A morte do Papa Francisco foi oficialmente anunciada na manhã de hoje, segunda-feira, 21 de abril de 2025, pelo cardeal Kevin Joseph Farrell. O pontífice faleceu às 7h35 na Casa Santa Marta, no Vaticano, onde estava desde que havia sido transferido do hospital Gemelli. Com seu falecimento, inicia-se um ritual solene que mistura tradição milenar e reformas mais recentes — algumas das quais introduzidas pelo próprio Papa Francisco.

Papa Francisco Morreu: tem início a “Sede Vacante”

Papa Francisco Morreu. O que acontece agora?

Papa Francisco morreu

O primeiro passo, conforme a tradição da Igreja Católica, é a constatação oficial da morte do Papa. Essa responsabilidade recai sobre o Camerlengo, atualmente o cardeal Farrell, que deve confirmar o falecimento diante de duas testemunhas: o mestre das celebrações litúrgicas e o secretário e chanceler da Câmara Apostólica. Hoje em dia, a morte é atestada por um médico, mas permanece o registro formal da frase em latim Vere Papa mortuus est (“O Papa está verdadeiramente morto”) no certificado de óbito.

Com a confirmação, começa o período chamado Sede Vacante, durante o qual a Igreja está sem Papa. A notícia é comunicada ao mundo, os aposentos do pontífice são lacrados e o grande portão de bronze da Basílica de São Pedro é fechado pela metade, enquanto os sinos tocam de maneira fúnebre. A partir desse momento, o governo da Igreja é conduzido interinamente pelo Camerlengo e pelo Colégio de Cardeais.

Ainda nesta segunda-feira, 21 de abril, às 20h00 (horário de Roma), o Cardeal Kevin Joseph Farrell presidirá o rito da constatação da morte e da deposição da salma na urna, conforme previsto nos números 21 a 40 do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. Estão convidados a participar do rito o Decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Papa, o Diretor e o Vice-Diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, que deverão se apresentar às 19h45 na Capela da Domus Sanctæ Marthæ. Os eclesiásticos usarão o traje coral próprio.

Corpo exposto, mas sem pompa: a decisão de Francisco

O corpo do Papa é tradicionalmente levado à Capela Sistina, onde é preparado com vestes litúrgicas e colocado para veneração pública em um catafalco por três dias, enquanto os cardeais celebram nove missas em sua memória, os chamados novendiali. É também durante este período que se destrói o Anel do Pescador, símbolo do poder pontifício.

No entanto, Francisco mudou esse ritual. Segundo o novo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, publicado em abril de 2024, o corpo do pontífice não será mais exposto em um catafalco solene, mas sim apresentado em uma simples urna de madeira aberta, “com dignidade, mas como qualquer cristão”. O rito também foi simplificado: apenas uma vigília (e não duas) será celebrada, e a cerimônia de fechamento do caixão foi abolida.

Francisco também deixou orientações claras sobre seu local de sepultamento: será na Basílica de Santa Maria Maior, onde ele costumava rezar antes mesmo de se tornar Papa. A sepultura será em uma sala onde, segundo suas palavras, “guardavam os candelabros”. Tudo já está preparado, segundo confirmaram as autoridades vaticanas.

O funeral e a tradição das três urnas

O funeral do Papa — Missa poenitentialis — acontece na Basílica de São Pedro, geralmente na praça externa para acomodar fiéis do mundo inteiro e chefes de Estado.

Basílica de São Pedro no Vaticano
O funeral do Papa deverá acontecer na Basílica de São Pedro, Vaticano

O corpo é colocado em três caixões sucessivos: o primeiro de cipreste, o segundo de chumbo e o terceiro de nogueira. Antes do fechamento, o rosto do Papa é coberto com um pano de seda. A sepultura costuma ser nas Grutas Vaticanas, onde repousam vários papas, embora existam exceções históricas.

O caminho até o novo Papa

Após o funeral, a atenção se volta ao Conclave. Segundo a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, deve-se esperar no mínimo 15 dias para o início da eleição, tempo necessário para que todos os cardeais eleitores possam chegar a Roma. O início pode ser antecipado se todos já estiverem presentes, ou adiado em casos excepcionais, mas não pode ultrapassar 20 dias.

O Conclave é realizado na Capela Sistina, em absoluto sigilo, e é o momento em que o novo Papa será escolhido: o sucessor de Pedro, o novo Bispo de Roma e líder da Igreja Católica no mundo.

Uma curiosidade: o selo da Sede Vacante

Como é tradição, os Correios do Vaticano emitirão selos comemorativos com o brasão da Santa Sé — com as duas chaves de São Pedro: uma dourada, símbolo do poder espiritual sobre o além; e uma prateada, referente ao poder terreno. Esses selos têm validade limitada e representam oficialmente o momento da Sede Vacante.

Brasão de Sua Santidade Francisco
Brasão de Sua Santidade Francisco

Com a morte de Francisco, encerra-se uma era marcada por gestos de humildade, reformas estruturais e uma busca constante por uma Igreja mais próxima dos pobres e dos marginalizados. Agora, a Igreja se prepara para escolher seu novo pastor, enquanto o mundo acompanha atentamente os próximos passos desse momento histórico.

Papa Francisco

Abaixo o vídeo com a missa de Domingo de Páscoa, no dia 20 de abril de 2025, última aparição pública do Papa Francisco:

Abaixo o destaque com a aparição do Papa Francisco no Vaticano durante a missa do dia 20 de abril de 2025:

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorDieter Nuhr em Florença: a beleza do mundo como arte e alerta ambiental
Próximo artigoMudec, um pedaço das culturas do mundo reunidas no Museo delle Culture em Milão
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

  1. Matéria completa. Agora é acompanhar a nomeação do próximo representante.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here