Alta ou baixa temporada? Escolha o melhor período para a sua viagem

Alta ou baixa temporada? Escolha o melhor período para a sua viagem

59

Antes de programar suas próximas férias, leia este artigo. Ele te ajudará a escolher o melhor período para que você faça uma viagem deliciosamente inesquecível. O objetivo é dar dicas para ajudar você a conciliar interesse com custos, evitar roubadas básicas e aproveitar ao máximo.

Se é preço baixo que você procura…

… Viaje em baixa temporada! Felizmente o conceito de baixa temporada do Brasil é diferente do italiano. Para ser honesta, a baixa temporada muda de acordo com o perfil da cidade que você quer visitar.

As cidades da Arte…

 

Florença na noite de S. Giovanni, padroeiro da cidade
Florença na noite de S. Giovanni, padroeiro da cidade



…como por exemplo Firenze e Roma ficam afoladíssimas durante a primavera e outono. Tentar encontrar um hotel entre o final de maio e final de junho ou entre início de setembro e final de outubro é uma tarefa árdua e o resultado são preços cheios. A razão é simples: a temperatura agradável nesse período é ideal para caminhar pelas ruas em busca dos “tesouros” dessas cidades.

Para gastar menos: viaje nos meses de janeiro, fevereiro, março, julho, agosto e novembro quando hotéis, companhias aéreas, agências de viagem e tour oferecem descontos convidativos.

Atenção especial para grandes eventos como desfiles de moda e mostras de cinema, quando as cidades literalmente lotam. Em Firenze, fuja do Pitti Uomo (veja o calendario no site oficial dos organizadores clicando aqui). Em Roma, evite o período do Roma Film Fest que acontece em outubro (veja as datas aqui). Lógico, fuja se você não fizer parte da bagunça! :) Para um estilista ou aspirante pode ser uma idéia interessante frequentar as festas onde estarão as pessoas do setor…

 

As Cidades de praia

O auge do verão italiano acontece durante os meses de julho e agosto. Não só os italianos fogem para a praia, como também os vizinhos europeus que modestamente adoram a quente e agitada riviera italiana.

Na Sardegna acontecem os eventos mais glamour da estação e as revistas amam retratar as celebrities nacionais e internacionais em seus barcos, lanchas e festas mundanas.

Para quem está na fase agito e discoteca, a sugestão é a Riviera Romagnola (Rimini, Riccione, Milano Marittima).

A Sicilia certamente têm praias maravilhosas. Eu nunca vi um mar tão lindo como por exemplo de Favignana, nas Isole Egadi, ou mesmo a bela praia de Mondello, em Palermo.

A Italia é praticamente toda rodeada por mar e opções não faltam, basta saber onde ir. Não acredite em quem diz por aí que na Italia as praias não são boas. Ok, eu não me lembro de nada parecido com calçadão carioca, ideal para uma corridinha matinal, mas por outro lado o mar, em geral calminho, é perfeito para se arriscar em um windsurf, para mergulhar ou simplesmente nadar como se estivesse em uma verdadeira piscina natural.

Para gastar menos: viaje nos meses de junho ou setembro, época em que você pode curtir o calor a preço baixo. Na minha modesta opinião, maio ainda é meio friozinho para arriscar um banho de mar, mas lógico que isso não impede uma viagenzinha básica a um preço interessante…

Atenção: de outubro a abril muitas cidades de praia estão praticamente fechadas. Sim, na Italia existe essa coisa de trabalhar só em temporada: as montanhas/estação de esqui abrem durante o inverno e a praia durante o verão. Informe-se antes. E lembre-se da regra: na Italia tudo depende, cada caso é um caso.

As cidades industriais…

… como Milão, ficam praticamente desertas no mês de agosto e pode ser melhor evitá-las neste período. Isso porque o grande atrativo de uma cidade como Milão é a vida agitada, os eventos culturais, as lojas e restaurantes bacanas. Praticamente nada disso existe em agosto. Em agosto, Milano é uma cidade fantasma, a quantidade de meio de transporte é reduzida, talvez seja difícil até encontrar supermercado aberto. Este é um dos casos em que a baixa estação é tão baixa que é melhor escolher qualquer outro mês.

Para gastar menos: prefira os finais de semana e certifique-se que não está chegando em meio a um grande evento como a semana da moda (veja calendario aqui), a Design Week e afins.

 

Regra Geral da Alta Temporada

Normalmente alta temporada coincide com as férias escolares que na Italia acontecem entre o final de junho e início de setembro e novamente nos quinze dias entre natal e dia de reis.

No Brasil a alta temporada é o entre o início de dezembro e final de fevereiro/carnaval para recomeçar durante o mês de julho.

Isso significa que as passagens aéreas intercontinentais Brasil-Europa custarão menos nos meses de março, abril, maio, junho e agosto, setembro, outubro, novembro. Fique de olho nas ofertas e faça as malas! Não deixe para depois o que você pode fazer agora: viaje… faz bem para o espírito!

Convido você, que tem uma dica bacana de lugar para visitar, a deixar a sua opinião. Queremos saber inclusive sobre aquela promoção incrível que você conseguiu… quando foi mesmo? Conta pra gente! Comente.

Leia também:

59 COMENTÁRIOS

  1. Ola B., tudo bem?

    Durante as ferias de verao em Milao é bom tomar cuidado com alguns lugares mais desertos, principalmente depois do horario de trabalho e nos finais de semana. O bom é que como a cidade fica mais vazia, nao tem problemas com os meios de transportes lotados. Além de supermercados e transito.

    Quanto ao periodo de baixa estaçao e passagens intercontinentais, a partir de junho ja começa a aumentar. Mais precisamente na primeira quinzena de junho. Estava vendo passagens do Brasil para a Italia e notei que em junho aumenta um pouco.

    Sobre os points italianos, sugiro o Lago de Garda (entre Brescia e Verona), Sardenha (melhor se conhecer alguém de la para indicar os lugares mais tranquilos) e Sicilia (tem cada praia linda mesmo). Tambem indico o interior da Toscana, que neste periodo esta todo verdinho e perfumado, perfeito para um passeio no campo e um almoço ou jantar em agriturismo.

    E se gostarem de natureza e montanhas, tem a Valle Camonica, na provincia de Brescia. Nao é muito meta turistica, mas se procurarem tem alguns lugares interessantes para visitar: passeio no Lago de Iseo (nao deixem de ir em Montisola, a maior ilha lacustre da Europa), visitas aos parques de incisoes rupestres, passeios nas montanhas (algumas tem neve perene) e muitas outras coisas.

  2. Olá Amigo!
    Antes, queria pedir desculpas por invadir um tópico diferente, mas como estou correndo atras de tirar algumas duvidas resolvi “invadir” e pedir uma ajudinha sobre trens.

    eu estava pensando em comprar o Eurail Italy Pass Saver, pois vou viajar com minha noiva. Ela tem menos de 26 e tenho algumas duvidas e gostraia de pedir uma ajudinha…

    Esse passe nao pode ficar mais barato pq tem um Youth junto?

    Nós vamos ficar só na Itália e vamos passar por bologna, veneza, verona, roma, florença e taormina.
    Vamos de bolognha pra veneza, verona e cinque terre. Em todas vamos e voltamos no mesmo dia.(uma ida e volta em cada dia)
    Ai ficaremos em Florença e vamos para Pisa em um dia e voltamos no mesmo.
    Depois vamos ficar em Roma e de roma nós vamos para a Sicilia, esta é a parte que eu tenho duvida. De trem é melhor eu ir pra qual cidade da sicilia. Gostaria de ir pra Taormina. E depois nós voltamos pra Roma pra ir embora, nossa passagem é de roma.
    Nesses trajetos que eu te falei, o que vc me aconselharia?

    Nos vamos de Roma pra sicilia, nós temos que reservar assentos? Qdo é mandatória a reserva dos assentos? Com esse passe, de 10 dias em 2 meses, pela Eurail, nos estamos bem servidos em viagens boas e rápidas ou é melhor comprar na hora?

    Muito obrigado e parabens pela iniciativa de fazes um topicosobre trens na italia!

    E me desculpe mais uma vez por invadir assim, espero que entenda que não há sites que esclarecam duvidas como vc o faz.

    Um abraço!

  3. Olá..tudo bem?
    Adoro todos os seus posts..
    Achei muito interessante tudo que vc escrever eu concordo com tudo basicamente! Conhecer Roma no auge do verão certamente não é tão agradável quando em tempos de primavera.. isso justifica a alta procura. Mas não sabia que era assim..!
    No entanto, não vi nada a respeito da Calabria.. Eu tenho familia, lá, especificamente em uma cidade chama Paola, provincia de Consenza.. E nossa, em quesito Praia, senti muita diferença com relação a Civittanova Marche, e Portoricanarti (Reviera del Conero). Não sei se você conhece esses lugares que eu citei, mas enfim, o que eu queria dizer, é que caso, você resolva dar uns roles para o sul, não deixe de visitar as cidades de praia proximas a essas que eu comentei. Vale a pena demais, e ao contrário do nosso mar do Brasil, tem uma temperatura muito agradável, e poucas ondas e uma água transparente e límpida! Se cuide.. e aproveite sempre a Italia por mim!
    Beijos…

  4. @Ju
    Obrigada pelas dicas. Vou ver se dou uma passada qualquer hora no Valle Camonica, quando estiver nos arredores de Brescia. Ti saluto!

    @Gui
    O Europass é indicado para quem vai fazer uma viagem estilo mochilão, com o objetivo de economizar dormindo em trem ou pegando varios trens em um mesmo dia. Para voce poder usar um trem mais rapido como o Freccia Rossa, EuroStar ou mesmo IC voce deve pagar adicional.

    Se voce esta planejando uma viagem romântica e confortável talvez seja mais simples comprar os bilhetes avulsos e aproveite para comprar com antecedencia e tente encontrar tarifas com desconto.

    Acho imprescindivel reservar lugar de Roma a Sicilia(trem Inter City) porque se o trem lotar e você não tiver lugar reservado, corre o risco de viajar em pe. E de Roma ate Sicilia tem um monte de horas pela frente…

    A forma de descobrir qual é o método mais barato:entre no site da Trenitalia, faça uma cotação dos valores das passagens de trem avulsas. Se ainda nao tiver o valor disponivel, tente colocando outra data, antecipada, que caia no mesmo dia da semana. Assim voce tem uma ideia de quanto te custara cada bilhete individual e pode comparar com o passe.

    Boa viagem!

    @Sheila
    Obrigada pela mensagem. Não escrevi muito sobre a Calabria porque eu nunca estive pessoalmente por lá, embora já tenha ouvido falar de lugares realmente paradisíacos. Vou anotar as dicas aqui, ainda mais agora que está chegando o verão…
    beijos!

  5. Ciao B.

    Eu conheci Bari por parcos 4 euros ida e 4 volta, no mes passado! Ja tenho passagens reservadas pra Londres, Bruxelles e Francoforte por valores entre 1 e 5 euros, pois eles sempre fazem promoçoes! Agora mesmo està 10 euros de Pisa pra 22 destinos, um verdadeiro achado!!! Porém deve-se comprar sempre com um mes de antecedencia…

    Bjs

  6. Oi

    Vou para a Itália com meu namorado em setembro deste ano. Estou animadíssima. Encontrei esse blog e estou amando. Muitas dicas legais. Parabéns!
    Uma coisa que gostaria de saber é que horas que anoitece na segunda quinzena de setembro. Gostaria de pegar o por do sol em Pisa, lá em cima… É que em Paris, quando fui em maio de 2005, fiquei surpresa que o por do sol acontecia entre 9 e 9h30 da noite…

  7. Claudia,
    Honestamente eu nao me lembro direito… mas imagino que ja anoiteça por volta das 19-20. Agora em junho-julho anoitece por volta das 21:30. Mas a mudança eh muito rapida de um mes para o outro.
    Vai seguindo o blog que eu vou contando por aqui, mes a mes! abs

  8. Olá!
    Muito bom ler seus posts!!
    Eu queria aproveitar pra saber se vc pode me ajudar.
    Sou estudante d moda e quero ir pra Itália ano q vem fazer algum curso na minha área.
    Fiz orçamento em algumas agencias, mas achei o valor alto.

    Um no Instituto Marangoni de Design de Moda, Consultoria de Imagem, Marketing de Moda, Design de Interiores, Design de Produtos e Design de Propaganda
    ­ Datas de início: fixas – de 01/07 a 21/07 (todos os cursos) e de 19/07 a 06/08 (Design de Moda e Marketing de Moda)
    ­ Duração: 3 semanas
    ­ Período de aulas: manhã e tarde
    ­ Idiomas: Italiano, Inglês, Espanhol e Português.
    Valor do programa de férias: € 4.900,00 (aprox. R$ 11.662,00 calculado no câmbio turismo de 16/06/10)
    Incluindo:
    - 03 semanas de curso Fashion Design
    - 03 semanas de acomodação residência estudantil com quarto duplo sem refeições
    - Taxa de matrícula

    Esse valor sem contar com passagem aérea, outras taxas, seguros etc.

    Será q é isso msm? Ou eu posso consiguir um valor melhor?

  9. Oi Tamara,
    Obrigada pela sua mensagem. Realmente voce tocou em um ponto interessante: esses cursos de verao privados sao carissimos!
    A primeira opçao que me vem em mente eh tentar uma bolsa de estudo, mas vamos fazer o seguinte, vou pensar com mais calma e depois escrevo algum artigo a respeito, ok?

    Fica ligada sempre nessa seçao: "estudar na Italia":
    http://www.brasilnaitalia.net/search/label/Estudar%20na%20Italia

    abs

    barbara

  10. Olá!!
    Estava pesquisando alguns sites de viagens e encontrei o teu que me pareceu muito bacana e com umas dicas ótimas!
    Estou viajando em lua-de-mel em final de Out/inicio de Nov, por uns 12/15 dias e estava pensando em ir p/Cinqueterre.Só que entrei em alguns sites que disseram que em função da época muitos lugares estariam com muita coisa fechada.É real?Outros disseram que valia a pena ir mesmo assim, que as cidades só ficam mais quietas, porém igualmente lindas.Qual tua opinião?
    Outra dúvida é quanto a temperatura, seria muito frio?
    Dentre as opções pensamos tb na Costa Amalfitana e Sicilia.Que achas?
    Já conhecemos, ainda que tenhamos ido separadamente em outras épocas, Veneza, Roma, Verona e Florença, por isso gostariamos de conhecer novos lugares.
    Tu terias alguma outra dica de lugar legal de conhecer neste época?
    Nooossa, te enchi de perguntas..hehehe.
    Se puderes me ajudar ficaria super agradecida!
    Bjs
    Cândi

  11. Oi Cândi,
    Final de outubro e inicio de novembro é também o início do inverno e na Italia em geral durante o inverno chove uma garoa constante e faz frio.
    Lógico que tudo depende de sorte, de repente você pode encontrar dias ensolarados, mas realmente vai encontrar as cidades de praia meio "mortas".
    O melhor período para visitar CinqueTerre, Costiera Amalfitana e cidadezinhas de praia é de maio a setembro.
    Acho que a Sicilia seria a melhor opção no seu caso em primeiro lugar porque é a área mais quente da Italia (ano passado chegou a fazer 20 graus em dezembro, coisa impossivel mais ao norte) e em segundo lugar porque existe muita coisa para ver: Palermo, Agrigento, Piazza Armerina… são cidades com muita história, com templos antiquissimos (antes de cristo..) Enfim, vale a pena.
    Espero ter ajudado um pouco, um abraço, Barbara

  12. Oi Barbara!
    Muito obrigada pelas dicas!Era mais ou menos o que eu imaginava…mas agora tô mais certa.
    Vou dar uma pesquisada na Sicilia então.
    Bjs
    Candi

  13. Oi, Barbara! Excelente blog!
    Estou pensando em viajar com marido,
    filho e minha mãe, em fevereiro/março.
    Chego por Milão e quero ir na região
    do Vêneto, origem de minha família.
    Como é a região nessa época? Muito
    frio? Altos preços? Há alguma dica
    especial para esses locais?
    Grata, Dulce Mara

  14. Olá! Muito bom esse seu blog. Parabéns!
    Bem, estou querendo ir à Itália em 2011 e não gostaria de pegar a temporada de muito frio, assim, decidi ir no mês de setembro, pois penso que é quando a temperatura está mais amena, estou certa? Acontece que minha irmã vai para lá também no dia 20 de abril e gostaria que eu fosse com ela. Nessa época é muito frio lá? As cidades que pretendo visitar são Roma, Florença, Veneza, Pisa e adjacências.
    De já agradeço as dicas.

  15. Complementando o post anterior, se eu escolher ir em setembro, pagarei muito mais caro por um pacote turístico? O que você me sugere: abril ou setembro?

  16. No final de abril ainda faz frio, mas não é um frio exagerado. É já o inicio da primavera, enquanto setembro é o início do outono. São estações diferentes. Na primavera as cidades começam a ficar floridas, no outono é época de colheita de uva, para fazer o vinho, de azeitonas para o azeite, de castanhas… Acredito que exista pouca diferença de preço entre final de abril e setembro. Óbvio em janeiro tudo custa menos, mas faz um friooooo
    Em qualquer um dos períodos é gostoso viajar. Vá com a sua irmã e volte uma próxima vez em setembro. :)

  17. Dulce, fevereiro e março é baixa estação. Faz frio, mas é sempre gostoso viajar, né. Não sou muito especialista em Veneto, sempre estive só de passagem. Aproveita e passa na Toscana!

  18. Primeiro queria parabenizar o seu trabalho, todo ano viajo no feriado de corpus criste, estou com uma duvida cruel, queria fazer roma, veneza,florença , Pisa e Paris(que ja conheço), não sei como faço para eu me deslocar para esses lugares, o voo direto do rio pelo que sei é roma, não sei em que lugar começar????

  19. Se o voo chega em Roma, vai subindo: Roma-Firenze-Pisa-Firenze-Venezia-Paris

    Se o seu voo sai de Pisa para Paris:
    Roma-Firenze-Venezia-Firenze-Pisa-Paris

  20. Parabéns e obrigada pelo seu trabalho. Vou pela primeira vez para Europa com meus dois filhos(17 e 23 anos) e pretendo passar 10 dias na região da Toscana, penso em ficar em Florença e alugar apartamento. O que vc me aconselha. Ah! estarei lá no final de junho por uns dez dias. Será que o melhor seria mesmo Florença? Como posso alugar olocal de estadia em segurança. Um abraço. Obrigada..

  21. Eu conheço uma pessoa de confiança que aluga apartamento, mas nao eh em Florença. Se chama Gloria e aluga a sua "Casina di Rosa": http://www.casinadirosa.it/

    Costumo tb usar muito o serviço do site Booking.com, tem sempre ofertas otimas, dei uma pesquisada aqui em Florença na ultima semana de junho e o preço por quarto duplo sai a partir de 500 euros por 10 dias (pesquisei entre 20 e 30 de junho):

    http://www.booking.com/searchresults.html?aid=327572;sid=84720656060baa517bf82cb38431d3b7;checkin_monthday=20;checkin_year_month=2011-6;checkout_monthday=30;checkout_year_month=2011-6;city=-117543;class_interval=1;si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi;ss=Firenze;ss_all=0;ssne=Firenze;country=it;radius=0;order=price_for_two

    Boa viagem!

  22. Muito obrigada pela resposta, mas gostaria de uma sugestão sua. Você acha que é melhor eu ficar esses 10 dias em Florença e ir conhecendo as outras cidades por perto, ou seria melhor ir passando por elas e ficando alguns dias em cada uma? Gostaria também que vc me orientasse quais cidades seria mais interessante conhecer nesa região. Só mais uma : estou tentada a conhecer a ilha de Elba, o que vc acha? Tem acomodações a preço bom por lá? Muito obrigada de novo
    Tereza
    M

  23. Oi Tereza,

    Eu A-DO-RO a Ilha de Elba, é um lugar incrível que mistura praia com história e no final de junho você consegue aproveitar já o calor sem pagar os preços absurdos do mês de agosto.

    A única coisa é que uma viagem para Elba é um pouco empenhativa, ir e voltar no mesmo dia pode ser cansativo porque você tem que pegar balsa e não dá para conhecer os cantinhos especiais da ilha. O ideal seria passar uns 3 dias lá para "sentir" a ilha.

    Tudo depende também da sua prioridade de viagem. Se você quer aproveitar mar europeu de água transparente também pode ser interessante conhecer uma outra ilha – Capraia – escrevi muito sobre isso no blog Around Tuscany aqui:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/7-days-in-tuscany-archipelago/

    O itinerário também depende de onde você chega: em Pisa? Florença? vem de carro de Roma?

    Me conte melhor sobre os seus planos que fica mais fácil dar conselho. :)

    abs

    Barbara

    Se 3

  24. Ei Bárbara, obrigada pela sua resposta. Vou vir da França, gostaria de passar por Veneza e depois ir para a Toscana, mas não sei quais cidades além de Florença, seria interessante visitar. Estarei de ônibus ou trem.
    Quanto a Ilha de Elba pensei em ficar por lá de 2 a 3 dias. Onde posso ficar, andei pesquisando e parece que lá tem várias "cidades".Onde me hospedar. É fácil chegar e achar acomodaçãoa preço bom?
    Viu com estou ansiosa.
    Obrigada, abs
    Tereza

  25. OI Tereza,
    Desculpe a demora em responder, mas andei doidona com o trabalho.
    Bem, eu escrevi um guia completo sobre como chegar em Elba aqui:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/summer-vacation-how-to-get-to-island-of-elba/
    Na verdade eu tinha até criado um itinerario de 7 dias so nas ilhas da Toscana, veja aqui:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/7-days-in-tuscany-archipelago/
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem! (Como eh bom viajar ne? nao vejo a hora das proximas ferias…)
    abs
    Barbara

  26. OI muito bom teu blog, gostaria de uma sugestão. Em junho deste ano irei com filha e 14 anos pra Italia e queremos visitar Roma, Florença, Veneza e Verona de lá provavelmente para Paris. Qual a melhor forma de fazer este itinerario? E com relação aos trens, é a melhor opção de transporte? Gostaria de saber sobre degustaçãode vinhos sainda de Florença, onde me informo sobre isto?
    Sei que são muitas perguntas rsrsrs mas pelo que li voces são super atenciosos e dão informações muito valiosas.
    Obrigada O. Bianchi

  27. Ciao e AUGURI!!por seu BLOG, Prazer, me chamo Jacy Lima, gostaria de saber duas informações por gentileza,1ª como faço para anuncio para contrato de Shows da minha Banda na Italia, 2º qual o melhor periodo para viajar a Italia, precisamente a Toscana(Livorno)onde morei nos anos 90,la nasceu minha filha, foi um periodo curto mas inesquecivel, nunca mas voltei, hoje apos 20 anos estou pensando em volta para divulgar o trabalho da minha banda de Samba e swingueira , como tudo nesse mundo e dificil, o mas complicado que não tenho apoio e nem patrocinio, estou nessa pq acredito muito na qualidade do trabalhos que faço.

    abraços,
    Jacy Lima
    (Olinda-PE.)

    *ORKUT as fotos e videos dos EVENTOS DA BANDA …. lualimajornalismo@hotmail.com

    ***EMAIL lua_lima9@hotmail.com

  28. Sempre achei que viajar em baixa estação era vantajoso. Menos pessoas e preços mais em conta são coisas boas para mim. Legal vc fazer um post valorizando isso!

    Obrigada pela visita ao Múltiplas Realidades, espero que sua empreitada de conviver os diferente tenha sucesso. Deixei uma dica lá no blog.

    Xero!

  29. ola tudo bem adorei seu blog,estou tentando planejar uma viagem para italia na verdade eu gostaria de ficar perto de um mes ou mais,pra conhecer bem os pontos turisticos e aprender um pouco mais sobre gastronomia e a cultura,se possivel ate arranjar um emprego
    em uma bar padaria algo assim,so tenho duvidas qual é a melhor estaçao pra ir alta ou baixa temporada e um local q nao seje muito caro pra mim ficar nada sofisticado bem simples,ja estou aprendendo italiano e estou guardando dinheiro pelos meus calculos la por 2014 pois é caro na verdade estou bem perdida sobre o planejamento agradeço se vc tiver alguma dica pra mim desde planejar,as passagens de aviao quanto as de trem e qual cidade mais adequada para o q planejo etc por favor….

  30. Juliane,
    A melhor época para vir é em setembro (depois das férias italianas) ou em março (antes da temporada de verão), assim você gasta menos com passagem e hospedagem e tem mais chances de conseguir um trabalho para trabalhar durante a alta estação.

    O destino depende do seu perfil. Se você está livre e solta pode trabalhar na praia no verão e na montanha no inverno.
    Eu evitaria as cidades do sul da Italia, onde já é mais difícil arrumar emprego inclusive quem nasceu lá.

    Um abraço,

    Barbara

  31. Olá, Bárbara.
    Se for possível, gostaria de sua ajuda.
    Me casarei em dezembro de 2012 e passaremos 3 semanas na Europa passando por Itália, Espanha e Portugal.
    Devo ficar os primeiros dez dias na Itália. Meus planos são de visitar 7 cidades. Ao norte: Veneza, Vicenza, Pádova e Verona. Mais abaixo, na Toscana: Florença, Pisa e Siena.
    Como sou professor, fica impossível viajar em outra época senão no inverno europeu e isso é o que me deixa mais inseguro.
    Meu maior receio é o risco de nevascas. Vi em noticiários tempos atrás que algumas cidades italianas são, por vezes, atingidas. Temo problemas com transportes, principalmente.
    Ficaria grato se puder me passar maiores detalhes (tomara que animadores…rs)

  32. Oi Rodrigo, tudo bem?

    Viajar para a Italia durante o inverno é uma boa pedida. Cidades como Veneza, Florença, Pisa ou Siena recebem muito menos turistas e por isso tem aquele ar de “verdadeira Italia”: mais gente que mora realmente na cidade, com uma atmosfera especial.

    Quanto ao inverno, não se preocupe. Faz frio, mas é difícil pegar uma nevasca daquelas. Por exemplo: eu moro em Florença desde 2005 e até hoje só vi nevar em Florença 2 vezes e é por isso que a notícia foi parar nos jornais, porque é super raro.

    Ano passado, quando nevou em Florença, ninguém estava preparado, mas este ano está uma campanha fortíssima e você só pode rodar com o seu carro se tiver as correntes para colocar nas rodas em caso de neve ou se o seu pneu for especial para o inverno. Com o equipamento certo, pode até nevar, mas as pessoas levam vida normal.

    A coisa menos positiva do inverno é que escurece cedo, agora em dezembro por volta das 4.30, em janeiro um pouquinho mais tarde.

    Em compensação você vai pagar menos em hotéis e restaurantes, tem menos fila para entrar em museus e vai aproveitar uma das coisas melhores da Italia: os vinhos e a comida. O inverno é realmente propício e tem muitos eventos maravilhosos para degustar vinhos excepcionais gastando pouquissimo (hoje por exemplo tem o Eccellenza di Toscana onde se degustará vinhos com 4 ou 5 Grappoli por 15 euros. Já imaginou experimentar os vinhos top de linha da Antinori por 15 euros????)

    Enfim, tudo depende dos seus interesses. Mas se você quiser, poderá viver uma viagem fantástica na Italia durante o inverno.

    Boa viagem!

    abs

    Barbara

  33. Boa noite! Gostei muito do site!
    Pretendo passar dois dias em Roma, dois em Florença e dois em Veneza. Iremos no mês de julho, pois são as férias de minha filha. Tenho 64 anos e será minha primeira viagem para a Itália. Poderia me dar algumas dicas?
    Faz muito calor nessa época?
    Agradeço sua atenção.

  34. Oi Eliane,
    Seja bem vinda ao BRASIL NA ITALIA.
    Julho é verão na Italia e geralmente faz muito calor.
    Coloque na mala roupas leves, traga também um par de roupas de meia-estação (casaquinho e calça comprida, acho improvável que use, mas o tempo anda meio maluco e pode servir).
    Mais importante de tudo são os sapatos: leve pelo menos 2 pares muito confortáveis porque você vai andar muito em Roma, Florença e Veneza.
    Programa eventuais visitas a museus (com ar condicionado) nas horas mais quentes, das 11 às 16, deixe para caminhar a pé de manhãzinha e no final da tarde. Aqui em julho o sol se põe por volta das 9 da noite então você vai ter bastante tempo para passear.
    Se você ainda não reservou hotel, dá uma olhada aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/hotel-roma-italia-10-dicas-para-a-sua-viagem.html
    Prefira sempre hotéis em áreas centrais, assim você pode voltar sempre para o hotel quando quiser dar uma descansadinha ou pegar alguma coisa.
    Sobre seguro saúde, leia aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/seguro-de-viagem-para-a-italia-tudo-que-voce-precisa-saber.html
    Espero ter ajudado.
    abs
    Barbara

  35. Olá, Bárbara!
    Muito obrigada pelas informações! Você foi muito gentil, respondendo-me!
    Só mais uma dica, por favor.
    Quais as atrações absolutamente imperdíveis em Florença, Veneza e Roma?
    Mais uma vez, obrigada.

  36. Olá, gostei muito do seu blog. Preciso de umas dicas, qual a temperatura que vamos encontrar em Veneza no dia 07 de abril? Escurece em que horário? E o amanhecer qual horário? No dia 09 de abril iremos para Roma, os horários e a temperatura são compatíveis? Ficaremos hospedados perto da Estação Roma Termini, nosso voo de volta ao Brasil no aeroporto Fiumicino está marcado para às 06:15 da manhã do dia 13, gostaria de saber se tem trem para o Fiumicino na madrugada saindo da Estação Termini. Ufa!! Muitas dúvidas, aguardo anciosa suas dicas.
    Obrigada

  37. O início de abril é início de primavera e a temperatura pode variar entre 13-20 graus em média, se não me falha a memória os dias escurecem por volta das 19, o amanhecer por volta das 6.
    Roma é um pouco mais quente do que Veneza, mas de apenas alguns poucos graus.
    Sugiro que consulte os horários dos trens diretamente no site da Trenitalia (http://www.trenitalia.it). Se não conseguir comprar o bilhete lá (muitos brasileiros já comentaram que seus cartões de crédito não eram aceitos por alguma estranha razão) e quiser garantir a passagem sugiro que compre através de um site como o da RailEurope. Eles estavam com uma promoção, você pode checar aqui:
    Ganhe BRL100 de desconto. Consulte condições.

    Boa viagem!

  38. Olá!! Adorei as dicas do blog!! Tenho algumas dúvidas…

    Estamos planejando a lua-de-mel em setembro na Europa e pretendemos dedicar alguns dias a Itália.
    Idealizei o roteiro desta forma:
    11/09Chegada em Roma: hotel e um brinde aos recém casados! *Tem alguma dica de um bom restaurante que não seja os olhos da cara?
    12/09 1 dia percorrendo os sítios mais interessantes de Roma *quais na sua opinião?
    13/09 Pompeia e trem para Firenze (ou continuar a explorar Roma)
    14/09 Firenze *estou em dúvida sobre o roteiro nesta cidade também
    15/09 Pisa e Lucca (alugar bicicleta em lucca)
    16/09 Cinque Terre 2 dias curtindo
    18/09 Chegar em Veneza bem cedinho e a tarde ir para Trieste
    19/09 Passar um dia em Trieste e seguir para a Eslovênia.

    Podemos acrescentar mais um dia em algum destino ou diminuir o número deles para curtir mais o local sem sair correndo. Alguma sugestão??
    Quais as cidades devo fazer reserva? Particularmente não gosto de reservar tudo, mas sei que alguns lugares terei que me antecipar.
    Sobre Cinque Terre, qual é a melhor base: Levanto, riomaggiore ou manarola?

    Muitas perguntas, não?? Ficarei muito grata se puder me ajudar com essas interrogações….

    Obrigada!!

  39. Vou tentar responder algumas das suas perguntas. :)

    Sobre onde reservar hotel, eu certamente reservaria em Florença porque setembro é um mês em que a cidade fica cheia: a temperatura é agradável, nem muito quente nem muito frio.
    Se o seu budget para comer é limitado eu sugiro que você almoce em uma trattoria dentro do Mercato di Sant’Ambroggio: se chama “da Rocco” (veja aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/09/almoco-low-cost-em-florenca.html )
    Outra opção, seja para almoço ou jantar é a Trattoria da Giorgio (http://www.brasilnaitalia.net/2011/09/gastar-pouco-para-comer-em-florenca.html). Esses dois lugares são bem simples, com uma atmosfera caseira, comida típica local estilo feita em casa.
    Já se vocês resolverem gastar um pouco mais e gostarem de carne mal passada, eu sugiro que experimentem o Buca Lapi, o lugar onde comer a melhor bistecca fiorentina de Florença. Lá você vai gastar uns 80 euros por pessoa em média (com vinho). É um restaurante frequentado por gente bonita, cantores famosos italianos, políticos e alguns turistas (é difícil não encontrar turistas em restaurantes no centro de Florença em setembro).

    Sobre Roma, não tenho um lugarzinho romântico para indicar, mas certamente na área do Trastevere tem vários bares e trattorias para você experimentar. Se estiver disposta a um clima informal e uma boa pizza, eu sugiro a Pizzeria Ai Marmi. Com suas mesas de mármore unidas, lá você acaba dividindo mesa com outras pessoas, fazendo amizades, é um clima descontraído e o preço é bem acessível (uns 15 euros por pessoa).

    Se essa é a sua primeira vez em Roma, não dá para deixar de fora os clássicos: o Coliseu, a Fontana di Trevi, a Piazza Navona, Piazza Spagna… Aqui você encontra outras dicas interessantes: http://www.brasilnaitalia.net/2011/10/a-bela-indescritivel-e-incomparavel-roma-por-tati-r-lima.html

    Sobre hospedagem em Roma, eu escrevi recentemente um artigo com 10 dicas de hotéis, se você encontrar uma promoção online pode economizar bastante em relação ao preço de quem chega na hora na cidade. Dá uma olhada aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/11/hotel-roma-italia-10-dicas-para-a-sua-viagem.html

    Lucca é a cidade perfeita para andar de bicicleta! É bastante plana e o lugar é lindo.

    Sobre Cinque Terre, eu sugiro ficar em Monterosso que é bem charmosa e tem bastante vida. Escrevi um artigo sobre a região aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/08/cinque-terre-golfo-spezia.html

    Eu não me lembro muito bem de Trieste, mas escrevi um post sobre minha viagem a Eslovênia. Não sei se estava inspirada demais, mas adorei Portorose. Leia aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2010/09/as-emocoes-de-uma-viagem.html

    Bem, acho que é isso.

    Boa viagem!

  40. Parabéns pelo Blog!
    Poderia me ajudar? Chegarei em Florença dia 12 de maio(sábado), vindo de Pisa. Estarei de carro alugado e reservei um hotel no centro( Hotel Pendini-Via Strozzi, 2). Não sei se entrego o carro na chegada ou fico com ele e uso um serviço de estacionamento do hotel, pois seguirei para Veneza. Será que consigo entrar e sair da cidade? Ouvi dizer que algumas ruas não passam carro.
    Aguardo uma ajuda…

  41. OI Luiza,
    Sobre ficar com o carro ou não depende de quanto tempo você vai ficar em Florença. Você deve levar em consideração que um estacionamento no centro vai custar pelo menos uns 20 euros por noite (o seu hotel poderá fornecer o preço certo).
    Apesar de muitos carros não terem permissão para circular no centro, assim que você entrar no hotel e fizer o checkin informe o número da placa do seu carro ao recepcionista: em geral ele pode “liberar” a circulação de carros por 2 horas no dia do check in e no dia do check out.
    Fora desse período não é possível usar o carro no centro da cidade, mas você pode usá-lo para fazer um passeio pelas cidades nos arredores, afinal a Toscana é muito bela.
    Meu último conselho é: pegue indicações de como chegar diretamente no hotel. Ninguém melhor do que els sabe exatamente o percurso certo para chegar até eles rapidamente e sem levar multa.
    Abs
    Barbara

  42. Oi, Barbara
    Acho que é como em algumas cidades da Espanha, Granada , por exemplo.
    Assim fica mais fácil. Muito obrigada pela dica.

  43. oi moro em Olinda Pernambuco estou indo em janeiro de 2013 para Itália o bairro é Infernetto vou ficar hospedar la é uma casa de uma amiga italiana não sei como esta trabalho ai queria saber se esta dificuldade ou não para brasileiros.

  44. Estou programando uma viagem para Itália, mas sinceramente começando a programar. Vou em busca das comprinhas, rsrsrs, Armani, DG, Prada…enfim, onde é melhor para compras, Milão??

    Grata,

  45. Olá Bárbara:

    Parabéns pelo seu trabalho (com conteúdo e eficiente).
    Gostaria se possível uma dica: Vale a pena conhecer Turim? Dá prá ver o essencial em 1 dia? Estarei em Milão como cidade base. Consigo fazer um bate-volta de um dia para conhecer Turim ou é melhor ir para lá e ficar mais dias?

    Grato.

  46. Barbara bom dia!

    Adorei seus comentários. Eu e minha família (total de 12 pessoas) estamos programando para ir a Italia em julho de 2013. Gostaria de saber se você conhece Battipaglia, Eboli e Salerno. Estando hospedados nessa região, temos facilidade de transporte para Roma, Florença e os pontos turisticos mais mencionados nas suas mensagens anteriores?
    Abçs. Sonis

  47. Adorei o blog! Parabéns!

    Eu, meu marido e filho de 10 anos pretendemos ir para Roma em janeiro. Tenho um pouco de medo do frio intenso atrapalhar os passeio, pois há muito o que se ver.
    Qual a sua recomendação / opinião?

    Muito obrigada, mesmo.
    beijos
    Ana Silvia

  48. Roma é uma cidade linda em qualquer época do ano. Tenho certeza que a viagem será uma delícia! Eu sugiro que você prepare dois programas para a cidade: um para visitar lugares externos /abertos (ex. praças, coliseu), outro para lugares fechados (ex. museus). Assim, se fizer sol faça a programaçao ao ar livre, e se chover aquela para lugares fechados.
    Abs
    Barbara

  49. Vou com esposa e dois filhos para Italia no inicio de fevereiro. Vamos ficar 3 dias em Roma e pretendiamos passar mais 2 dias em veneza e 3 em Florença. Pensei talvez em alugar 1 dia de carro na Toscana. Tu achas que com 2 crianças pequenas (4 e 8 anos) no inverno vamos conseguir aproveitar. A minha preocupação maior é a chuva. Já estamos com as passagens compradas com a chegada e saída em Roma.

  50. Oi Roberto, tudo bem?
    Acho que você faz muito bem em viajar com as crianças. É uma experiência interessante para todos da família: para os pais que não devem abrir mão de viajar, e para os filhos que vão assimilando uma nova cultura e novas experiências.
    Se você quiser optar por uma viagem só de trem é possível. Por exemplo, se a sua base for Florença, você pode por exemplo ir até Viareggio em um final de semana de fevereiro, quando tem o carnaval e as crianças adoram. (veja este antigo post: http://www.brasilnaitalia.net/2012/02/carnaval-na-toscana-o-desfile-em-viareggio.html )
    A viagem de carro é interessante para explorar o interior da Toscana, mas esse interior da Toscana é mais bonito na primavera e verão, quando a vegetação está radiante. No inverno, as cores são mais apagadas. E o trem tem suas vantagens: é uma novidade para as crianças.
    Em Florença, não deixe de levá-los no museu de Galileu.
    Sobre a chuva, bem em fevereiro pode acontecer. Existem anos que fevereiro é um mês quente e com sol, outros anos em que chove bastante. Traga um plano B para o caso de dias de chuva, como por exemplo: visitas a museus invés de muitos passeios ao aberto.
    Bem, qualquer coisa é só perguntar. Boa viagem.

  51. Barbara.

    Obrigado pelas dicas.

    E o carnaval de veneza? É indicado para crianças pequenas?

  52. Oi Roberto, tudo bem?
    Eu ainda não tive o prazer de estar em Veneza durante o carnaval, mas alguns amigos me disseram que a cidade fica ainda mais interessante, com pessoas mascaradas desfilando pela cidade.
    Acho que, tirando o fato de a cidade ficar muito movimentada, não existem contra-indicaçõs porque a maior parte das festas aqui na Italia é feita para famílias…
    Um abraço,
    Barbara

    PS. Falarei mais sobre Veneza proximamente aqui no BRASIL NA ITALIA. Fica ligado. :)

  53. Falando em promoção consegui comprar em 26 de junho deste ano passagem ida e volta para a itália por R$ 509 pela Ibéria.

    Vou por milão e volto por Roma foi praticamente de graça.

    Viajo no começo de maio de 2014 ficarei 2 semanas, dizem que é a melhor época devido a primavera não pegando chuva já valeu.

    Milão e roma acho muito parecidas com são paulo ruas sujas e construções depredadas.

    Espero que o resto me surpreenda principalmente veneza pelos filmes que vi, espero também que não sinta o fedor que muitos relatam, mas dizem que ocorre somente em época de chuvas.

    Estou fazendo o roteiro e planejamento com muita calma, pois tenho muito tempo estou escolhendo tudo a dedo, hotéis são críticos para achar algo bom. Gosto de hotéis modernos.

  54. Oi Ricardo,

    Nossa que sorte! Se fosse 509 euros já era baratíssimo, agora 509 reais é praticamente de graça! Que pena que eu não vi essa..

    Sério que você acha Roma parecida com São Paulo? Eu acho que Roma tem uma atmosfera toda especial. Mas você tem razão, é bem bagunçada mesmo, e a eficiência passa longe dos serviços lá…

    Sobre Veneza, eu sugiro que você leia este artigo que eu escrevi para ter uma idéia melhor do que esperar, se você nunca esteve na cidade:
    http://www.brasilnaitalia.net/2013/01/uma-viagem-a-veneza-como-se-fosse-a-primeira-vez.html

    Sobre os hotéis, em geral eu também gosto de decoração contemporânea. Mas em Veneza, um pouco de rococó tem tudo a ver com o estilo da cidade. De qualquer modo, lá tem um hotel decorado pelo Phillipe Starck: mais moderno que esse não existe. rs! Você encontra este e outras dicas de hotéis em Veneza aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2013/05/hoteis-em-veneza-dicas-de-onde-se-hospedar.html

    Maio é uma ótima época para visitar a Toscana, de modo geral, ou por exemplo Langhe, a terra do Barolo.

    Enfim, vá explorando as dicas aqui do site, que aos poucos você vai tendo uma idéia melhor do seu itinerário.

    Um abraço,

    Barbara

  55. Bárbara: Bom dia. Ano que vem fazemos 40 anos de casados e resolvemos conhecer um pouco da linda e fascinante Toscana. Tenho te acompanhado muito no BRASIL NA ITALIA para conhecer mais e melhor a Toscana. Estamos indo para curtir tudo de belo que a Toscana tem, mas preferencialmente, conhecer esse povo que mantem essas paisagens lindíssimas. Creio que um povo que cuida tão bem do patrimonio histórico deve ser um povo muito especial. Estamos pensando em ir em Setembro. Poderia me dar algumas dicas desta época? Temperaturas médias, festas especiais do período, etc… Minha primeira opção é ficar num hotel ou alugar uma casa em Pienza.. o que me diz? Obrigado pelas boas informações do seu blog e também por essas mais que possa me dar. Abração. Fernando Gesualdi

Responder