O Chianti é conhecido principalmente por ser um território de produção de vinhos tintos maravilhosos e paisagens de tirar o fôlego. Mas uma paradinha cultural cai sempre bem então anota aí: visitar a Pieve di San Pietro in Bossolo no Comune di Barberino Tavarnelle.

Pode ser que você tenha passado por aqui, olhado de longe e visto apenas uma igrejinha ao lado dos clássicos ciprestes da Toscana e nem tenha se dado conta dos tesouros que estavam ali dentro. Pois bem, guarde esse artigo para sua próxima viagem ou envie para o amigo que está planejando visitar a Toscana em breve.
A Pieve di San Pietro in Bossolo no Chianti
Apesar de morar na Toscana há muito tempo, eu só fui descobrir a Pieve di San Pietro in Bossolo (Igreja de S.Pedro em Bossolo) e o vizinho Museo d’Arte Sacra di Tavarnelle Val di Pesa em abril de 2014, durante um blogtour (#chiantidavivere) organizado pela blogger Elena Farinelli para o Comune di Tavarnelle Val di Pesa. Antes tarde do que nunca, diz o ditado.
Foi um dos passeios que mais em enriqueceu culturalmente – e olha que eu não sou particularmente fã de igrejas e museus de arte religiosa. Mas nada como ser guiada por quem entende do assunto…

Uma das peculiaridades da Pieve di San Pietro in Bossolo é a quantidade de detalhes simbólicos.
Você já viu uma igreja com pilares que não são paralelos? Vou tentar me explicar melhor: as colunas do lado direito da igreja não estavam na mesma linha daquelas do lado esquerdo: trata-se de uma igreja torta! E a coisa mais surpreendente é que o fato não foi acidental.
O padre que nos mostrou a igreja explicou que a construção da igreja deveria refletir o Cristo na cruz. E, se você olhar bem para a foto acima, verá que Ele não está ereto, mas virado mais de um lado do que do outro. A foto abaixo é uma tentativa de mostrar a diferença entre os pilares dos dois lados da Igreja…

Mas o passeio não termina na igreja com quase mil anos de história: o próximo passo era a visita ao museu, passando pelo belíssimo pátio interno e uma parte do edifício que antigamente era usada para receber os peregrinos, já que Tavarnelle no passado era um ponto de parada dos viajantes entre Florença e Siena.

O Museu de Arte Sacra de Tavarnelle Val di Pesa
Que tal conhecer o “Uffizi do interior da Toscana”? Foi assim que Don Franco descreveu a importância do Museu de Arte Sacra de Tavarnelle Val di Pesa, com uma referência a um dos museus mais famosos de Florença.

Vimos quadros do período barroco, outras do gótico: “Vocês sabiam que no Barroco as figuras se movem e no gótico parecem imagens em pose, paradas?” – perguntava o padre. Foi uma verdadeira aula de arte e história para todos. Para a gente voltar para casa lembrando, pelo menos, de alguns conceitos básicos e fundamentais.

A exposição “Ricamo a Punto Tavarnelle”
Além de obras religiosas, no complexo você encontrará também a exposição permanente “Bordado com Ponto Tavarnelle”. E descobrirá, por exemplo, que no pós guerra, quando era difícil conseguir couro para fazer sapatos, o estilista Salvatore Ferragamo investiu nos bordados! Sim, queridas leitoras, os sapatos de Ferragamo usado por famosas atrizes internacionais era bordado aqui em Tavarnelle.



Outra área interessante (e que deixou minha filha Gaia enlouquecida) foram as salas dedicadas aos objetos típicos das casas de interior da Toscana: do espremedor de azeitona para preparar o azeite até a máquina que separava a comida para os bois que trabalhavam no campo (todas com movimento e barulhinho, como a Gaia não ia amar?).
Lá estão reproduções de instrumentos imprescindíveis em qualquer casa de interior até meados dos anos 1960-70. Uma tentativa de manter a memória e tradições da Toscana em uma época digital e ultra moderna como a nossa.
Informações Práticas para visitar a Pieve di San Pietro in Bossolo
Se você quiser visitar igreja e museu é melhor entrar em contato com o Ponto de Informação Turística do Comune di Barberino Tavarnelle ou por e-mail ( info@tavarnellechiantidavivere.it ) para evitar encontrar as portas fechadas. Além disso, você poderá marcar uma visita guiada, o que é altamente recomendável.
Aproveito para compartilhar o novo link do Museu de Arte Sacra de S. Pietro in Bossolo: https://www.chiantivaldarno.it/museo-san-pietro-in-bossolo-barberino-tavarnelle-2/
Endereço:
Pieve di San Bossolo – Strada della Pieve – 50028 – Toscana
Obs: Nós visitamos a igreja e museus na sexta-feira, 04 de abril de 2014, um dia meio nublado e chuvoso. E passamos novamente por lá no domingo, quando tirei a foto externa com céu azul que você vê no início do artigo!
—
Esta viagem foi oferecida pelo Comune di Tavarnelle Val di Pesa a um grupo de bloggers internacionais do qual o BRASIL NA ITALIA fazia parte. #chiantidavivere
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] já escrevi aqui no blog dicas culturais e artísticas do Chianti para quem quiser conhecer a Pieve di San Bossolo e Tavarnelle Val di […]