Honestamente devo dizer que preferiria se o mundo inteiro entrasse em um acordo e decidisse qual programa de social network usar. São tantas as opções, que se dedicar a todos eles é praticamente impossível. Além disso, muitas vezes os mesmos contatos se encontram em diversas redes diferentes e haja paciência para começar a adicioná-los novamente…

Orkut: é o mais usado pelos brasileiros. Como foi o primeiro que usei é aquele com o qual me sinto mais a vontade. No entanto está ficando muito limitado, justamente porque é só usado por brasileiros. Talvez até um pouco fora de moda, visto que boa parte dos meus contatos agora está se transferindo para novos social network.

Twitter: sou nova na área. Parece uma espécie de messenger, só que público. Tudo aquilo que você escreve pode ser lido por toda a sua lista de amigos. É interessante, pode gerar uma discussão coletiva, mas ao mesmo tempo acho que expõe muito a intimidade sem ter um bom controle sobre quem está lendo. Afinal, tem assuntos que você quer falar com uma pessoa, outros com outra. Enfim. Estou lá para descobrir qual é a do twitter.

Facebook: se você tiver que escolher apenas um social network talvez o facebook seja o mais indicado porque reúne pessoas do mundo inteiro e não apenas do Brasil. Os italianos adoram. Pode ser usado até como um plus no curriculum ou para fazer contatos de trabalho. Estou começando por lá também.

Hi5: também me adicionei lá para ver qual era, mas particularmente é o programa que mais desperta a minha antipatia.

MySpace: se eu já tenho o Blogger, por que eu preciso do MySpace?

Isso sem falar em diHITT (que pode ser interessante para divulgar blogs, mas é lentíssimo!), LinkedIn, Tribe.net, Friendster, entre centenas de outros. Às vezes me questiono se vale a pena se inscrever em tantos lugares, se não é uma simples perda de tempo. Ou talvez seja a hora de BRASIL NA ITALIA criar também uma sua social network… (será que já não somos uma comunidade?)

E você, usa algum programa de social network?

9 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da tua analise.
    Eu tenho usado o Sonico, e estou gostando mais que do Orkut.

    Bjs

  2. Eu tb acho que existem opções demais, e isso acaba complicando um pouco… Criei meu orkut de tanto as pessoas ficarem horrorizadas por eu ñ ter um, só que quase não entro lá, então dá no mesmo =)

  3. Olá, recentemente descobri seu blog e ele está com certeza me ajudando muito a relaxar minha ansiedade. vou morar em genova, para estudar na Universidade por intercambio pela USP. Sei que vao me ajudar com tudo, e vou ter varias regalias, mas terei de trabalhar para me manter, seja por um semestre ou por um ano (que é o que eu pretendo). Gostaria de agradecer por manter o site sempre atualizado e por desmistificar muitos assuntos, como o trabalho-carreira-a-longo-prazo que os italianos adoram: nao tinha nem noção disso. Eu falo bem ingles, queria saber se com isso consigo trabalhar ganhando um pouco mais ou num trampo um pouco melhor. um grandessissimo beijo! leio sempre. Olivia Pezzin

  4. @ Meire:
    O Sonico eu nunca usei, mas fica como dica para experimentar. Obrigad!

    @ Evie:
    Eu ainda acho que a melhor forma de manter contato com uma pessoa é escrevendo diretamente um e-mail para ela. Ou postando aqui um comentário. 🙂

    @ Olivia:
    Falar inglês é sempre um ponto a mais porque muitos italianos tem um inglês meio macarrônico. Isso pode ajudar a arrumar um trabalho. Ponto. Um trabalho bom já são outros quinhentos…

    Visto que você vem aqui temporariamente e que o seu objetinho é ter dinheiro para se manter eu recomendo um trabalho na área de turismo. Por exemplo: saia distribuindo CV para vários hotéis para ser recepcionista.

    Você também pode tentar trabalhar em lojas e bares para turistas, mas eu particularmente acho que o salário é mais baixo, você trabalha mais e tem menos benefícios.

    Ou você pode abrir mão do dinheiro e fazer como a Roberta, do blog Fashion Buyer que depois de terminar um master conseguiu um estágio na Costume Nacional, uma marca badalada de moda.

  5. obrigada! adoro seu blog! é muito bom compartilhar conhecimento.
    grazie mille!

  6. O ORKUT é o que eu mais uso, mas também tive o MULTIPLY que praticamente abandonei, tenho o SONICO, que ainda nao entendi bem se é vantajoso e tenho o GAZZAG que usei muito pra divulgar fotos.
    Vou experimentar esse FACEBOOK que vc comentou e ver no que dà.

  7. Concordo contigo com a diversidade de social network por ai. Mas acho q depende do foco q a pessoa esta interessada e se focar ali. Eu me cadastrei no diHitt faz pouco tempo, mas nao achei lento, so q p divulgar o blog, tem q “meter a cara”, comentar noticias, aparecer mais, isso faz vc subir de posiçoes e aparecer mais, consequentemente, seu blog.
    A respeito de esse cantinho estar se tornando uma comunidade, acho q esta no caminho, hein! Sempre tem alguem que começar algo. Comunidade Brasil na Italia, ta ai, gostei.
    🙂

  8. @ Lulu
    Se você se cadastrar no Facebook pode procurar por Brasil na Italia que eu estou lá (nome de usuário)

    @Mamães na Italia
    É eu sei que precisa ficar comentando as notícias, mas as páginas do diHitt carregam rápido? Aqui levam séculos para abrir, parece até que estou usando um modem antigo daqueles 14400…
    Estou sempre fuçando no seu site, que está cada vez melhor.

    abs,
    B.

  9. Eu uso e aconcelho o Yuwie pois além de te divertires ainda podes ganhar umas coroas com isso, experimente é grátis, não tem como falhar, copie o link para o seu browser e seja bem vindo:

    http://r.yuwie.com/vv1972/

Comments are closed.