Se você está passeando pelo Mugello, na Toscana, mais precisamente para os lados de Vicchio, vale muito a pena dar uma esticadinha para almoçar na Trattoria “La Casa del Prosciuto” em Ponte a Vicchio. Lá você encontra comida típica toscana, em um ambiente familiar, bonitinho e em uma posição muito agradável para um passeio pós almoço para fazer a digestão.

Mugello1
Fachada da Trattoria “La Casa del Prosciutto” em Ponte al Vicchio

O restaurante é frequentado quase exclusivamente por moradores locais: lá você não escuta pessoas falando inglês ou outras línguas. A garçonete não te dá um cardápio: ela te diz quais são os pratos do dia e você vai dizendo: quero este, quero aquele. A pasta (massa) é feita em casa e é realmente uma delícia. Provavelmente você vai encontrar no menu o famoso “tortelli di patate”, uma massa de forma quadrada com um recheio de batatas, um prato super típico de qualquer tratoria do Mugello, que você pode pedir com diferentes molhos: funghi, bolonhesa, tomate, lepre (lebre), cinghiale (javali), etc.

(Se você procura um lugar um pouco mais luxuoso – sempre no estilo da Toscana -, dá uma olhadinha nesse artigo sobre a Fattoria Il Palagio, em Scarperia, sempre no Mugello.

Tortelli di patate: um dos pratos mais típicos do Mugello (Toscana)
Tortelli di patate: um dos pratos mais típicos do Mugello (Toscana)
tagliatelle-ai-funghi
Tagliatelle ai funghi com massa feita em casa

Um outro prato que não falta em qualquer trattoria toscana é a “Bistecca alla fiorentina“, que foi preparada a perfeição como você nota nas fotos abaixo. Ah, sim, só peça Bistecca se você gostar de carne mal passada. Se não é o caso, experimente outra coisa.

A famosa "Bistecca alla fiorentina" (um pedaço de filé mignon e contra filé)
A famosa “Bistecca alla fiorentina” (um pedaço de filé mignon e contra filé)
A verdadeira bisteca é servida mal passada como esta da foto
A verdadeira bisteca é servida mal passada como esta da foto

Para acompanhar, pedimos uma porção de “fiori di zucca” frita (a flor da abobrinha):

Uma porção de "fiori di zucca"
Uma porção de “fiori di zucca”

Além da comida gostosa e do serviço rápido e eficiente, o ambiente do restaurante também é muito agradável e muito rústico: praticamente era uma antiga casa, daquelas com as traves de madeira no teto, que foi transformada em restaurante. As mesas são poucas e uma próxima a outra e como o lugar fica sempre cheio, é melhor fazer reserva (o tel. +39 055.844031). O restaurante fecha às segundas e terças feiras.

Os preços são bem razoáveis: por dois pratos de massa, uma bistecca de 800g para dois, um “contorno” (acompanhamento), água, vinho da casa e café gastamos 55 euros.

O interno do restaurante
O interno do restaurante

Para quem quer fazer uma pausa mais rápida e informal, antes de entrar no restaurante existe um espaço onde você pode pedir um sanduíche que eles preparam na hora: você só tem que escolher os ingredientes e depois pode saboreá-lo por exemplo, a céu aberto, curtindo o verde da natureza ao redor e escutando o barulhinho da água do riozinho ali do lado.

Ponte al Vicchio: do lado direito desta ponte está a Tratoria
Ponte al Vicchio: do lado direito desta ponte está a Trattoria “La Casa del Prosciutto”

O endereço é Via Ponte a Vicchio. 1 – Vicchio -Mugello (Firenze)

Confira também o nosso artigo com 6 boas razões para você conhecer o Mugello, na Toscana.

DEIXE UMA RESPOSTA