O carnaval brasileiro é completamente diferente do italiano: mudam as fantasias,  a temperatura, a música, o jeito de comemorar e até o espírito. Se você não gosta de carnaval no Brasil, pode ser que adore o carnaval italiano (e vice-versa).

Isso não significa que o carnaval na Itália não seja levado super a sério! Em algumas cidades, o carnaval é uma das atrações especiais e chega a ter importância maior do que datas como natal e reveillón.

O carnaval de Veneza

carnaval_veneza6

Perfeito para quem gosta de sofisticação, não existe carnaval como o de Veneza: das máscaras e fantasias aos bailes (caríssimos) de gala, a cidade é sinônimo de carnaval luxuoso. Claro, existe também espaço para os concursos e manifestações nas ruas e canais. Uma experiência única. Confira nossas dicas aqui.

O carnaval de Viareggio na Toscana

2014_carnaval_de_viareggio_017

Em um território conhecido como “Versilia” encontra-se Viareggio, cidade de praia, no litoral da Toscana, onde acontece um dos carnavais mais irreverentes da Itália. Na avenida principal de Viareggio acontecem desfiles com carros criados em papel machê inspirados nos temas quentes do ano que passou. Em geral se referem à política e ao estilo de vida. Já falamos muitas vezes do carnaval de Viareggio aqui no BRASIL NA ITALIA. Você pode conferir as fotos do primeiro desfile de 2014 e ler sobre o concurso fotográfico no instagram que vai dar prêmios para as melhores fotografias.

Carnaval na neve em Madonna di Campiglio

foto: divulgação
foto: divulgação

Se a sua praia é na verdade uma estação de esqui e você quer viver a festa em uma cidade rodeado pela neve, então Madonna di Campiglio, no estado italiano chamado Trentino,  é o seu destino! Aqui o carnaval começou no século XIX, na época em que a cidade era o lugar favorito dos Habsburgos e de outras Famílias Reais da Europa. Entre as celebridades da época, ninguém menos do que a Princesa Sissi!

O carnaval recria a atmosfera das cortes Austríacas, com uma série de bailes, desfiles e procissões de moradores vestidos como soldados austríacos. Você pode se informar sobre o programa aqui.  Ainda não tive o prazer de participar (verdade seja dita: quando chega fevereiro eu não quero nem saber de neve e frio!).

Carnaval em Florença

Em Florença, o carnaval parte da Piazza Ognissanti e é em homenagem às crianças. O evento que aconteceria este ano dia 01º foi adiado para o dia 08 de março de 2014 entre às 14:00 e 18:00. Organizado pela Organizazzione Borgognissanti, ele prevê grupos e animação na praça, com direito a trenzinho, máscaras e até schiacciata alla fiorentina (um tipo de pão com azeite típico de Florença) grátis para as famílias que participam do evento.

Carnaval no Mugello

Na área do Mugello, sempre estado da Toscana, acontece um desfile de carnaval para crianças na praça principal de Borgo San Lorenzo. Os pequenos saem fantasiados na rua (com fantasias quentinhas, claro) e podem desfilar em cima de pequenos carros puxados por um trator. Não é o carnaval mais glamuroso da Itália, mas pode render algumas horas agradáveis se você estiver nos arredores. Os próximos dias de festa são 02 e 04 de março, confira o programa aqui.

E você, tem alguma dica especial de carnaval para compartilhar com a gente? Para crianças ou adultos, está valendo!

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara!

    O carnaval já está terminando, mas fica valendo para o próximo ano! Vou citar os principais carnavais da Sicília: o de Acireale (CT), entitulado o “melhor” carnaval da Sicília; o de Sciacca (AG), conhecido como o “o mais divertido”; o de Termini Imerese (PA), que se diz o “mais antigo”; e o de Misterbianco (CT), aquele com as fantasias mais bonitas. Já viu que cada cidade tem que ter seu adjetivo, para não ficar por baixo? Destes carnavais, só fui ao de Misterbianco (como boa baiana, meu carnaval é outro), que é estilo carnaval de Viareggio. Acho que são as crianças que se divertem mais nos carnavais com carros de papel mache, sem falar nas fantasias que cada uma exibe com orgulho!
    Boa quarta-feira de cinzas!
    Patricia

  2. Bom saber dos tipos de carnaval da Sicilia. Eu nunca estive por aí neste período, mas quem sabe em um próximo ano… Já vou guardar as dicas. Boa quarta de cinzas para você também!
    Até mais,
    Babi

DEIXE UMA RESPOSTA