O Chianti é conhecido principalmente por ser um território de produção de vinhos tintos maravilhosos e paisagens de tirar o fôlego. Mas uma paradinha cultural cai sempre bem então anota aí: visitar a Pieve di San Pietro in Bossolo no Comune di Barberino Tavarnelle.

Fachada da Pieve di San Bossolo e do Museo d'Arte Sacra di Tavarnelle Val di Pesa
Fachada da Pieve di San Pietro in Bossolo e do Museo d’Arte Sacra di Tavarnelle Val di Pesa – foto de domingo, 06/04/2014

Pode ser que você tenha passado por aqui, olhado de longe e visto apenas uma igrejinha ao lado dos clássicos ciprestes da Toscana e nem tenha se dado conta dos tesouros que estavam ali dentro. Pois bem, guarde esse artigo para sua próxima viagem ou envie para o amigo que está planejando visitar a Toscana em breve.

A Pieve di San Pietro in Bossolo no Chianti

Apesar de morar na Toscana há muito tempo, eu só fui descobrir a Pieve di San Pietro in Bossolo (Igreja de S.Pedro em Bossolo) e o vizinho Museo d’Arte Sacra di Tavarnelle Val di Pesa em abril de 2014, durante um blogtour (#chiantidavivere) organizado pela blogger Elena Farinelli para o Comune di Tavarnelle Val di Pesa. Antes tarde do que nunca, diz o ditado.

Foi um dos passeios que mais em enriqueceu culturalmente – e olha que eu não sou particularmente fã de igrejas e museus de arte religiosa. Mas nada como ser guiada por quem entende do assunto…

Pieve_di_San_Bossolo3
Descobrindo as curiosidades da Pieve di San Bossolo con Don Franco

Uma das peculiaridades da Pieve di San Pietro in Bossolo é a quantidade de detalhes simbólicos.

Você já viu uma igreja com pilares que não são paralelos? Vou tentar me explicar melhor: as colunas do lado direito da igreja não estavam na mesma linha daquelas do lado esquerdo: trata-se de uma igreja torta! E a coisa mais surpreendente é que o fato não foi acidental.

O padre que nos mostrou a igreja explicou que a construção da igreja deveria refletir o Cristo na cruz. E, se você olhar bem para a foto acima, verá que Ele não está ereto, mas virado mais de um lado do que do outro. A foto abaixo é uma tentativa de mostrar a diferença entre os pilares dos dois lados da Igreja…

Pieve_di_San_Bossolo4
Detalhe das colunas da igreja: não são paralelas!

Mas o passeio não termina na igreja com quase mil anos de história: o próximo passo era a visita ao museu, passando pelo belíssimo pátio interno e uma parte do edifício que antigamente era usada para receber os peregrinos, já que Tavarnelle no passado era um ponto de parada dos viajantes entre Florença e Siena.

Pieve_di_San_Bossolo5
O pátio interno da igreja visto da janela do Museu

O Museu de Arte Sacra de Tavarnelle Val di Pesa

Que tal conhecer o “Uffizi do interior da Toscana”? Foi assim que Don Franco descreveu a importância do Museu de Arte Sacra de Tavarnelle Val di Pesa, com uma referência a um dos museus mais famosos de Florença.

Pieve_di_San_Bossolo
Interno do Museu de Arte Sacra de Tavarnelle Val di Pesa

Vimos quadros do período barroco, outras do gótico: “Vocês sabiam que no Barroco as figuras se movem e no gótico parecem imagens em pose, paradas?” – perguntava o padre. Foi uma verdadeira aula de arte e história para todos. Para a gente voltar para casa lembrando, pelo menos, de alguns conceitos básicos e fundamentais.

Pieve_di_San_Bossolo6
Imagem do século XVIII retratando o menino Jesus. Pelo visto, a moda da época era enfaixar os bebês…

A exposição “Ricamo a Punto Tavarnelle”

Além de obras religiosas, no complexo você encontrará também a exposição permanente “Bordado com Ponto Tavarnelle”. E descobrirá, por exemplo, que no pós guerra, quando era difícil conseguir couro para fazer sapatos, o estilista Salvatore Ferragamo investiu nos bordados! Sim, queridas leitoras, os sapatos de Ferragamo usado por famosas atrizes internacionais era bordado aqui em Tavarnelle.

Pieve_di_San_Bossolo8
O bordado de Tavarnelle
Pieve_di_San_Bossolo9
Os sapatos bordados de Salvatore Ferragamo
Pieve_di_San_Bossolo11

Outra área interessante (e que deixou minha filha Gaia enlouquecida) foram as salas dedicadas aos objetos típicos das casas de interior da Toscana: do espremedor de azeitona para preparar o azeite até a máquina que separava a comida para os bois que trabalhavam no campo (todas com movimento e barulhinho, como a Gaia não ia amar?).

Lá estão reproduções de instrumentos imprescindíveis em qualquer casa de interior até meados dos anos 1960-70. Uma tentativa de manter a memória e tradições da Toscana em uma época digital e ultra moderna como a nossa. 

Pieve_di_San_Bossolo10

Informações Práticas para visitar a Pieve di San Pietro in Bossolo

Se você quiser visitar igreja e museu é melhor entrar em contato com o Ponto de Informação Turística do Comune di Barberino Tavarnelle ou por e-mail ( info@tavarnellechiantidavivere.it ) para evitar encontrar as portas fechadas. Além disso, você poderá marcar uma visita guiada, o que é altamente recomendável.

Aproveito para compartilhar o novo link do Museu de Arte Sacra de S. Pietro in Bossolo: https://www.chiantivaldarno.it/museo-san-pietro-in-bossolo-barberino-tavarnelle-2/

Endereço:

Pieve di San Bossolo – Strada della Pieve – 50028 – Toscana

Obs: Nós visitamos a igreja e museus na sexta-feira, 04 de abril de 2014, um dia meio nublado e chuvoso. E passamos novamente por lá no domingo, quando tirei a foto externa com céu azul que você vê no início do artigo!


Esta viagem foi oferecida pelo Comune di Tavarnelle Val di Pesa a um grupo de bloggers internacionais do qual o BRASIL NA ITALIA fazia parte. #chiantidavivere

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorVer o Papa em Roma
Próximo artigoA moderníssima vinícola Antinori em Bargino, Chianti
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here