Ainda não tem acomodação? Veja nossas dicas de hotéis em Nápoles

Essas esculturas não são meros adornos; elas celebram o progresso e a unidade global, simbolizando a crença na ciência e na indústria como forças impulsionadoras de riqueza e abundância.

Cada uma das quatro fachadas menores é igualmente rica em detalhes simbólicos, com emblemas que remetem aos antigos distritos de Nápoles e painéis que ilustram temas como guerra e paz, agricultura e navegação.

Cada detalhe, desde os mosaicos no piso até as esculturas nas fachadas, conta uma parte da história vibrante desta cidade. Seja para fazer compras, saborear um café ou simplesmente contemplar a majestade da cúpula de vidro, a Galleria Umberto I é um destino imperdível para qualquer visitante de Nápoles.

Veja também nosso artigo com dicas para visitar Pompéia

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorVergine Maria, uma praia em Palermo
Próximo artigoIngressos Claudio Baglioni na Arena de Verona
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here