1990 – Lei Martelli
A lei que regulamentava a imigração era de 1931. Mas a situação mudou. Com a Martelli, pela primeira vez, a imigração é considerada uma questão social. Quem não está dentro da lei deve ser excluído e quem comete crimes graves pode ser expulso, enquanto aos dentro da lei é possível inscrever-se as listas de collocamento (para arrumar emprego). São estabelecidas regras para os refugiados e os que pedem asilo político.

1998 – Lei Turco-Napolitano
Além dos direitos fundamentais, aos imigrantes é reconhecido o direito ao trabalho, à casa e o acesso aos serviços públicos e de saúde. Os permessos são obtidos no país de proveniência, de acordo com as vagas de trabalho disponíveis a cada ano. Nascem os CPT para os clandestinos e os delinquentes que devem ser enviados de volta ao país de origem.

2002 – Lei Bossi-Fini
Todos os extracomunitários, mesmo que vivam há décadas na Itália, devem deixar a impressão digital ao Governo. O imigrante pode trazer a família se o seu permesso durar mais de um ano e apenas os dentro da lei tem direito aos serviços sociais. Quem não tem um permesso di soggiorno (por ex. quem perdeu o emprego) se transforma em clandestino e pode ser expulso por 10 anos. Para quem não deixa o país é prevista cadeia de 1 a 4 anos.

2008 – Pacchetto Sicurezza (Pacote Segurança)
A clandestinidade é um agravante e existe a prisão de 6 a 48 meses para os irregulares descobertos quando entram no país. Os estrangeiros criminosos, já condenados a mais de 2 anos, podem ser expulsos. Testes de DNA. A permanência nos CPT passam de 2 a 18 meses. Quem não obtém asilo pode fazer um recurso, mas do país da onde é refugiado.

Fonte: revista GQ edição de setembro, páginas 188 e 189.

5 COMENTÁRIOS

  1. Que comentario,hein,Helena?

    Quer trazer mais fama a mulher brasileira se vendendo assim?

  2. wanderlan en 2007 dei entrada no meu permeço de sudiorno e trabalhei 2meses mais vim embora sera que eu nao denho direito mais nesse documento.

  3. Eu vim a Italia a passeio conheci uma pessoa. estou querendo ficar na italia o que faço.

  4. Em primeiro lugar reflita bastante. Mudar a vida completamente por alguem que você conheceu por poucos dias é realmente um grande risco, com uma boa probabilidade de desilusão. Quando a gente viaja e está passeando, tudo é lindo. Quando vai mudar completamente a vida, a coisa muda de figura. Dê um passo por vez e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here