Modernidade e tradição: essas são as duas palavras que resumem perfeitamente a minha visita ao novíssimo “templo” de Antinori em Bargino (Chianti, Toscana). Uma parada obrigatória para quem está fazendo um passeio nos arredores de Florença, e quer unir o vinho ao agradável.

Antinori nel Chianti Classico

Quando a gente pensa em visitar uma vinícola na Toscana, geralmente imagina uma casa antiga, com paredes em tons pastéis, rodeada por videiras. No entanto, a vinícola da família Antinori em Bargino é totalmente diferente!

A começar pela arquitetura, com formas arredondadas, muito vidro, muita madeira e inclusive videiras sobre o teto no último andar. Tudo isso para dar um ar modernoso sim, mas sem destoar muito do ambiente ao redor.

antinori_chianticlassico_02
Sobre esse teto: muitas videiras!
As videiras no teto do edifício
Dá para acreditar que essas videiras estão no teto do edifício?

Foram necessários mais de 7 anos para construir a nova vinícola, que foi oficialmente aberta ao público em março de 2013. Lá dentro você poderá aprender as diversas etapas de produção do vinho, fazer uma visita guiada nas adegas, incluir uma degustação de vinhos ou quem sabe um almoço no restaurante Rinuccio 1180 e terminar o passeio com uma visita ao museu da família Antinori. E foi exatamente isso que fizemos na sexta-feira 04 de abril, durante o blogtour #chiantidavivere.

As escadarias que levam do estacionamento a entrada do "templo de Antinori"
As escadarias que levam do estacionamento a entrada do “templo de Antinori”

As adegas de Antinori

Antinori é um sobrenome reconhecido no mundo inteiro como sinônimo de vinhos de qualidade. E sua fama não começou ontem: na verdade a família se dedica a produção de vinho há mais de 600 anos. Sim, você leu direitinho: seiscentos! Essa é a 26º geração na produção de vinhos, uma longa história que começou aqui na Toscana

É particularmente interessante descobrir mais detalhes sobre a tradição dessa família em um ambiente tão fresco e recente.

Uma das salas de degustação, com vista para a adega
Uma das salas de degustação, com vista para a adega

Quando entrei na adega, a primeira coisa que vi foi uma série de barris ordenados em um ambiente limpo, com iluminação especial, sem nenhum mofo nas paredes! Tudo impecável. A guia local nos acompanhou explicando todo o processo de produção dos vinhos em italiano e inglês. antinori_chianticlassico_07

Descobrimos que nesta adega são produzidos apenas os seguintes vinhos de Antinori: o Villa Antinori Chianti Classico, Marchese Antinori Chianti Classico Riserva, Pèppoli Chianti Classico e Vinsanto del Chianti Classico. Também tivemos a oportunidade de ver o processo de embalagem das garrafas. Mas nessa hora o estômago já estava roncando e só conseguíamos pensar na próxima etapa da visita: a degustação!

antinori_chianticlassico_04

O Restaurante “Rinuccio 1180”

Terminamos a nossa visita no restaurante Rinuccio 1180 no alto do edifício. O estilo do restaurante é bem descontraído: com jogos de mesa americanos invés de toalhas; pavimento, mesas e cadeiras de madeira; paredes de vidro com grandes cortinas bordô.  Uma pena o dia estar tão nublado: teria sido gostoso apreciar o panorama em um belo dia de sol e céu azul.

Fachada do restaurante Rinuccio 1180
Fachada do restaurante Rinuccio 1180

Nós fizemos um light lunch que basicamente era uma tábua de frios, queijos e coccoli. O ambiente era todo baseado no mundo do vinho. os copos de água eram o fundo de garrafas de vinho; a tábua de frios era feita com pedaços de madeira de antigos barris usados para a produção do vinho.

Coccoli, queijos, frios para acompanhar os vinhos de Antinori
Coccoli, queijos, frios para acompanhar os vinhos de Antinori

O restaurante, por enquanto, está aberto exclusivamente para o almoço e não é necessário fazer uma visita guiada a adega para conhecê-lo. Se você estiver de passagem é só dar uma paradinha por lá.

O passeio foi ótimo, era um dos mais esperados da viagem, e gostaria de ter tido ainda mais tempo para relaxar, fotografar e beber. Bem, mas a vantagem é que o Chianti é logo ali, a a apenas 30 minutos de Florença…

Informações Práticas

ANTINORI NEL CHIANTI CLASSICO

Endereço: Via Cassia per Siena, 133 – Località Bargino – CEP: 50026 – San Casciano Val di Pesa (FI)

Coordenadas para o GPS
+43° 36′ 43.30″, +11° 11′ 29.76″

Confira o horário de abertura da vinícola e do restaurante diretamente no site oficial, já que ele muda bastante.

Ristorante Rinuccio 1180: +39 0552359720


Esta viagem foi oferecida pelo Comune di Tavarnelle Val di Pesa a um grupo de bloggers internacionais do qual o BRASIL NA ITALIA fazia parte. #chiantidavivere

4 COMENTÁRIOS

  1. Barbara, por favor, poderia informar é o custo da visita na vinícola?

DEIXE UMA RESPOSTA