1990 – Lei Martelli
A lei que regulamentava a imigração era de 1931. Mas a situação mudou. Com a Martelli, pela primeira vez, a imigração é considerada uma questão social. Quem não está dentro da lei deve ser excluído e quem comete crimes graves pode ser expulso, enquanto aos dentro da lei é possível inscrever-se as listas de collocamento (para arrumar emprego). São estabelecidas regras para os refugiados e os que pedem asilo político.

1998 – Lei Turco-Napolitano
Além dos direitos fundamentais, aos imigrantes é reconhecido o direito ao trabalho, à casa e o acesso aos serviços públicos e de saúde. Os permessos são obtidos no país de proveniência, de acordo com as vagas de trabalho disponíveis a cada ano. Nascem os CPT para os clandestinos e os delinquentes que devem ser enviados de volta ao país de origem.

2002 – Lei Bossi-Fini
Todos os extracomunitários, mesmo que vivam há décadas na Itália, devem deixar a impressão digital ao Governo. O imigrante pode trazer a família se o seu permesso durar mais de um ano e apenas os dentro da lei tem direito aos serviços sociais. Quem não tem um permesso di soggiorno (por ex. quem perdeu o emprego) se transforma em clandestino e pode ser expulso por 10 anos. Para quem não deixa o país é prevista cadeia de 1 a 4 anos.

2008 – Pacchetto Sicurezza (Pacote Segurança)
A clandestinidade é um agravante e existe a prisão de 6 a 48 meses para os irregulares descobertos quando entram no país. Os estrangeiros criminosos, já condenados a mais de 2 anos, podem ser expulsos. Testes de DNA. A permanência nos CPT passam de 2 a 18 meses. Quem não obtém asilo pode fazer um recurso, mas do país da onde é refugiado.

Fonte: revista GQ edição de setembro, páginas 188 e 189.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorA imigração segundo Dov Charney
Próximo artigoVocê estuda na Itália? Então participe!
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

5 COMENTÁRIOS

  1. Em primeiro lugar reflita bastante. Mudar a vida completamente por alguem que você conheceu por poucos dias é realmente um grande risco, com uma boa probabilidade de desilusão. Quando a gente viaja e está passeando, tudo é lindo. Quando vai mudar completamente a vida, a coisa muda de figura. Dê um passo por vez e boa sorte!

  2. Eu vim a Italia a passeio conheci uma pessoa. estou querendo ficar na italia o que faço.

  3. wanderlan en 2007 dei entrada no meu permeço de sudiorno e trabalhei 2meses mais vim embora sera que eu nao denho direito mais nesse documento.

  4. Que comentario,hein,Helena?

    Quer trazer mais fama a mulher brasileira se vendendo assim?

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here