A Italia possui uma ótima infra-estrutura ferroviária, oferece variedade de opções de acordo com suas necessidades e, claro, com o seu bolso. Isso não significa que os trens sejam perfeitos e para ajudar você a escolher onde “investir” seu rico dinheirinho, fiz esse pequeno guia que explica as diferenças entre os principais tipos.

Veja como comprar sua passagem de trem sem complicação

Freccia Rossa, alta velocidade

É o melhor trem italiano disponível no momento: o mais veloz, o mais moderno, o mais novo (e também o mais caro).

Passagem: pode ser comprada através do site oficial Ferrovie dello Stato ou em qualquer estação de trem. Os bilhetes já vem com o lugar reservado e você recebe o seu número de vagão (carrozza) e assento (posto). Não é necessário timbrar a passagem (se você compra via internet pode ser um simples código).

Dica: antes de comprar a passagem, seja através do site, seja na estação de trem, informe-se se a Tariffa Amica está disponível. Ela garante um desconto de 20% em relação a Tariffa Standard e vale para qualquer mortal, não é necessário nenhum requisito especial. O segredo é comprar o bilhete com certa antecedência. Se você não tem horário para viajar, consulte os vários trens disponíveis até achar um que ofereça a disponibilidade de Tariffa Amica.

Comodidade: a maior comodidade é sem dúvida o breve tempo de viagem, muito mais rápido que outros trens ou carro. Em frente de cada assento tem uma mesinha onde você pode apoiar o notebook, por exemplo. E em baixo da mesinha existe uma tomada, onde você pode aproveitar para recarregar o celular, máquina fotográfica…
Muita gente também não sabe, mas atrás de cada dupla de bancos tem um vão onde você pode deixar sua mala, muito útil para aqueles que exageram na bagagem e não querem ficar longe dos pertences… 🙂

EuroStar

O EuroStar é o Freccia Rossa de “ontem”. Era o mais moderno e mais rápido até o ano passado. Apesar de não ser mais o pioneiro é sempre uma boa opção. Método de comprar passagem, tariffa amica e comodidades iguais as do Freccia Rossa.

Intercity

Os trens da família Interciy ligam as principais cidades Italianas e percorrem longas distâncias. Oferecem velocidade e tarifas intermediárias.

Passagem: pode ser comprada através do site oficial Ferrovie dello Stato ou em qualquer estação de trem. Como indicam o dia da viagem e número de passageiros não precisa ser timbrada. Tariffa Amica também aplicável.

Dica: Reservar lugar é opcional (prenotazione posto), mas absolutamente recomendável. Os Intercity levam quantos passageiros quiserem viajar, independente do número de assentos do trem. Os vagões são dividos em cabines de seis lugares e se você não reserva lugar pode correr o risco de ter que sentar em um desconfortável banquinho no corredor ou, pior ainda, viajar em pé!

Comodidade: os trens tem os assentos largos e se for o trem estiver vazio você vai tranquilo em uma cabine só para você e seus companheiros de viagem. A parte ruim é que os trens são meio antigos e mal conservados. Não é o meu tipo de trem favorito, mas às vezes não existe outra opção.

Intercity Noturno

A diferença em relação ao Intercity tradicional é que o trem viaja durante a noite e oferece a opção de reservar não apenas assentos, mas até compartimentos com camas.

Passagem: pode ser comprada através do site oficial Ferrovie dello Stato ou em qualquer estação de trem. Como indicam o dia da viagem e número de passageiros não precisa ser timbrada. Tariffa Amica aplicável.

Dicas: aqui reservar lugar é o mínimo indispensável! Certa vez tinha que ir até San Remo e o único trem disponível era este Intercity Noturno. Não sabia nada disso de reservar lugar e acabei embarcando em um trem lotado, com pessoas que já viajavam há mais de 10 horas, todos os lugares ocupados, dezenas de pessoas que viajavam em pé, disputando lugar. A isso junta-se um fedor, mistura de aquecimento com ar de dezenas de pessoas respirando, cheiro de comida e gente que esqueceu de tomar banho. Um caos! Particularmente acho mais negócio reservar uma cabine só para você e sua família/amigos. Melhor ainda: evite o máximo possível!
Também importantíssimo: atenção as bagagens. No meio da confusão, é normal que certas mochilas “desapareçam”.

Regionale

Os trens regionais, como o nome indica, viajam dentro de uma Regione (estado) da Italia e param em quase todas as estações. Não percorrem longas distâncias, servem principalmente para interligar as diversas cidadezinhas. São, portanto, os mais lentos e econômicos, mas não necessariamente os piores. Ao contrário, se você der sorte pode embarcar em um trem novinho em folha, daqueles que dá até vontade de viajar!

Passagem: as passagens podem ser compradas nas estações de trem ou em um Tabacchi (geralmente próximo a estação, nas cidades de pequeno porte) e em geral valem por dois meses. Antes de entrar no trem você deve timbrar o bilhete em uma maquininha amarela, que registra o dia e horário da viagem. A Tariffa Amica não é aplicável.

Comodidade: os lugares não podem ser reservados e você senta onde quiser. É um trem simples, mas confortável.

Dica: alguns vagões possuem ar condicionado/aquecimento ligado, outros não. Aparentemente você pode pensar que o ar está quebrado, mas geralmente está só desligado. É mais fácil mudar de vagão, mas você também pode pedir para o funcionário aumentar ou diminuir a temperatura. Geralmente funciona.

Outras informações úteis

Quando comprar a sua passagem, repare qual é o número do seu trem. Isso ajuda na hora de descobrir a plataforma (binario) onde você embarca. Os trens levam sempre o nome das estações finais.

Fique sempre de olho na bagagem e, principalmente, na bolsa e documentos. As estações são os lugares preferidos de batedores de carteira.

Peça informações para pessoas com uniforme Trenitalia/Ferrovie dello Stato. Evite ajuda de pessoas suspeitas, aquelas que estavam esperando só você chegar para te ajudar. Especialmente em Roma. Muitos turistas têm reclamado de picaretas que se oferecem para ajudar a carregar as malas e depois exigem dinheiro em troca. Desconfie sempre.

É possível consultar informações em tempo real sobre um trem em viagem através da seção ViaggiaTreno de Ferrovie dello Stato (especialmente útil se você tiver que buscar alguém na estação).

Se você está procurando informações sobre passes de trem, os preferidos para fazer o famoso “mochilão pela Europa”, leia também este artigo que escrevi há pouco tempo.

Boa viagem!

31 COMENTÁRIOS

  1. Feliz 2009!!!
    Existe um site que informe o tempo de viagem, por exemplo Grosseto-Firenze quanto tempo é de trem?

    Obrigada pela atenção

    Letícia

  2. @Leticia
    O proprio site Ferrovie dello Stato (Trenitalia) informa o tempo da viagem, de acordo com o tipo de trem escolhido.
    Vou voltar a explicar detalhes como este em um proximo artigo. Aguarde… 🙂

  3. Adorei o post, super esclarecedor!
    Só agora que eu estou começando a entender melhor esse negócio de trem aqui; e nunca sabia quando validar ou não – por via das dúvidas validava todas as vezes! hehehh (e tava até agora achando que tinha dado a maior sorte a primeira vez que viajei, que não validei, o fiscal veio e não falou nada)

  4. @Juliana
    Que bom que o post foi util! 🙂 Se você tiver algum conselho também pode deixar por aqui.
    Até a próxima!

  5. Bin este teu post esta super bem explicado.
    Estou procurando uma oportunidade para viajar no Freccia Rossa, eqto esta nao aparece, vou viajando no Regionale…rs
    Bjs

  6. Boas essas dicas Bin 🙂 otimo 2009 pra vc!

    E assim que quizer enviar as materias pro site estou aguardando ok.

    Falo!
    NISIO – Timbó Net

  7. @Meire
    Eu experimentei o Freccia Rossa agora em janeiro e ele é realmente pontualíssimo. Estava desconfiada se chegaria exatamente no horário, se teria atrasos, mas foi perfeito. Agora estou esperando uma outra desculpa para viajar de novo… rs!

    @Nisio
    Vamos tocar esse projeto sim! Estou colocando a casa em ordem por aqui e te escrevo em breve. Inté!

  8. Obrigado pelas boas informações. Quero te pedir uma dica. Estarei viajando à Itália em fevereiro. Chego em Roma, de avião, onde fico dois dias. Depois disso viajo de trem para Lucca, também dois dias. Depois farei outro trecho de trem, Lucca-Torino. Em Torino fico tres dias e depois faço mais um trecho de trem para Milão, de onde sairei, da Itália, de avião, depois de dois dias. Gostaria de saber se é possível comprar no Termini de Roma, quando lá chegar, pelas máquinas self service, todas as passagens desses trechos? Que tipo de trem você recomenda? Pelo que pude entender nessas máquinas, ao comprar, nem sempre é marcado o dia que se quer viajar. É assim mesmo? É possível comprar com antecedência de alguns dias nessas máquinas self service, ou só nos guiches? Agradeço a atenção e a disponibilidade em responder. Abraço, Rogério.

  9. @Rogério,
    Você pode comprar as passagens diretamente nas máquinas ou em guichês, como preferir.

    Recomendo que você já cheque os horários que te interessam através do site da Trenitalia, assim você já vai mais ou menos definido quanto as opções.

    Se você deve escolher em termos de conforto, a dica é:

    Roma-Lucca: pegue um freccia rossa até Firenze e um trem regionale até Lucca.

    Lucca-Torino: talvez valha mais a pena voltar a Firenze com um regionale e pegar um freccia rossa/EuroStar até Torino.

    Torino-Milano EuroStar de novo.

    Se você comprar bilhetes EuroStar, FrecciaRossa ou Intercity os dias são marcados.

    Para os trens regionais você tem dois meses para utilizar o bilhete, mas lembre-se de timbrá-lo em uma máquina amarela antes de subir no trem, ok?

    Boa viagem!

  10. Olá, estou viajando com 09 amigas para Itália em maio/2010. Gostaria de algumas dicas. Chegaremos em Roma de avião e ficaremos lá 03 dias. Depois pegaremos um trem para Assis onde ficaremos uma tarde e viajaremos no outro dia, de trem, para Siena. No mesmo dia, pegaremos o trem para Florença onde ficaremos por dois dias. Em novo trecho de trem, iremos até Bolonha,e no mesmo dia, seguiremos para Veneza,onde ficaremos por dois dias, quando regressaremos para Roma, depois Brasil. Gostaria de saber:
    1-è possivel comprar, no mesmo dia, todos os trechos que percorreremos de trem:
    2-Devemos comprar os bilhetes logo que chegarmos a Roma, com antecedência:
    3-que tipo de trem devemos usar:
    4-é seguro deixar as bagagens no guarda volume das estação das cidades que percorreremos:
    Desde já agradeço sua atenção.
    Moadia

  11. @Moadia
    1-Sim, eh possivel comprar tudo no dia que vc chegar por exemplo.
    2-Se vc ja tem o roteiro da sua viagem definido, eh melhor comprar com antecedencia. Quem sabe vc ainda consegue uma tarifa promocional… e garante lugar, claro.
    3- provavelmente um intercity pq os tres de alta velocidade ligam os grandes centros tipo roma-firenze-milao-veneza. Eles nao param em cidades menores como Siena ou Assisi
    4- sim, nunca ouvi reclamaçoes a respeito
    abs e boa viagem

  12. Nao consigo comprar bilhete on line no site Ferrovie dello Stato (Trenitalia)….qualquer cartao que coloco da um erro…parecendo algum bloqueio….com cartoes do exterior…será? alguem teve este problema?

  13. Um brasileiro me escreveu dizendo que enviou um email diretamente a Trenitalia e conseguiu efetuar a compra dos bilhetes, inclusive com desconto.
    Experimente fazer a mesma coisa.
    abs,
    Barbara

  14. Oitanta gente como eu, ie, cheia de duvidas.Eu consigo simular a compra dos bilhetes para trens de alta velocidade pelo site da Barbara,
    Apesar de ja ter viajado de trem pela Europa , tenho mil duvidas, e confesso que fiquei aliviada de primeiro encontrar um blog com tanta informacao sobre o assunto , e depois por ver raileurope.com.br, so nao descobri se esses tenho de fazer a reserva.No trecho Veneza/ Florenca aparece o aviso de que a primeira classe nao e garantida e e necessario fazer a reserva. Ja no trecho Florenca/Roma nao aparece aviso algum. E ou nao e necessario fazer a reserva ? Essa reserva e paga ?
    Obrigada e parabens pelo blog !
    Carmen

  15. Oi Barbara,
    Apesar de ja ter viajado de trem pela Europa , tenho mil duvidas, e confesso que fiquei aliviada de primeiro encontrar um blog com tanta informacao sobre o assunto , e depois por ver tanta gente como eu, ie, cheia de duvidas.Eu consigo simular a compra dos bilhetes para trens de alta velocidade pelo site da raileurope.com.br, so nao descobri se esses tenho de fazer a reserva.No trecho Veneza/ Florenca aparece o aviso de que a primeira classe nao e garantida e e necessario fazer a reserva. Ja no trecho Florenca/Roma nao aparece aviso algum. E ou nao e necessario fazer a reserva ? Essa reserva e paga ?
    Obrigada e parabens pelo blog !
    Carmen

  16. Olá,
    que bom alguém gostar de dividir suas experiências assim, auxiliando aventureiros de férias. parabéns.
    Alguém por favor, saberia informar se há trem ou outro transporte público da estação Milano-Centrale ou do aeroporto Malpensa a Casalzuigno, VA ou ainda de outro ponto próximo onde chega outro trem regional saindo de Milano, pois nessa pequena comuna não chega trens,
    obrigada
    Eliana

  17. É preciso pagar alguma taxa extra pra levar bagagem no trem? Pretendo pegar o FrecciaRossa com uma mala grande, em duas viagens:
    Milano – Firenze
    Firenze – Roma

    Também pretendo fazer viagens de ida e volta no mesmo dia (sem bagagem):
    Milano – Torino – Milano
    Milano – Bergamo – Milano
    Firenze – Bologna – Firenze
    Firenze – Lucca – Firenze
    Alguma dica nesses casos?

    Obrigada

  18. @Paula Torrini
    Não existe taxa de bagagem para viajar de trem. Existe um espaço para malas na entrada do trem, em cima da sua poltrona e, em alguns modelos de trem, entre as poltronas. Não exagera com as malas porque depois é difícil carregar e arrumar espaço! Boa viagem!

  19. Ola, tenho que estar em Bolonha dia 05 de Agosto depois San Remo, depois Pariz e não sei se é mais vantagem (preço) comprar a passagem para Milão com a escala de 9 horas em Amsterdã pra já dar uma espiada e chegando a Milão pegar algum transporte pra Bolonha (chegarei em Milão 22h) ou se é mais vantagem pegar direto para Bolonha. E na partida para Paris, Não sei se é mais vantagem partir de San Remo mesmo ou ir até Milão e de lá para Paris. A questão é que eu gostaria de aproveitar pra espiar Amsterdã pq não irei lá tão cedo e também quero espiar Milão e comprar algumas coisinhas no free shop de lá. Mas se o custo do transporte de Milão para Bolonha e de San Remo para Milçai for mais bem mais caro (digo acima de 100 reais cada), prefiro ir direto para meus destinos. Atualmente está na Italia? poderia me ajudar em relação aos valores destes dois transportes? Obrigada!

  20. Eu recomendo que você pesquise os preços de companhias aéreas diretamente com uma agência de viagens ou através de serviços onlines. Confira algumas dicas por exemplo aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2012/05/como-encontrar-as-melhores-promocoes-de-passagem-rapidamente.html

    A diferença de preços nas passagens depende do dia em que você parte, da companhia aérea… Já as passagens de trem variam de preço, confira o site da http://www.trenitalia.it Boa sorte! Abs Barbara

  21. Bom Dia Bárbara,

    Primeiramente, parabéns e obrigada pela ajuda em ” traduzir” o site da trenitalia para mim.

    Minha dúvida é a seguinte. Existe a tarifa AMICA que não precisa mostrar nada ( tenho 55 anos). Na compra de 2 passagens de verona para pádua so aparece a ” base” e a ” economy” . Por favor, na economy precisa mostrar alguma carteira específica? quais os tipos que precisam mostrar alguma coisa ( estudante, menor de detrminada idade etc)
    Não quero comprar mais barato e depois passar constrangimento.

    Obrigada, Deus te abençoe sempre.

    Ana

  22. Bom dia Ana,
    A Trenitalia fica complicando a vida da gente… rs! Digamos que eles mudaram o nome das tarifas criando uma “economy” e uma “super economy”!

    Essas duas últimas são tarifas com número limitado, ou seja, quem encontrá-la paga menos. Quem chega tarde paga o preço tradicional.

    O que ela difere da tarifa base? Você pode trocar a data da passagem no máximo 1 vez, você não pode pedir reembolso se desistir da viagem, e você não pode usar um trem diferente daquele para o qual você comprou a passagem.

    Já na tarifa super economy você não pode trocar a passagem nem uma vez, nem pedir reembolso, nem usar trem diferente.

    Ou seja, se você tem certeza que este é o trem, vai em frente e compra já a passagem.

    Sobre a idade, aqui serve a pouco. Na Italia não existe ônibus ou transporte público gratuito após uma certa idade.

    Um abraço,

    Barbara

  23. Bárbara, gostei muito das suas dicas. Faremos nossa primeira viagem à Europa -eu e minha filha- e as dúvidas são muitas…
    1) na volta de Roma para Milão estamos na dúvida qual é a melhor opção, se trem qual deles ou mesmo de avião (tarifas promocionais relâmpagos por exemplo) daí tem o traslado que é outra preocupação.
    2) Entre Siena e Assis não encontramos transporte e resolvemos fazer um bate-volta de Firenze a Assissi…
    Aguardo suas dicas! Vou realizar o sonho da minha vida!

  24. Oi Vânia, tudo bem?
    Eu prefiro sempre o trem porque com a alta velocidade a viagem é rápida (deve durar umas 3:30…) e a Trenitalia tem feito ótimas promoções. Além disso você pode partir do centro da cidade, o que em geral é muito mais prático, já que as estações são no centro.

    Sobre Siena e Assis, agora não sei se existe um trem direto, mas vai no site da Trenitalia e procura: “Siena” e “Assisi”, com o i no final. Talvez um ônibus? Agora você me pegou!

    Espero que aqui você encontre dicas para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível. Um abraço e tudo de bom!

    Barbara

  25. Olá Bárbara!
    Primeiramente, parabéns pelo passo-a-passo! Estaremos minha irmã e eu,duas senhorinhas (69 e 70 anos) fazendo a nossa aventura da terceira idade, em Roma e Paris, no início de junho/2013, ficando uma semana em cada cidade.Gostaria de levá-la a Pompéia(já conheço)mas como estaremos sós, sem excursão e não falamos a língua(eu disse que era aventura…)
    você acha mais conveniente ir até Nápoles,de trem super rápido e lá pegar o outro trem para Pompeii ou vamos até Sorrento (lá tem trem p/Pompeia?)
    Li um artigo que dizia que até Sorrento era mais perto e mais rápido.
    Desde já grata.
    Regina

  26. Gostaria de saber se existe guarda volume na cidade de Lucca, você saberia dizer?

Comments are closed.