08/02/2015 – Não muito distante de Florença, em uma daquelas estradinhas da Toscana cheias de curvas, eu vi neve. Na verdade foi uma caça à neve e o resultado foi bem sucedido!

Passo_della_futa_Toscana_05
Passo della Futa, passeado em uma estradinha charmosa e cheia de neve na Toscana

 Quero ver neve na Toscana

Geralmente quem quer esquiar na Toscana vai até Abetone e existe até um site que oferece webcam live de Abetone (e consequentemente você pode ver se tem neve ou não por lá).  Mas não foi para lá que eu fui hoje, até porque o objetivo não era esquiar: eu queria ver neve, só isso!

Eu tinha lido que tinha nevado bastante no norte da Itália nos últimas duas, inclusive ontem tinha um alerta da Autostrade sobre neve na saída da A1 de Barberino di Mugello (onde tem o outlet). Então tive a feliz idéia de ir atrás da neve por lá!

Na altura do Lago di Bilancino, pegamos uma estradinha seguindo as indicações para o Passo della Futa, uma antiga estrada usada para atravessar os Apeninos que se encontra a 900 metros de altitude.

Para o alto e avante:  subindo o Passo della Futa na Toscana para ver neve
Para o alto e avante: subindo o Passo della Futa na Toscana para ver neve

E conforme a gente ia subindo, a paisagem ia mudando… Começava a aparecer um pouco de neve aqui e acolá e eu ia parando para tirar fotos.

Passo_della_Futa_Toscana_02

No meio do caminho vimos crianças descendo a colina de neve com um trenozinho, fazendo a maior farra! Dessa vez minhas filhas (7 meses, 2 anos) nem saíram do carro porque estavam com a enésima virose deste inverno.

Aliás, depois que elas nasceram comecei a odiar o inverno. Quer dizer, me incomoda a chuvinha incessante, o dia que escurece antes das cinco da tarde, o tira-e-põe dos casacos cada vez que a gente tem que sair na rua. Mas a neve… ah, essa eu adoro e acho linda, pelo menos de vez enquando….

Passo_della_futa_Toscana_03

Decidimos voltar quando chegamos a um cemitério militar alemão (que eu não visitei) e a estrada começou a ficar ruim… inclusive eu quase escorreguei e por pouco não levei um tombão quando ia tirar a foto abaixo:

Passo_della_futa_Toscana_04

Na descida, acabamos passando rapidamente por uma cidadezinha chamada Panna. Quem aí já bebeu a famosa Acqua Panna? Digo famosa porque aqui na Toscana vejo essa marca em todo lugar, quem sabe uma próxima vez visito a fonte com calma?

E você, já tomou Acqua Panna?
E você, já tomou Acqua Panna?

Nessas estradinhas que atravessam os Apeninos sempre costuma ter neve no inverno. Eu já fiz uma outra, em direção a Marradi (leia aqui).

E se você tem estômago forte e não enjoa nas curvas, veja minha aventura de Florença a Rimini pelo Passo del Muraglione, uma outra estradinha que atravessa os Apeninos…

E você, já viu neve aqui na Toscana? Gosta de dirigir pelas estradinhas da Toscana cheias de curva? Conta pra gente a sua experiência!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCarnaval de Viareggio 2018 – datas e dicas
Próximo artigoA que horas anoitece em Roma no mês de…
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ano passado nevou, inclusive no que se chama de Bassa quota (nas cidades que não estão nas montanhas).
    Na Toscana as pessoas vão esquiar em Abetone, mas dá para ver neve geralmente também no alto Mugello por exemplo.
    O ideal é checar o meteo uma semana antes da viagem, já costumam dar indicações válidas…

  2. Olá Barbara, tudo bem?

    você saberia informar se no mês de Março neva na região da Toscana?

  3. Barbara, deixa eu perguntar… no final de Abril/começo de Maio, onde tenho chances de ver neve na Italia?, planejo sair de Paris e ir para Roma, mas no caminho ficar um ou dois dias no norte italiano…me falaram que Bolzano seria uma probabilidade de ter neve ainda lá (alem da logística de trem ser melhor)…o que acha?

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here