Você já sabe que as crianças sem cidadania italiana tem o mesmo direito a educação das crianças com cidadania italiana. Mas como é organizada a escola? O que equivale a primeiro grau? Segundo grau? Colegial? Sem pânico, BRASIL NA ITALIA vai te explicar direitinho.

Scuola dell’infanzia

A Scuola dell’infanzia é destinada a todas as crianças entre os 3 e 5 anos de idade. Dura três anos e não é obrigatória.
Este primeiro segmento do percurso de instrução tem o objetivo a acompanhar o desenvolvimento afetivo, psicomotor, cognitivo, moral, religioso e social das crianças promovendo os potenciais de relacionamento, autonomia, criatividade e aprendizado.

Primo Ciclo

O primeiro ciclo de instrução é dividido em dois percursos consecutivos e obrigatórios:

1. la scuola primaria, com duração de cinco anos
2. la scuola secondaria di primo grado, com duração de três anos

A scuola primaria promove, no respeito das diferenças individuais, o desenvolvimento da personalidade. Ajuda a adquirir e desenvolver o conhecimento e as habilidades de base até as primeiras organizações lógicas-críticas. Melhora o aprendizado dos meios de expressão, incluindo a alfabetização de pelo menos uma língua da União Européia (inglês) além da língua italiana. Dá as bases para a utilização de metodologia científica no estudo do mundo natural, dos seus fenômenos e leis. Valoriza a capacidade de relacionamento e orientamento no espaço e no tempo; educa os jovens cidadãos aos princípios fundamentais da convivência civil.
A frequência na scuola primaria é obrigatória a todas as crianças italianas e estrangeiras que tenham completado seis anos de idade até 31 de agosto. A inscrição é facultativa para aqueles que completam seis anos até 30 de abril do ano sucessivo.

O horário anual de aula na escola primária é de 891 horas obrigatórias, equivalente a 27 semanas, que podem ser aumentadas em até 40 a pedido das famílias. As istituzioni scolastiche a fim de realizar a personalização dos planos de estudo, organizam, no âmbito do plano de oferta formativa, tendo em consideração aos pedidos das famílias, atividades e ensinamento coerente com o perfil educativo, para até 99 horas extraordinárias anualmente, escolha facultativa e opcional para os alunos e de frequência gratuita. (Ou seja: o seu filho pode ficar mais tempo na escola se você quiser, opção que ajuda no caso de pais que trabalham fora e não têm com quem deixar os pequerruchos).

A scuola secondaria di primo grado, tem o objetivo de aumentar a capacidade autônoma de estudo e de interação social. Organiza e acrescenta, através da alfabetização e aprofundamento das tecnologias informáticas, o conhecimento e as habilidades, também em relação as tradições culturais e a evolução social, cultural e científica da realidade contemporânea. Desenvolve progressivamente as competências e a capacidade de escolha correspondente as atitudes e a vocação dos estudantes. Fornece os instrumentos adequados na realização de atividades de instrução e formação. Introduz o estudo de uma segunda língua da União Européia. Ajuda no orientamento para a fase sucessiva de escolha de instrução e formação.
A frequência na scuola secondaria di primo grado é obrigatória para todas as crianças italianas e estrangeiras que tenham concluído o percurso da scuola primaria.
O primeiro ciclo de instrução termina com um esame di Stato (prova) cujo superamento possibilita o ingresso ao secondo ciclo.

O horário anual das aulas na scuola secondaria di primo grado é de 957 horas anuais, equivalente a 29 horas obrigatórias por semana que podem ser aumentadas em até 40 a pedido das famílias, até atingir um total de 198 horas extraordinárias por ano. Essas horas a mais na escola são opcionais e gratuitas.

Secondo Ciclo

O segundo ciclo de instrução se inicia a idade de 14 anos, depois de superado o esame di Stato conclusivo do primeiro ciclo.
A partir de 2008-2009 é previsto o início do secondo ciclo riformato.
Este segmento de ensino é dividio em percursos formativos diferenciados e de diferente duração, chamados sinteticamente Scuola secondaria di secondo grado. Os alunos devem optar entre:

Licei
Licei artistici e istituti d’arte
Istituti tecnici
Istituti professionali

A duração dos cursos nos licei e nos istituti tecnici é de cinco anos, ao fim dos quais é necessário superar um esame di Stato para conseguir um diploma di valor legal.

Apenas no liceo artirstico o ciclo de instrução se completa em quatro anos. Para os estudantes que, deste tipo de escola queiram continuar os estudos em Università o Alta Formazione artistica, musicale e coreutica é previso a frequência obrigatória de um ano integrativo.

Nos istituti professionali o curso é dividido em um triênio mais um biênio. Ao superar os esami depois do terceiro ano se obtém uma qualifica que possibilita o ingresso no mundo do trabalho. Neste caso, o quarto e quinto ano são opcionais. Ao fim deste biênio, após a superação de um esame di Stato se obtém um diploma com valor legal.

Fonte da informação: http://www.pubblica.istruzione.it/news/2006/ordinamenti/ordinamenti.shtml

COMENTÁRIO DE BRASIL NA ITALIA:

Caros leitores, como vocês podem ver o sistema de ensino italiano é dividido em 5 + 3+ 5 em um total de 13 anos para então poder cursar uma Universidade.
No Brasil, é dividido em 4 +4 +3 em um total de 11 anos. Isso significa que faltam 2 anos para poder entrar em uma Universidade italiana.
Isso pode gerar dificuldade na hora de converter seus diplomas brasileiros na Italia.

42 COMENTÁRIOS

  1. se eu não me engano, para poder cursar a universidade na itália, é necessario ter um ano de faculdade aqui no brasil. não importa qual.

  2. Pablo,
    A melhor coisa que você tem a fazer se pretende cursar uma universidade na Italia é entrar em contato diretamente e perguntar no seu específico caso, de preferência enviando uma cópia dos seus documentos já devidamente traduzidos.

    O sistema de ensino brasileiro é bem diferente do italiano e gera uma confusão enorme. No meu caso passei pelo maior sufoco para conseguir ter um simples diploma de segundo grau porque os anos de universidade (no meu caso 4) não valem como anos de segundo grau e o colegial no Brasil é de apenas 3 anos.

    Cada caso é um caso e depende de uma série de variáveis como a escola, quem te atende…

    Se você vier estudar na Italia, não deixe de voltar aqui no BRASIL NA ITALIA para contar como foi o processo burocratico, ok?

  3. Obrigada pelo post! Voce respondeu sem querer à uma minha pergunta que ninguém quis ou soube me responder.

    Agora sobre Ensino Superior na Italia. O que corresponderia o nosso Mestrado (Strictu sensu) na Italia? O Master nao porque é como o MBA ou pos-graduaçao Lato sensu… seria a Laurea Specialistica/Magistrale?

  4. @Juliana
    Obrigada pelo feedback.
    Honestamente eh um caos tentar comparar os titulos de estudo do Brasil para a Italia.
    Fica a dica para continuar a explicação da Universidade em diante em um próximo post.

  5. O nosso jardim-de-infância ou ‘prézinho’ (que não é obrigatório, mas muitos estudam antes de iniciar na 1ª série) não conta como um ano estudo oficial?

  6. Nao. Nem no Brasil conta. Quando você dá os documentos que estudou, no seu historico escolar nao consta o prezinho ou jardim de infancia.

  7. Eu estudo em um Istituto Tecnico (commerciale amministrattivo) sao 3 ano. La o curso tambem é dividido em um triênio mais um biênio. Ao superar os esami depois do terceiro ano se obtém uma qualifica que possibilita o ingresso no mundo do trabalho. Neste caso, o quarto e quinto ano são opcionais. Mas concluindo pega um diploma…

    Eu queria concluir o triennio e pegar essa ‘qualifica’ pra depois voltar a morar no Brasil e entrar em uma faculdade de administracao, sera que e’ possivel? conta como segundo grao completo?

    eu fiz: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta serie no Brasil + sexta, setima e oitava serie na Italia (MEDIE) e mais 3 anos de Superiori no caso 11 anos de estudo. Sera que da pra entrar numa faculdade brasileira particular?

  8. @Anonimo
    Acredito que no seu caso não existe problema exatamente porque a quantidade de anos é igual. De qualquer modo, informe-se diretamente no Brasil para checar.
    O problema existe no caso contrário porque para fazer uma faculdade na Italia é estudar os 5 anos e aí ficariam faltando dois anos.
    Não querendo me intrometer, mas já me intrometendo, cansou da Italia? Onde você mora? Como foi a mudança de país e de escola? Conta sua história pra gente!

  9. Olá meu nome é Ricardo,
    Estou tentando fazer a faculdade na itália, e a minha situação é a seguinte:
    -terminei o 2o grau aqui no brasil e iniciei a faculdade de engenharia mecanica. Após 1 ano eu desisti por motivos de força maior. Eu tinha ficado com algumas matérias em aberto (fechei o ano porém com algumas dependências para o próximo ano).
    Agora pergunto:
    -se eu voltar a estudar e terminar apenas as matérias que estavam em aberto, eles (embaixada) irão aceitar como ano corrido para efeito de cálculos de tempo de estudo? Ou eu teria que começar tudo de novo?

  10. Seus anos de faculdade não contam absolutamente nada na hora de reconhecer um simples diploma de ensino secondario e esse é geralmente um ponto de grande dificuldade.

    Pode ser mais simples fazer a inscrição diretamente em uma faculdade italiana. Escolha o curso que te interessa e veja se eles aproveitam algo do que você já estudou. Em geral, as universidades aceitam estrangeiros e talvez seja mais fácil partir dali.

    Boa sorte e depois volte para contar no que deu!

  11. ate q idade uma criança estrangeira pode ingressar na escola italiana?
    explico:pretendo ir para italia em fevereiro/2010
    com 3 crianças,9 anos cursando 3ªserie,12 anos cursando 6ª serie e 13 anos cursando 7ªserie,mas me disseram que porque minha filha faz 14 anos em dezembro ,ela não poderia mais ingressr na escola la?por favor me explique,já procurei em diversos lugares e não acho nada.

  12. Kya,
    Na Italia é obrigatório estudar até os 16 anos. por isso, até os seus filhos terem completado 16 anos eles não apenas podem, como DEVEM ser matriculados na escola.
    Talvez vocês não tenham se comunicado direito. Tente outra vez. Explico: as vezes nós achamos que falamos uma coisa e a pessoa, entendendo uma outra coisa, dá uma resposta que não tem nada a ver.
    Boa sorte. Ah, e se tiver alguém que fale italiano madrelingua para te ajudar, melhor.

  13. Ola!!Meu nome é Patricia Sou residente na Italia ja faz 3 anos, terminei o 2°grau no Brasil e para fazer uma universidade aqui tenho que estudar um ano para pegar o diploma obrigatori italiano, assim posso frequentar uma universidade italiana.Ja estou estudando! nao foi tao dificil assim!
    Boa sorte a todos

  14. Oi Patricia,
    Obrigada pelo depoimento. Serve de estimulo para outros na sua situação. 🙂
    abs,
    Barbara

  15. oi meu nome è debora gostaria de saber.no brasil eu estudei ate o primeiro ano do segundo grau e esto na italia agora eu quero voltar a estudar como devo fazer para começa.obrigado

  16. Oi Débora,
    Voce deve ir a uma escola Superiore italiana e fazer a sua inscrição.
    Leia a parte referente ao Secondo Ciclo deste artigo.
    Aliás, veja rápido porque o ano letivo está começando agora.

  17. Por favor me esclareçam.Tenho uma irmã que mora em Firenze há 20 anos, é viuva de italiano e não tem filhos. Por estar idosa, ela gostaria que o sobrinho neto fosse pra la morar com ela e estudar ele tem 14 anos e concluiu a oitava serie e agora quer fazer o colegial. Como conseguir isso? Ele tem excelentes notas no Brasil, nunca repetiu de ano, e já tem noções de italiano, iniciante mas tem. Por favor me ajudem obrigada. Mariechen email deutschergoldlicht@yahoo.com.br

  18. So lembrando que a lei no Brasil mudou, o ensino è obrigatorio a partir do 6 anos.

  19. Oi!
    Eu pretendo mudar-me para a Itália e tenho dois filhos gémeos de 8 anos os dois teem hiperactividade e estão tomando medicação para isse problema, e em um deles foi detectada tbém dislexia.A minha pergunta é como é o sistema em Itália em relação a este tipo de problemas e se a minha mudança realmente se efectuar como é a nível de saúde , digo com os médicos ? Será que não terá problema ?Eles terão comparticipação nos medicamentos??
    Obrigado!

  20. Crianças dislexicas tem o mesmo direito de estudar na escola que crianças normais. A unica coisa eh que aqui a lingua eh o italiano e o fato de ter liçoes em uma outra lingua pode complicar as coisas (ou nao, melhor procurar maes de crianças na mesma situaçao).

    A saude italiana eh uma das melhores no mundo. Quer dizer, a saude italiana nos estados que em geral voltam na "sinistra" (esquerda) como a Toscana.

    Provavelmente os remedios e o tratamento eh diferente em relaçao ao Brasil.

  21. Olá!
    Quero me mudar para Italia no ano que vem, 2011, com uma filha de 10 anos que estará na 5ª série. Nós duas estudamos língua italiana e temos cidadania italiana também. Eu já estudo há 3 anos e já alcancei um bom nível. Mas ela não. Existe alguma escola bilíngue Português-Italiano para crianças? Já entrei em contato com embaixadas e ministérios e ninguém soube me informar.

  22. Oi Fabi,
    Em Sao Paulo, uma das mais tradicionais escolas de portugues/italiano eh o Dante Alighieri.

    Ja na Italia nao conheço uma escola do genero, o ideal seria que seu filho estudasse na escola publica, que ainda eh uma escola de qualidade (nao sei ate quando, com esse governo lastimavel que esta no poder).

    De qualquer modo, as crinças em geral sao as primeiras a se adaptar. Boa sorte. E depois, quando voce chegar, volte para contar como esta sendo a sua experiencia aqui na Italia.

    abs,

    Barbara

  23. ola, gostaria de saber informaçoes sobre escolas com a lingua italiana para pequenos a partir de 2 nos e meio. alguem conhece?

  24. Olá…
    Tenho 26 anos, sou casada e tenho um lindo filho com cinco anos, estamos pensando em ir pra italia, a trabalho, nao pra ganhar mais ou muito mais que no Brasil, mas pra conhecer outras culturas, apresentar outras coisas ao meu filho, nós nao falamos italiano, entaum o q mais me preocupa é na hora de arrumar um emprego, vc acha muitooo dificil eu conseguir trabalhar na italia apenas arranhando o idioma do país??
    que cidade vc indicaria???
    Aguardo ancisoamente seu retorno, estou tirando muitas duvidas aqui.
    Flávia Soares

  25. OI Flavia,
    Nada eh impossivel, mas em tempos de crise arrumar emprego sem falar direito a lingua e ainda mais com um filho pequeno, digamos que nao eh a condiçao ideal. De qualquer modo, converse tb com outras pessoas.
    Acabo de abrir um forum sobre trabalho na Italia:

    http://www.trabalhonaitalia.com

    Inscreva-se e converse com outras pessoas.

    abs

    Barbara

  26. oi sou brasileira e atualmente moro na italia, conclui o ensino medio no Brasil. gostaria de retomar os estudos aqui no futura fazer um curso superior. tenho as seguintes duvidas: devo refazer o ensino medio aqui? devo estudar em uma escola especial? meu diploma do brasil e valido aqui? moro em Napoli se e nessesario uma escola especial sabem me informa se tem alguma disponivel em napoli?

  27. Nao eh necessario uma escola especial, voce pode estudar na escola publica italiana.

    Provavelmente sera necessario concluir o ensino medio, nao digo começar tudo do zero. Na Italia o ensino medio dura 5 anos e nao 3 como no Brasil. Procure o CSA da sua cidade ( http://www.csa.napoli.bdp.it/ ) para obter mais informaçoes e procurar uma escola proxima a sua casa.

    abs

    Barbara

  28. Olá babi,
    gostei muito desta sua iniciativa em criar este blog nos ajuda muito,parabéns!
    Então estou me organizado para morar na italia apartir de fevereiro de 2011 tenho um naorado que ta me dando a maior força minha preocupaçao maior é vou levar a minha filha que tem 14 anos e estar acabando o 9ºano(antiga 8ªserie aqui)por enquanto vou morar proximo a milão onde ja tenho um trabalho mais em breve nós 3 vamos morar na região da emilia romagna onde ele pretende comprar um terreno gostaria de saber se será dificil colocar a minha filha na escola e quais os tipos de documentos que devo apresentar para legalizar a minha situação juntamanete com a minha filha,e que tipo de escola devo procurarar.Um abraço regina

  29. Oi Regina, chegamos na Italia em 11/2010, minha filha de 14 anos foi pra escola em 3 dias ! Terminou a 8.serie no Brasil e viemos com os boletins ( historico so em janeiro).
    Ela fez curso de italiano entao facilitou tudo!Entrou no 1.Liceu, sem burocracias!
    Aqui em Firenze tem uma escola de 2.grau que recebe os estrangeiros que nao sabem o idioma, mas nao è Liceu, è Tecnico.
    Ela se adaptou bem, mas è importante ter base do idioma no 2.grau (mais puxado), apesar que as crianças aprendem muito rapido.
    Espero ter ajudado.

  30. Olá, Barbara. Meu nome é Bruno e tenho 16 anos, concluí o 2º grau aqui no Brasil agora em 2010 e pretendo ir para a Itália (mais precisamente Firenze)agora em 2011 para tirar minha cidadania e depois permanecer lá para estudar. Como sei que é preciso ter 1 ano de faculdade no Brasil para ingressar numa universidade italiana, queria saber se posso fazer um ano de ensino médio lá para me tornar apto a entrar na Universidade. Também quero saber se é fácil ingressar na escola pública, considerando que eu farei 17 anos em abril e se é gratuito. Se você puder me ajudar, agradeço muito!
    Obrigado desde já. Um abraço!

  31. Ola gostaria de uma ajuda para encontrar uma escola para meu filho de 10 anos somos brasileiros e estamos mudando pra italia, gostaria de saber as escolas nas proximidades das cidades de pineto e pescara que aceitem brasileiros estudando, meu filho nao fala italiano.

  32. Ola,milha filha tem 9 anos e esta indo estudar na Italia,gostaria de saber se obrigatorio que ela saiba falar o indima e se os pais devem ir junto com a criança ou pode ser afidada a uma pessoa de confiança,e quais as escolas que pode estudar em Roma.Obrigada!estreladomar@hotmail.com

  33. bom dia
    consegui entender bem o sistema de ensino na Italia,mas ficou algumas duvidas quanto ,Como uma crianca de 12 anos que esta no setimo ano no brasil ira estudar na Italia ? isso com o ensino fundamental de 9 anos.
    quais os documentos necessarios para a transferencia e se precisa legaliza-los no consulado da Italia no Brasil?

  34. Gostaria de saber qual a melhor escola para uma criança de 6 anos começar a estudar na Italia, se a publica ou a paritaria.
    sds

  35. BOM DIA !!! MORO NA ITALIA,ESTOU ME TRANFERINDO PARA O BRASIL,,ESTOU A PROUCURA DE UMA SCUOLA ITALIANA PARA MEO FILHO !!!

  36. Oii Barbara , e porque eu fazia o 8 ano no brasil, aque na italia eu comesa en que serie , ouw en que ensino (Medio,Fundamental) ?

  37. Olá! Primeiramente, que fantástico seu blog, parabéns! Muita informação de qualidade e importante para quem pensa em se mudar para a Itália!

    Pegando esta mesma linha de raciocínio, gostaria de saber se pode ajudar a mim, e minha noiva, em um assunto: Somos formados no Brasil, ou seja, temos curso superior completo, mas temos interesse em cursar outros cursos na Itália, ela Arquitetura e eu Informática. Eu sou Italiano e ela irá como estudante. Nossa dúvida é, mesmo tendo o diploma, precisamos da equivalência do ensino médio ou esta exigência já foi cumprida? Você teria esta informação?

    Agradeço desde já!
    Wagner Trezub

Comments are closed.