No dia 26 de julho de 2022 começam os testes nas ruas de um novo tipo de transporte inteligente. A partir de outubro Turim será a primeira cidade italiana a ter uma frota de ônibus com condução autônoma para o transporte público. Isso mesmo: serão micro-ônibus inteligentes que dirigem sozinhos, sem necessidade de um motorista.

Os meios de transporte são 100% elétricos assinados pela Navya, uma empresa inovadora com sede a Lyon. Estão programados dois ônibus que percorrerão um itinerário de aproximadamente 2 Km, na área dos hospitais (Città della Salute).

Os testes são coordenados pela Fundação Links e administrada pela Gtt graças aos financiamentos do programa europeu para a inovação Horizon 2020. O objetivo é ver como os veículos são conduzidos com o trânsito real. Serão formados operadores para dar assistência a bordo.

Daqui 3 meses os micro-ônibus estarão a disposição dos cidadãos que poderão reservar uma corrida gratuita através da app auTonomo Gtt disponível para dispositivos Android e iOs.

O serviço será realizado por dois micro-ônibus sem motorista, mas com um operador a bordo, que irá se mover no trânsito urbano percebendo em tempo real qualquer tipo de obstáculo, dos carros aos pedestres.

Abaixo um vídeo de uma demo dos veículos Navya:

Os veículos são acessíveis também para cadeirantes e pode receber até 14 passageiros (11 lugares sentados e 3 em pé) com uma autonomia média de 9 horas e uma velocidade máxima de 25Km/hora.

 Chiara Foglietta, assessora de Transportes de Turim
Chiara Foglietta, assessora de Transportes de Turim

O serviço dura 6 horas durante a semana (das 12:30 às 18:30) e 4 horas nos finais de semana (das 15:00 às 19:00). O itinerário é pré-definido mas não fixo, visto que é possível reservar a corrida também nas ruas localizadas entre Corso Spezia e Via Cortemilia.

O projeto é um trabalho de grupo da Gtt, Links, Navya, Ioki, Swarco, Città di Torino, Città della Salute e della Scienza, Reale Group, Tim, Iren e Tts Italia.

“Turim é a primeira cidade da Italia a experimentar a direção autônoma nas ruas” – afirmou Chiara Foglietta, a assessora dos Transportes da cidade. E completou: “è um primeiro passo em direção a uma mobilidade alternativa. Os projetos de smart mobility terão consequências na qualidade dos deslocamentos das pessoas e do ambiente.”

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorNovas linhas de trem saindo do Aeroporto Fiumicino
Próximo artigoCaixa Preta nos carros é obrigatória na Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here