02/03/2012 – Dá para visitar Nápoles em menos de um 1 dia? Dá sim, mas você vai sair morrendo de vontade de ficar um pouco mais. Aqui conto a minha experiência de bate-volta para Nápoles.
Nápoles em menos de 1 dia saindo de Florença
Graças aos trens de alta velocidade a diferença entre as principais cidades italianas diminuiu. Isso significa que é possível sair de Florença de manhã, almoçar em Nápoles e voltar a Florença no final do dia!
Foi exatamente o que eu fiz hoje: um bate-volta Florença-Nápoles em uma agradável sexta-feira de final de inverno com céu azul e o sol brilhando com uma luz especial sobre Nápoles. Uma extravagância que de vez enquando a gente pode fazer.
Digo extravagância porque são 3 horas de ida mais 3 horas de volta em um EuroStar Alta Velocidade, metade do tempo que um carro leva para percorrer a mesma distância, mas mesmo assim é bastante.
Admito que no meu caso a viagem passou super rápido: levei meu computador e, graças ao serviço de internet wi-fi disponível dentro do trem, pude aproveitar para colocar em dia uma parte do meu trabalho.
Onde comer em Nápoles
Hoje me deixei guiar pelos italianos que moram ou trabalham em Nápoles.
Eles me levaram na Trattoria San Ferdinando um lugar agradável com os pratos típicos da tradição napolitana. Nós pedimos uma porção variada de antipasti de frutos do mar que estava uma delícia. Em seguida cada um pediu um primo, ou seja, um prato de macarrão ou risotto e tomamos água. A conta deu 25 euros por pessoa. A comida estava gostosa e o local tinha uma ótima atmosfera: hoje duas mesas estavam celebrando um aniversário, cantaram parabéns, um clima de felicidade no ar. Para quem se interessar a Trattoria fica na via Nardones, 117 (tel +39 081.421964).
Fizemos um passeio por alguns dos cartões postais de Nápoles e depois comprei uma bandeja enorme de doces para trazer para casa, afinal como vocês sabem, os napolitanos são famosos por seus doces maravilhosos.
Comprei os doces na lojinha “La Sfogliatella Mary”, que fica em uma das entradas da Galleria Umberto I. Os doces que você não pode deixar de experimentar são a “sfogliatella” e o “babá” e se por, acaso você estiver na Italia na época do dia dos pais (por aqui o dia dos pais é em março, no dia de S. Giuseppe) experimente a Zeppola Fritta que é feita exclusivamente nesta época do ano.
Na próxima vez quero fazer um tour Nápoles Subterrânea.
Pena que a aventura acabou rápido, um dia é muito pouco para explorar Nápoles, mas este era apenas um reencontro. Já peguei o trem para Florença e já estou quase chegando. Até a próxima, Nápoles. Arrivederci!
Dica: vai ter mais tempo em Nápoles? Que tal fazer um tour até Pompeia?
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] para passear por três dias. Se você está morrendo de curiosidade de ir para o sul, pode fazer um bate-volta até Nápoles, ou mesmo até Capri e Costa Amalfitana (mas esses dois últimos destinos seria ideal visitar com […]
estou procurando emprego na aria de caixa
[…] para passear por três dias. Se você está morrendo de curiosidade de ir para o sul, pode fazer um bate-volta até Nápoles, ou mesmo até Capri e Costa Amalfitana (mas esses dois últimos destinos seria ideal visitar com […]
Barbara,
Obrigada por responder, com certeza me ajudou e me animou bastante =)
Seguirei os seus conselhos e me programarei o bate-volta para Florença.
Estou pensando em conhecer algumas cidades da Costa Amalfitana; minha mãe e eu adoramos cidades pequenas, lugarejos simpáticos. Você indicaria algum específico?
Tenho lido os livros de uma autora americana que escreve sobre a Itália chamada Marlena de Blasi – quero entrar no clima da viagem, embora nenhum dos que li trata sobre a região da Campanha, mas de qualquer forma tem sido um deleite.
Abraço,
Rafaela
Oi Rafaela, tudo bem?
Eu admito que me surpreendi a última vez que estive em Nápoles, a cidade estava muito mais bonita e interessante do que eu imaginava. Certamente não é a cidade mais organizada e desenvolvida da Italia, mas se você não está vindo para morar não vejo o menor problema. Afinal existem cidades no Brasil a beira do mar que não tem nem luz elétrica, mas são lugares incríveis e únicos para férias inesquecíveis, não é mesmo?
Se você for de trem de alta velocidade dá para fazer um bate e volta para Florença. Sugiro que confira se existe alguma promoção com alguns dias de antecedência e vai poder economizar bastante se der sorte de pegar uma.
E já que você está em Nápoles e vem no início de junho, por que não ir até Capri?
Um outro dia você pode ir até o Vesúvio, visitar Pompéia… ai, tem tanta coisa para ver de bacana! Fiquei com vontade de viajar de novo!
Bem, espero ter ajudado, qualquer coisa é só escrever 😉
Abs
Barbara
Olá Bárbara,
Adorei o seu artigo sobre Nápoles.
Meu esposo, minha mãe e eu estamos indo para lá (primeira vez na Itália dos três) agora no início de junho, pois meu marido vai a trabalho e ficaremos 10 dias.
Tenho lido coisas tão negativas sobre Nápoles que tenho me desanimado bastante, confesso – mas o seu artigo me deixou no clima da viagem novamente.
Gostariamos de fazer o caminho (inverso) que você fez, ou seja, passar 1 dia em Florença, o que você acha? Dá para ter uma ideia da cidade, vale a pena ou não (em sua opinião)?
Desde já agradeço por sua atenção.
Abraço.
Oi Bruna, tudo bem?
Existem diversas companhias onde você pode reservar carro em Florença: seja via internet seja ao vivo.
Se você preferir ir ao vivo, existem companhias no aeroporto ou atrás da estção de trem central de Florença, na Via Borgo Ognissanti.
Se preferir reservar via internet de vez enquando tem umas promoções, dá uma olhada na Hertz, de vez enquando eles fazem ótimas ofertas:
http://www.brasilnaitalia.net/2012/01/promocao-hertz-para-alugar-carro-na-italia.html
Sobre as flores eu sugiro que você visite o Giardino dell’Iris (fica próximo ao Piazzale Michelangelo). Eu escrevi um artigo sobre isso aqui:
http://www.brasilnaitalia.net/2011/05/flores-em-florenca.html
Sobre dirigir na Toscana, não é complicado, mas respeite os limites de velocidade porque tem vários radares espalhados pela cidade e nas estradas.
Boa viagem!
abs
Barbara
Oi Barbara, embarco para Italia dia 27 de maio, e pretendemos alugar carro em Florença,por um acaso sabe onde posso alugar e quais flores estarão em alta nesse período? É fácil andar de carro por aí, com GPS, claro?! Se puder me dar algumas dicas do que não devo deixar de conhecer, agradeço. Muito Obrigada. Bruna Liu
@Maria da Guia,
Que gostoso, você vai visitar a Italia no outono. Vai ficar só em Napoles ou vai passar por outras cidades?
@Aline
Estava ótimo mesmo. Vontade de repetir mais vezes… meus amigos por aqui adoraram porque fizeram a festa com os doces napolitanos!
@Raileurope
Quanto mais ajuda melhor! 🙂
As fotos estão lindas e adoramos o post!
É legal sempre planejar a viagem com antecedência para evitar imprevistos desagradáveis.
Galera, se alguém precisar de um help para viajar a este belíssimo cenário italiano, além de contar com as dicas sempre úteis da Bárbara, fale com a gente que ajudamos a planejar o melhor roteiro de trem. 😉
Rail Europe Brasl.
Legal Bárbara! Pelas fotos, o dia estava lindo mesmo! Bella Napoli!
Nossa.. que bello!
Esse será o principal lugar onde ficarei em Na Itália, na férias de setembro 2012, espero poder desfrutar de algumas maravilhas… beijos
Oi Leo,
Não, eu nunca peguei o Italo.
Aqui de Florença parte sempre o Freccia Rossa, sempre tive sorte e partiu e chegou no horário (máximo 10 minutos de atraso). Com exceção é claro de quando tinha neve… mas até nesse caso dei sorte, porque o meu trem foi cancelado e pude pegar qualquer outro trem que quisesse sem ter nem que emitir uma nova passagem. Como eu estava adiantada, foi ótimo porque pude partir antes do horário reservado… 🙂
Vale a pena dar uma passadinha em Roma e Nápoles, são duas cidades especiais…
Depois me conta como foi!
abs
Barbara
Oi Babi!
Vc pegou aqueles novos trens de alta velocidade Italo? Qto custou a passagem? Eles atrasam igual aos Frecciarossa? hehehe
Enfim, estou planejando uma ida a Roma esse ano e quem sabe vale a pena fazer um day trip pra Napoles nesse trem!
Bjos,
Leo.