Atenção: Capela Sistina fechada para turistas a partir de hoje, 28 de abril de 2025, devido aos preparativos para o Conclave que elegerá o novo papa. A informação foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, que também anunciou que as votações começarão oficialmente no dia 7 de maio.
Índice
Capela Sistina fechada: por quê?
As equipes do Vaticano já começaram a trabalhar para adaptar a Capela Sistina às necessidades do Conclave.

Um dos elementos mais simbólicos é a instalação das duas estufas: uma antiga, usada para queimar as cédulas de votação, e outra moderna, que servirá para emitir a tradicional fumaça — preta em caso de votação inconclusiva e branca quando houver a eleição do novo pontífice, seguida do anúncio “Habemus Papam“.
Como será o Conclave
Atualmente, os cardeais não ficam mais confinados dentro da Capela Sistina durante todo o processo, como acontecia antigamente. Depois de cada sessão de votação, eles retornarão à Casa Santa Marta, localizada dentro do Vaticano.
Em 2013, o papa Francisco foi eleito após cinco votações em menos de 27 horas. Já em 2005, a escolha do papa Bento XVI ocorreu ainda mais rapidamente, em quatro votações e cerca de 24 horas.
Se após nove dias não houver consenso, haverá uma votação final entre os dois cardeais mais votados. O primeiro Conclave na Capela Sistina foi realizado em 1492, sob os célebres afrescos de Michelangelo.
Informações práticas para quem está em Roma
Com o fechamento da Capela Sistina, o percurso dos Museus Vaticanos será temporariamente modificado. A reabertura da Capela Sistina para o público acontecerá somente após o término do Conclave, ainda sem data oficial prevista.
Quem desembarcar no Aeroporto de Fiumicino nos próximos dias deve considerar reservar o transporte para o centro de Roma com antecedência (veja nosso artigo sobre Como ir do Aeroporto Fiumicino ao Centro de Roma).
Além dos turistas que chegam para acompanhar o Conclave e visitar o túmulo do Papa Francisco, a cidade já começa a receber fiéis para o Jubileu e fãs de tênis para o Internazionale BNL d’Italia, que marca o início de uma das competições mais importantes da temporada. Com tantos eventos acontecendo simultaneamente, Roma deverá estar especialmente movimentada, e organizar os deslocamentos com antecipação pode evitar contratempos.
Vale também redobrar a atenção ao reservar hospedagem em Roma e programar visitas a outras atrações populares, como o Coliseu, o Pantheon e a Galleria Borghese, já que o fluxo de visitantes tende a ser intenso.
Para quem busca alternativas culturais durante a visita, a cidade oferece diversas exposições e eventos especiais em maio, uma oportunidade perfeita para descobrir outros lados de Roma além dos circuitos mais tradicionais. Não deixe também de prestigiar a estátua da heroina brasileira Anita Garibaldi enterrada em Roma.
Se você tem alguma amiga ou amigo de passagem por Roma nos próximos dias, compartilhe o artigo “Capela Sistina fechada para turistas: começam os preparativos para o Conclave” através das redes sociais ou por e-mail!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem