Esses dias estou aqui penando para aprender a mexer no meu novo computador, um Asus EEE. Para quem mexe com o Windows desde que Windows surgiu, entender como funciona o Linux não eh exatamente simples. Os programas que rodavam no Windows nem sempre rodam aqui e ate onde eu entendi, existem diversas versões de Linux diferentes, com diversos modos diferentes de instalar os programas. Enfim, é um reaprender, recomeçar a mexer com o computador. Quase do zero, eu diria. Mais ou menos a sensação de mudar de país.

Acho que a comparação vem bem a calhar. Estou penando aqui para descobrir como configurar linguas diferentes e acentos neste mini Asus do mesmo modo que penei, por exemplo, para descobrir onde poderia comprar um varal para a minha casa ou simplesmente dvds de musica classica. Parece uma bobagem, mas quando a gente procura uma coisa, parece que nunca acha. Ou que tem que fazer um esforço enorme, algo cansativo.

Do tipo rodar o centro inteiro a pé ate encontrar uma loja que vende, por exemplo, uma televisao. Voces ja repararam como no centro de Firenze nao existe nenhuma loja grande de eletronicos? Para comprar essas coisas, tem que ir em mini lojas ou simplesmente sair do centro. As grandes lojas estao nos bairros.

Estou aqui quebrando a cabeça. Consegui ate agora fazer videoconferencia so atraves do Skype, o msn que vem instalado nao tem esse recurso. Nao consigo ler meus arquivos de Access. Minhas fotografias tiradas com minha maquina fotografica de 10 mega pixels levam 2 minutos para abrir. A minha ultima webcam eh absolutamente inutil aqui (alguem quer comprar uma super webcam da Microsoft?). So hoje consegui conectar meus dois HD externos e acessar alguns arquivos. Mesmo assim, eu amei o EEE PC. Eh uma fofura, levo ele para cima e para baixo, tao levinho, tao pratico. Navegar com ele eh uma delicia. Sei que da para conecta-lo diretamente na TV ou num monitor LCD qualquer. Enfim, me sinto como uma criança, que vive uma quase afliçao ate conseguir realizar uma nova tarefa, mas a cada nova descoberta, vem uma satistaçao. Essa eh tambem a sensaçao que senti logo que vim morar na Italia…

ATUALIZAÇÃO 2016 : Atualmente sou uma feliz usuária dos produtos Apple. 🙂

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAsus Eee
Próximo artigoPergunta de leitor
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Por isso eu evito largar o Ruindows. Eu até iria recomendar aqueles Sony Vaios ultra pequenos, mas custam uma fortuna..

    Por sinal o linux tem algums coisas fantásticas, e também, nunca se deve bater fotos com mais de 1280 pix de resolução se é só para guardar ehehe.

  2. hehhhe oi sou seu fã virtual, gosto muito de seus textos, sempre estou por aqui para ler sua crônicas… realmente essa coisa de linux, é meio complicado… mas e melhor que o Windows.. eu mesmo estou usando o Vista, tem horas que é um saco… o Linux é uma torre de babel, mas tem potencial…. ciao
    Morrone

Comments are closed.