Quantas vezes você caminha pelas ruas da sua cidade e nem repara na beleza ao seu redor? Uma cidade como São Paulo está cheia de tesouros, mas que ninguém vê ou presta muita atenção. Em compensação… quando um turista paulistano vêm a Roma adora repetir a frase: ” a arte está em todos os lugares de Roma, basta caminhar pelas ruas da cidade”. Longe de querer entrar na discussão entre a arte de Roma e a arte paulistana, hoje gostaria de apresentar a vocês um projeto fantástico, aquela “sacada genial”.

Arte Fora do Museu

Às vezes uma pitada de criatividade misturada com um pouco de tecnologia dá um resultado surpreendente. E o resultado no caso é o projeto Arte Fora do Museu realizado pelos jornalistas Felipe Lavignatti e Andre Deak com desenvolvimento web de Paulo Geyer.

Eles geolocalizaram em um mapa a arte das ruas de São Paulo reunidas por categorias como Arquitetura, Escultura, Grafite e Mural. Você não apenas vê os ícones no mapa, mas quando clica sobre o ícone vê o nome com uma foto da obra. Basta clicar novamente e lá se abre uma página com a descrição detalhada, vídeo, street view.

Uma das páginas que descrevem a obra de arte fora do museu

A parte interessante é que você pode se divertir sem sair de casa (eu por exemplo estou curtindo aqui da Italia) ou pode desfrutar ao vivo do projeto Arte Fora do Museu graças a app para iPhone onde você encontra por exemplo uma sugestão de roteiros.

Que tal usar aquele seu domingão, sem nada para fazer, em uma caça a arte paulistana? E ainda por cima sem pagar bilhete de ingresso porque a arte está lá, para quem quiser apreciar.

Screenshots da versão iPhone: o guia que você leva no seu bolso

O projeto Arte Fora do Museu foi selecionado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2010.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here