Mesmo que você já tenha um contrato com o seu provedor de internet e telefonia favoritos, fique sempre ligado às ofertas! Você pode economizar bastante se não tiver preguiça de acompanhar as promoções.

As operadoras de internet inventam a cada pouco uma nova campanha para atrair novos consumidores e, com a concorrência, em geral o resultado são preços cada vez mais baixos para os novos clientes.

Aí é que está o truque: o novo cliente paga menos pela nova oferta, enquanto o velho cliente acaba pagando mais por um serviço idêntico. Como não ficar para trás? Ligue para sua operadora e peça a alteração do seu plano!

Experiência própria

Assim que cheguei na Italia, no início de 2005, assinei um contrato com a Tiscali de internet + Telefone. Um ano e meio depois descobri que estava pagando 10 euros a mais por mês para ter internet mais devagar do que nos novos planos da mesma companhia! Lá fui eu ligar para o serviço ao cliente (que era terrível: ficava meia hora esperando um operador me atender) para pedir a alteração do plano.

Depois mudei de casa e mudei de operadora. Me rendi a Telecom Italia que, como pioneira em telefonia (era a antiga companhia estatal) possui muito mais experiência, rede e o serviço é melhor.

Pois bem, em fevereiro de 2007 eu assinei uma oferta de internet a 20 Mb + telefonia ilimitada para numeros fixos da Italia + Alice TV e pago Euro 110,00 a cada dois meses. Até que vi uma publicidade no site da Telecom e liguei correndo ontem, domingo, para pedir a alteração. A nova oferta oferece internet a 7 Mb + telefonia ilimitada + Alice TV por Euro 84,00 a cada dois meses! Ou seja, vou economizar Euro 26,00 a cada dois meses, Euro 156,00 ao ano!

Para economizar a única coisa que eu tive que fazer foi telefonar para o serviço ao cliente da Telecom, que para dizer a verdade é bem eficiente. Nada de ficar horas esperando alguém te atender na linha. Em geral, os atendentes são espertinhos e se dou azar de pegar uma mula do outro lado, não discuto. Simplesmente desligo e ligo de novo até um novo operador atender.

Você pode dizer: está pagando menos, mas tem a internet mais devagar. Bem, na prática, a velocidade da internet depende da área onde você está, quantas pessoas estão conectadas aquela hora, etc e tal. Eu acompanho sempre a velocidade da internet e ela em geral é ao redor de 3Mb, que já é muito rápida. Alguns dias chegava a 7 ou 8 Mb. Se for assim continuo na mesma. Vinte mega, nunca naveguei.

O objetivo deste post não é convencer ninguém sobre qual a melhor operadora. Se você ama a sua operadora (como eu amo a minha), basta simplesmente acompanhar as ofertas da sua operadora, telefonar e economizar! Não precisa nem mudar de operadora. Depois não saia dizendo por aí que não sabia…

2 COMENTÁRIOS

  1. E a dica não vale só na Itália, aqui no Brasil é igual..
    Pensei q ai o serviço era sempre bom… mas pelo jeito tem um Brasil Telecom ai também hehehe

  2. Everson,
    A Telecom começou aqui… rs.
    Mas o serviço na Italia ainda está engatinhando perto do Brasil. Parece estranho dizer, mas é verdade. Em São Paulo é possível solicitar o acesso a ADSL e ter a linha instalada em 24 horas (testado pela minha família com a NET). Aqui, pelo menos até o ano passado, leva de 2 a 3 meses para ter a internet funcionando, não importa com qual operadora!

    Não sei se mudou alguma coisa neste último ano, mas a palavra de ordem na Italia é “paciência”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here