Se durante a sua próxima viagem pela Itália você pretende alugar um carro (ou contratar um motorista) para ver os girassóis da Toscana ou quem sabe fazer uma visita ao autódromo da Ferrari no Mugello aí vai a dica de um ótimo lugar onde almoçar ou jantar: a Fattoria Il Palagio. Não é um lugar low cost, mas onde saborear os deliciosos pratos típicos da Toscana em um ambiente que mistura luxo e simplicidade, serviço de qualidade por um bom custo-benefício (em relação a média de preços na Toscana).

A Fattoria Il Palagio fica na cidade de Scarperia, pouco distante do centro histórico e do autódromo. Dirigindo por uma das estradinhas típicas da Toscana, em meio a um bosque a gente vê esse portão imponente que dá em um daqueles casarões antigos  que aqui na Itália são chamados de “villa”. Pois bem, o restaurante encontra-se nesta grande casa do século XVIII, por onde passaram nobres, soberanos, papas e personagens ilustres.

Um ambiente especial onde saborear os pratos típicos da Toscana

Um dos pontos fortes do restaurante é a carne como por exemplo a tradicional “bistecca alla fiorentina“: um pedaço de filé e contrafilé que às vezes chega a passar os 5 cm de altura (um prato ideal para quem gosta de carne mal passada).

Para quem não gosta ou não pode comer carne mal passada, vale a pena experimentar uma “bistecca di manzo alla griglia“, ou seja, o filé mignon grelhado – que na foto abaixo eu pedi para abrí-lo para ficar bem passado. Delicioso também em versão com um funghi enorme em cima.

Outras ótimas opções são um prato de “pappardelle al cinghiale” (um tipo de massa com molho a base de carne de javali, ver foto abaixo) ou um simples “risotto ai funghi porcini“.

Sobre o vinho é possível pedir uma garrafa ou um copo, para acompanhar pratos como o pappardelle al cinghiale e a bistecca alla fiorentina um bom Chianti cai sempre bem.

pratos típicos
filé com um cogumelo gigante!

Fattoria Il Palagio – Viale Dante 99/101 – 50038 Scarperia (FI) – Tel. (+39) 055 846376

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Huuuuuuuummmmmmm! Deu água na boca. Deve ser muito bom. Minha massa predileta. Vou improvisar aqui em casa.

  2. Por se tratar de uma região mais afastada do mar, a Toscana tem uma grande tradição de pratos com carne vermelha, fazendo de Florença um ótimo destino para os carnívoros. Certamente a Bistecca alla Fiorentina é o prato mais famoso, e mais representativo dessa tradição. Então, Buon Appetito!

DEIXE UMA RESPOSTA