Está com viagem marcada para a Toscana no mês de fevereiro ou março? Então separa vem conhecer o desfile de carnaval de Viareggio. Ele acontece nas seguintes datas: 7, 14, 21 e 28 de fevereiro de 2016 às 15 e no dia 5 de março de 2016 às 18:30.

2014_carnaval_de_viareggio_035

Já tive o prazer de participar diversas vezes do evento (veja por exemplo como foi o carnaval de Viareggio em 2014) e inclusive dos bastidores do carnaval de Viareggio, o que foi ainda mais interessante. Recomendo para todas as idades e todos os estilos!

O carnaval de Viareggio promete muita ironia com a política internacional...
O carnaval de Viareggio promete muita ironia com a política internacional…

Aproveito para responder também algumas das dúvidas mais comuns que costumo receber:

Qual o melhor dia para ir?

Ao contrário do carnaval brasileiro, em que cada dia tem o desfile de uma escola de samba diferente, em Viareggio todo domingo desfilam as mesmas “escolas”. Por isso, se você for nas cinco datas de desfile, verá o mesmo idêntico desfile de carnaval. Lógico que nunca um dia é absolutamente idêntico ao outro, mas para outsiders como nós, brasileiros, a sensação é de que é a mesma coisa. Por isso, vá no dia que for mais fácil para você.

Os desfiles de carnaval são à pagamento?

Sim, você paga um ingresso para entrar na área onde acontecem os desfiles e pode circular livremente entre os carros de carnaval. Se quiser assistir sentado na arquibancada tem que pagar um valor adicional (eu acho inútil pagar pela arquibancada).

Devo ir fantasiado?

Se você for fantasiado é mais divertido, mas não é obrigatório. Se quiser, você pode comprar algum acessório (como uma peruca) no local do desfile mesmo. São vendidos pelos camelôs, são produtos chineses e obviamente custam mais caro do que se você comprar em um supermercado ou lojinha em Florença.  Lembre-se que é necessário uma fantasia quentinha (ou que você possa por casaco por baixo, porque é inverno e a festa é a céu aberto!

Vale a pena dormir em Viareggio?

Fica bem mais prático se você dormir lá, mas não é absolutamente necessário já que em geral a farra começa a partir das 3 da tarde e Viareggio fica a apenas 1 hora de Florença e menos de meia hora de Pisa. Se você tiver que escolher uma noite para dormir em Viareggio, escolha a noite anterior ao desfile e informe-se sobre as festas de carnaval à noite. Confira: hotéis em Viareggio.

Além dos desfiles de dia tem alguma coisa para fazer à noite?

Sim, nas noites de sábado tem sempre a festa de algum Rione.  Aqui a maioria das pessoas sai fantasiada e as ruas ficam muito, muito cheias, por isso eu não indico para famílias com crianças muito pequenas. Eu acabei indo embora pouco antes da meia noite do Carnaval Darsena, o melhor de Viareggio, quando a festa estava começando a ficar boa porque estava com minha filha que na época tinha menos de 2 anos: ela estava exausta (claro!), o carrinho de bebê mal conseguia passar entre as pessoas (e a coisa tendia a ficar dramática conforme aumentasse o consumo alcóolico das pessoas ao nosso redor) e para completar estava super frio e garoando. Já para solteiros, casais sem crianças pequenas, adolescentes… bem, pode ser uma farra!

Bem, fica a dica e boa diversão! Não esqueça de compartilhar suas fotos usando a hashtag #carnevalediviareggio 🙂

Ah, e se você já foi, conta pra gente o que achou!

DEIXE UMA RESPOSTA