Quem nunca passou por um perrengue com a companhia de celular que levante as mãos para o céu e agradeça. Não existe nada mais desagradável do que, por exemplo, enfrentar horas e horas sem sinal telefônico sem que ninguém te tenha preparado para isso (e você está esperando aquela chamada importantíssima ou no meio de um trabalho punk). Pior ainda se o crédito do seu telefone desaparece!

O fato é que quando acontece um problema, a melhor solução é tentar resolvê-lo pacificamente, falando diretamente com a companhia que provê o serviço. Mas nem sempre é suficiente. Para esses casos em que não é suficiente existe um ente denominado CO.RE.COM (Comitato Regionale per le Comunicazioni), através do qual é possível abrir uma ação sem gastarum euro com advogados ou despesas extras no caso de controvérsias com o operador telefônico, pelo motivo que for.

Existe um formulário online para abrir uma causa que em pouco tempo será atendida com o objetivo de uma “concertazione” (acordo), que não acontece em tribunal, mas em uma sala colocada a disposição pelo CO.RE.COM da própria região. Se trata de um caminho rápido e fácil para fazer valer os próprios direitos, no caso em que sejam violados.

Cada região tem o seu CO.RE.COM. O link para o da Toscana é: http://www.consiglio.regione.toscana.it/Corecom/default.asp

Minha opinião: Eu ainda não cheguei a provar o serviço porque acabo de descobrir a sua existência, mas acho ótimo que exista algo do tipo. Aproveito para lembrar também que, de modo geral, para qualquer complicação relacionada a contratos de serviço ou compras, existem as associações do consumidor como ADOC, que já resolveram meu problema sem que eu tivesse que gastar nada, apenas pagar um valor simbólico para me associar (o equivalente a uma carteirinha ISIC do estudante).

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Adoro seu blog, visito quase todos os dias e ele tem me ajudado muito! Daqui há alguns meses vou para Roma com o meu marido (que está indo a trabalho) e vamos ficar lá por no mínimo seis meses. Tenho algumas curiosidades que não encontro resposta em lugar nenhum, então se você tiver como responder eu agradeceria muito. 🙂

    Eu gostaria de saber como são os preços de salões de beleza e que tipos de serviços eles oferecem? Por exemplo, aqui no Brasil me preocupo com fazer a unha, depilação… mas não faço idéia dos preços e se é possível manter essa rotina que tenho aqui.

    Além disso, não encontrei quase nada sobre academias de ginástica. O preço é acesssível?

    Pode parecer futilidade, mas eu estou em processo de emagrecimento e as duas coisas são super importantes pra mim!

    Obrigada pela atenção!

  2. Oi Natália, tudo bem? Em primeiro lugar, obrigada pelos elogios. Fico feliz por saber que as informações estão sendo úteis.

    Sejam bem vindos a Roma! Não tenho dicas específicas sobre beleza já testadas por mim na cidade, mas elaborei um guiazinho no próximo post para te ajudar.

    Saluti!

Comments are closed.