23/12/2024 – Nos últimos meses quem viaja para Roma tem se questionado se terá a oportunidade de ver a Fontana di Trevi com água ou seca. Por três meses, que pareceram uma eternidade, a Fontana di Trevi, passou por um período de manutenção. A boa notícia é que a famosa fonte reabriu em tempo para o Natal. Confira os detalhes desta novidade aqui.
Índice
Três meses de restauração
A Fontana di Trevi, que havia sido esvaziada para reparos em preparação ao Jubileu, voltou a deslumbrar com suas águas cristalinas e o retorno das tradicionais moedas em sua piscina de travertino.
A restauração, que durou cerca de três meses e teve um custo de 327 mil euros, focou na limpeza e na preservação da parte inferior do monumento, especialmente nas superfícies de travertino da escadaria e da borda da piscina.
Durante o período muitos visitantes encontraram a fonte sem água, mas com uma passarela montada para poder acompanhar o trabalho de restauração.


O projeto também incluiu a reparação das junções, impermeabilização da piscina e substituição de equipamentos eletromecânicos no sistema de recirculação de água, realizado pela Acea, otimizando a funcionalidade da fonte.
Esses cuidados foram essenciais devido ao desgaste causado pelo intenso fluxo de pedestres e pelas condições microclimáticas que contribuíram para a formação de vegetação invasiva e depósitos calcários.
Existe uma webcam da Fontana di Trevi em tempo real, para você ver este precioso monumento ao vivo.
Os primeiros visitantes que admiraram a Fontana reformada no dia 22 de dezembro comentaram que já foi possível admirar a fonte sem a ponte, com água e gratuitamente. Mas a prefeitura de Roma informa que vêm mudanças pela frente.
Quer fazer uma fuga romântica para mostrar a sua doce metade a nova fonte restaurada? Então confira nossa seleção dos melhores hotéis de luxo de Roma com vista.
Fontana di Trevi com água, mas com limite de visitantes
Com a conclusão do restauro, a Fontana di Trevi passa a ser acessível de forma mais controlada, com limite de 400 pessoas simultaneamente.
A entrada principal é pela escadaria central, enquanto a saída se localiza na Via dei Crociferi.
Os horários de visitação são das 9h às 21h, com o último acesso permitido às 20h30. Às segundas e sextas, a fonte abre às 11h para permitir a coleta das moedas, enquanto a cada duas semanas, o local fecha pela manhã para esvaziamento e limpeza da piscina.
Para melhorar a experiência dos visitantes, foram instalados painéis com QR codes que oferecem informações históricas sobre o monumento. Além disso, normas rigorosas proíbem sentar na borda da piscina, consumir alimentos ou fumar no local.
As informações foram divulgadas ontem pelo site oficial do Comune di Roma.

Uma parada obrigatória em Roma
Se você está planejando uma viagem para Roma, não deixe de incluir uma visita à Fontana di Trevi no roteiro. Agora, com suas águas renovadas, o monumento está mais fascinante do que nunca! Aproveite e leia também o artigo do BRASIL NA ITALIA sobre a Fontana di Trevi além do óbvio.
Prepare sua câmera, sua moeda e aproveite o charme eterno desse símbolo romano.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem